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O que você precisa saber sobre a logística do seu e-commerce

Publicado em 29 de outubro de 2014 (atualizado em 30 de outubro de 2019)
Ilustrações de celulares, carrinhos de compras e o cartão da Gerencianet

A logística do seu e-commerce é um conjunto de processos relacionados ao planejamento, execução e controle dos transportes, movimentações e armazenamento de produtos. Porém, uma logística bem planejada pode envolver diversos departamentos de uma empresa. Esse é um dos motivos pelos quais ela é tão importante nos negócios.

Se você quer saber como aperfeiçoar a logística do seu e-commerce, confira as principais dicas neste artigo!

Invista em um software para a logística do seu e-commerce

Independente do fluxo de vendas da sua loja virtual, invista em um software especializado para facilitar a logística do seu e-commerce. No início, por exemplo, o volume de trabalho é menor devido ao número mais baixo de vendas. No entanto, é importante ter todas as informações da empresa atualizadas e armazenadas adequadamente. Os softwares disponíveis no mercado facilitam a vida do gestor, pois controlam a entrada e saída de mercadoria deixando o estoque sempre atualizado. Vale ressaltar também a facilidade da “lista de compras”, já que alguns softwares emitem alertas quanto a disponibilidade do produto. A vantagem desse serviço é a diminuição das mercadorias encalhadas no estoque, pois as compras são realizadas no momento certo. Além disso, utilizar essas ferramentas facilitam na logística do seu e-commerce.

Cumpra os prazos estabelecidos

Quem compra pela internet já sabe que não vai receber os produtos na hora. Mesmo assim, cumprir os prazos estabelecidos é essencial para garantir a satisfação do cliente e boas recomendações. Então, jamais venda um produto com estoque indisponível, mesmo que o setor de compras já tenha solicitado uma nova remessa. Outra dica importante é ficar atento aos prazos e informações estabelecidas na hora da compra, como por exemplo, se o prazo contará como dia corrido ou útil. A demora na entrega dos produtos está entre os principais motivos de reclamações.

Por isso evite transtornos, pois as informações lançadas na rede ganham proporções enormes em um curto espaço de tempo. Também é importante estar atento a isso para respeitar os direitos do consumidor online e não infringir as leis.

Organize o estoque físico

Agende conferências periódicas no seu estoque físico. Afinal, todos os dados armazenados no software devem estar de acordo com os produtos disponíveis. Qualquer informação errada pode prejudicar toda a logística do seu e-commerce. Para minimizar o tempo na hora de realizar a conferência e, claro, na hora de localizá-lo, mantenha o seu estoque sempre organizado. Dessa forma, você diminui o tempo gasto na procura e envia a mercadoria rapidamente para o cliente. Para isso, distribua os produtos em prateleiras com a devida identificação e organize digitalmente todas as entradas e saídas. Por exemplo, se a loja trabalha com roupas infantis, o ideal é separar por tamanho, modelo e gênero. Quanto mais abrangente os critérios de avaliação, melhor é a organização do estoque.

Cuide da embalagem e transporte do produto

Ter uma embalagem de qualidade para o seu produto pode trazer um bom custo-benefício para a logística do seu e-commerce.

Para o frete das suas mercadorias, procure parceiros que tenham histórico positivo no mercado. É importante também contar com um serviço de rastreamento, assim você e o cliente podem acompanhar a localização do produto. O serviço auxilia na logística do seu e-commerce e, consequentemente, aumenta a segurança das entregas.

Outra dica é verificar se a transportadora contratada possui o serviço de entrega reversa. Esse serviço é efetivado se o cliente informar que não efetuou a compra ou houve algum erro/dano na mercadoria entregue. Caso isso ocorra, o produto pode ser devolvido imediatamente através da transportadora.

Faça estratégia de pós-venda

O serviço de rastreamento pode ser considerado um pós-venda. No entanto, você pode incrementá-lo com o envio de um e-mail para o cliente com mais informações sobre o produto e sobre o prazo de entrega. Aproveite para fazer pesquisas sobre a navegabilidade do site, atendimento, serviços e receber sugestões. Assim, além de poder garantir um feedback do cliente e estreitar o relacionamento, é possível melhorar a sua loja virtual. Todos esses critérios fazem parte de uma boa estratégia para desenvolver a logística do seu e-commerce.

Como anda a gestão de logística do seu e-commerce? Crie um planejamento e siga as nossas dicas para uma melhoria contínua do setor e dos seus serviços! Melhore cada dia mais a logística do seu e-commerce.

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Categoria

E-commerce

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