Cultura & Carreira

#4DayWorkWeek: como funciona a jornada de trabalho reduzida da Efí?

Criado em 1 de ago. de 2022

(Atualizado em 30 de out. de 2023)

Não há como negar: somos apaixonados por inovação. Trabalhamos para transformar o mundo em um lugar mais conectado, mais justo e mais simples para todos — inclusive para os nossos colaboradores. Pensando nisso, adotamos um novo modelo com jornada de trabalho reduzida, que vai dar ao nosso time mais um dia de descanso, além do sábado e do domingo.

São 4 dias de expediente por semana e 32 horas semanais de trabalho, sem redução de salários ou corte de benefícios. A decisão foi tomada a partir de um estudo muito cuidadoso e pensando no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional das pessoas que trabalham com a gente.

“Cuidar e transformar a vida das pessoas está no nosso DNA, sejam clientes ou colaboradores. Nos preocupamos em oferecer um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, o que acaba refletindo na boa performance e nos resultados.”

Evanil Paula — CEO da Efí

O novo benefício é uma forma de retribuir todo o empenho de um time incrivelmente engajado e comprometido com o nosso objetivo de simplificar a vida financeira de pessoas e empresas brasileiras. 

Organizamos a nossa nova jornada de trabalho em escalas de revezamento para que nada mude na rotina dos nossos clientes. Manteremos a qualidade dos nossos serviços e continuaremos disponíveis para atendimento nos mesmos dias e horários de sempre.

4 dias de produtividade e 3 dias de descanso

Um estudo feito pela Islândia entre 2015 e 2019 mostrou que a redução do tempo dedicado ao trabalho melhora o bem-estar e torna os profissionais mais produtivos. 

Outros países como Escócia, Espanha e Japão também são entusiastas dessa ideia e já adotaram a prática da escala 4×3. Já o Brasil acompanha esse movimento ainda de maneira tímida. 

Na Efí, pensamentos inovadores são sempre muito bem-vindos. Compramos a ideia de redução da carga horária de trabalho, assim como já fizemos com o modelo de trabalho híbrido ou totalmente remoto. O motivo? Confiamos no potencial dos nossos colaboradores e sabemos que qualidade de vida é indispensável.  

Por isso, após mais de um ano em período de testes, adotamos — de forma definitiva — a semana de 4 dias de trabalho. 

Nossos colaboradores continuam trabalhando no regime CLT, com os mesmos salários e benefícios. Portanto, já estamos alinhados com o art. 468 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que incentiva alterações contratuais favoráveis ao empregado, bem como o art. 7, inciso VI e XIII, da Constituição Federal, que prevê a redução da carga horária de trabalho, desde que não haja redução de salário.

Leia também: Quer trabalhar na Efí? Veja 6 dicas de nossos recrutadores

Sem impactos para os nossos clientes

A estrutura da Efí permite que a adoção da jornada de trabalho reduzida aconteça sem qualquer interferência para a principal razão da nossa existência: os nossos clientes.

Para manter a sustentabilidade e eficiência das nossas operações, os setores que lidam diretamente com o cliente, como comercial, consultoria técnica, antifraude e TI, se organizaram em modelos de revezamento e escala para alternarem os dias de folga. Ou seja, para os clientes tudo continua funcionando normalmente! 

Nossas conquistas em números 🏅

Por aqui, os resultados da jornada reduzida de trabalho têm sido impressionantes. Conseguimos reter nossos atuais colaboradores, atraímos novos talentos, fomos reconhecidos como a melhor empresa para se trabalhar e mantivemos um nível de atendimento excelente. Veja só!

  • 96% dos colaboradores relatam equilíbrio entre trabalho-vida pessoal;
  • 100% dos respondentes enxergam impacto positivo na saúde integral;
  • 94% dos líderes percebem melhorias na qualidade do trabalho;
  • 88% dos líderes relatam menos ausências para questões pessoais;
  • 74% de redução nos pedidos de demissão após 1 ano;
  • 89,19% de retenção após a implementação do benefício;
  • 1° lugar como melhor empresa para trabalhar na categoria Instituições Financeiras;
  • 2° lugar como melhor empresa para trabalhar em Minas Gerais;
  • 5° lugar entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil;
  • selo Lugares incríveis para trabalhar FIA + Uol;
  • selo RA1000 e indicação ao Prêmio Reclame Aqui 2023.

Quer fazer parte do time Efí e ser um #CoraçãoLaranja? Estamos com vagas abertas — vem conferir! 🧡

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.