Links de pagamento

Link de pagamento: como funciona e por que adotar essa solução de pagamento?

Criado em 17 de jul. de 2020

(Atualizado em 1 de mar. de 2023)

Não é segredo pra ninguém que abrir o próprio negócio é sinônimo de enfrentar diversos obstáculos, como a burocracia, quase que diariamente. Para aqueles que lidam com o consumidor final, seja na venda de produtos ou prestação de serviços, é preciso ter jogo de cintura no relacionamento e na apresentação de soluções práticas. O recebimento de pagamentos é um desses processos que exige muito do empreendedor, por isso, você precisa conhecer uma solução chamada link de pagamento.

O serviço é uma funcionalidade que gera um link único que, ao ser enviado para um cliente, faz com que ele seja direcionado para uma página segura, na qual fechará o negócio e fará o pagamento. Ele pode ainda escolher qual forma de pagamento prefere utilizar, boleto ou cartão de crédito.

Nos dois lados há vantagens: para você, automação, competitividade e segurança e, para o cliente, mais praticidade e variedade na hora de pagar. 

Continue lendo o artigo para entender como um link de pagamento funciona e quais são as vantagens, além de descobrir como emitir um.

O que é um link de pagamento?

Como o próprio nome diz, o link de pagamento é uma ferramenta que permite que o empreendedor faça cobranças, enviando um link para o cliente realizar o pagamento

O link pode ser enviado via e-mail, SMS, WhatsApp ou qualquer outra rede social, de forma segura e de qualquer lugar. O consumidor, então, não precisa acessar a loja online, selecionar os produtos nem finalizar a compra. Basta clicar na URL enviada, fornecer os dados básicos e escolher a forma ideal de pagamento.

Se optar pelo pagamento via boleto, o código de barras é gerado automaticamente. Se escolher o cartão de crédito, será preciso ainda inserir os dados do cartão, número de parcelas, código de segurança e por aí vai. 

Algumas empresas que fornecem esse tipo de serviço, como as instituições de pagamento e as fintechs, permitem ainda que o empreendedor personalize a tela de pagamento, alterando a cor e inserindo o logotipo de sua empresa. 

6 vantagens de adotar o link de pagamento em sua estratégia

1. É ideal para todos os tipos de negócios

A estratégia financeira que contempla links de pagamento é ideal para todos os perfis de empresários. Do microempreendedor que está começando, passando por quem só vende pelas redes sociais e até quem está consolidado no mercado mas quer ampliar os negócios. 

Isso porque, hoje em dia, grande parte das pessoas realiza compras pela internet, especialmente por meio dos smartphones. De acordo com uma pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 86% dos consumidores realizaram ao menos uma compra em lojas online no último ano. Desse total, 67% utilizaram o smartphone para concluir o negócio.

Um exemplo muito atual de como o link de pagamento pode ajudar todos os empreendedores é a realidade diante da disseminação do novo coronavírus. A crise desencadeada pela pandemia fez com muitos brasileiros repensarem a forma de lidar com o dinheiro em espécie. Nesse contexto, pagamentos sem contato, como aqueles realizados por aproximação, ganharam força total. 

Os links de pagamento não ficam de fora. Como muitos têm receio de manusear notas ou cartões, essa solução é ágil ao possibilitar que o cliente faça tudo pelo próprio computador ou celular. E o melhor: sem sair de casa!

2. Gera mais competitividade diante da concorrência

Quando se tem um negócio, todo e qualquer processo que pode diferenciar e dar destaque diante dos concorrentes é válido. Por isso, oferecer mais essa opção de pagamento pode atrair ainda mais clientes, em função da praticidade do link de pagamento.

Assim, quando você disponibiliza diferentes formas e condições de pagamento, essa é uma maneira de flexibilizar e facilitar o recebimento de valores.

A lógica é simples: quanto mais formas o cliente tiver de pagar, mais difícil será perdê-lo no meio do caminho. O cartão de crédito, por exemplo, pode não ser uma opção mais viável para algum cliente – afinal, 45 milhões de brasileiros nem conta em banco têm. Logo, oferecer a opção do boleto bancário pode ser mais acessível e direto.

3. Proporciona mais controle e fluxo de pagamentos

Contar com um plataforma de pagamentos é uma excelente estratégia para acompanhar de perto todas as suas vendas. É simples: a depender da plataforma de gestão financeira utilizada, você receberá uma notificação em tempo real a cada quantia recebida por esse meio de pagamento. Além disso, terá acesso a detalhes da transação, como:

  • o valor total;
  • a forma de pagamento utilizada;
  • histórico da transação e muito mais.

Assim, fica bem mais fácil fazer a sua gestão financeira e o fluxo de caixa, importantes processos na rotina empresarial.

4. É uma ótima estratégia de venda online

A internet ampliou o conceito de comércio e, com isso, mais e mais e-commerces surgiram. Hoje em dia, as redes sociais também passaram a atuar como canais de vendas, por isso, para o consumidor, é uma forma mais cômoda de adquirir produtos ou serviços.

Nesse contexto, o link de pagamento pode ser utilizado em qualquer tipo de venda online. Basta emitir um link e enviá-lo para seu cliente, não importa por qual canal. 

5. Também é uma ótima estratégia para reverter desistências 

Sabe quando o cliente está navegando pela loja online, coloca um produto no carrinho mas acaba desistindo da compra? O link de pagamento pode ser uma ótima estratégia para virar esse jogo.

Além disso, é importante explicar que nem sempre é só uma questão de desinteresse por parte do cliente em potencial. Alguns fatores como erro ou lentidão na página, por exemplo, podem fazer com que o consumidor desista da compra. Logo, o empreendedor pode recuperar esses pedidos enviando um link de pagamento via e-mail, WhatsApp ou direct, a depender da origem do contato, para que o cliente possa realizar o pagamento de forma mais prática. 

6. Dá para compartilhar com quem quiser

Uma vez gerado, o link para pagamentos pode ser facilmente compartilhado por diversos canais, como e-mail, WhatsApp e, até mesmo, pelo direct das redes sociais. Tudo isso de forma segura, já que cada cliente tem um link exclusivo para ele. Isso facilita, inclusive, aconferênciasobre a origem do dinheiro que caiu na sua conta.

Após compartilhar o link, o cliente acessa a página, escolhe a forma de pagamento preferida e aguarda a aprovação. Isso dá agilidade e transparência para todos os envolvidos no processo. No caso da Efí, por exemplo, assim que o pagamento for confirmado, o dinheiro pode cair na sua conta no mesmo instante, no caso de pagamento via boleto. Se o pagamento for realizado por meio do cartão de crédito, o prazo de disponibilização é de 2 dias úteis.

Como emitir um link de pagamento?

Gerar um link de pagamento é super simples. Na plataforma da Efí (antiga Gerencianet), funciona da seguinte forma:

  1. acesse “Menu” > “Receber (Cobranças)” >“Emitir cobrança” > “Link de pagamento”;
  2. selecione as opções de pagamento que deseja disponibilizar para seu cliente;
  3. escolha para quem deseja enviar o link de pagamento;
  4. preencha com os itens da cobrança e, depois, data de vencimento;
  5. se desejar, inclua informações adicionais;
  6. por fim, clique no botão para emitir o link.

Pronto! Seu cliente receberá imediatamente uma mensagem no endereço de e-mail informado com os dados de cobrança e um link para a tela de pagamento. Você também pode, nessa mesma tela, copiar ou compartilhar o link via outros canais.

Caso você opte pela opção de pagamento por cartão de crédito, é possível definir a forma e prazo de recebimento, podendo escolher:

  • receber o valor total de uma vez, com cobrança de juros para você ou seu cliente;
  • ou receber parcelado, sem a cobrança de juros.

Viu como é fácil? Se ainda não é cliente da Efí, abra sua conta grátis pelo nosso aplicativo, disponível na Google Play ou Apple Store. A abertura de conta é tão fácil quanto emitir um link de pagamento!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.