APIs e integrações

Integrações Gerencianet: WebMikrotik

Criado em 7 de abr. de 2015

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Após falar sobre a integração da Gerencianet com o MK-Auth, chegou a hora de explicar melhor como funciona o módulo do WebMikrotik.

A parte inicial da integração é realizada dentro da plataforma de emissão de boletos e carnês e é finalizada na sua conta WebMikrotik. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o menu “Integrações >Token”
  2. Informe o nome da integração e clique no botão “Gerar Token”
  3. Acesse o menu “Controle do Sistema > Configurações >Opções de Recebimento ” da sua conta no WebMikrotik e clique na botão “Adicionar”
  4. Escolha a opção “Selecionar o Fortunus como uma conta bancária” e preencha os campos em vermelho
  5. Em seguida, acesse o menu “Recebimentos Online”, selecione a opção “Fortunus” e insira o token gerado na plataforma de emissão de boletos e carnês.

Pronto. A integração está completa.

URL de callback

Para que o sistema do WebMikrotik realize a baixa automática dos boletos e carnês pagos é necessário cadastrar uma URL de callback na plataforma da Gerencianet. Veja como fazer:

  1. Copie a URL gerada na mesma tela da conta WebMikrotik em que você fez a inserção do token
  2. Acesse novamente a plataforma de boletos e carnês da Gerencianet
  3. Vá até o menu “Integrações > Callback” e informe o nome para a integração
  4. Informe a URL gerada na conta WebMikrotik
  5. Indique se a URL deve ser indicada para a confirmação de pagamento ou cancelamento de cobrança
  6. Clique no botão “Ativar

Após esse procedimento, a cada pagamento ou cancelamento identificado, será realizada a baixa automática no WebMikrotik. Mas se o cancelamento for realizado no WebMikrotik, não acontece a baixa automática na conta Gerencianet.

Como verificar se a integração está funcionando?

Você pode realizar testes para verificar se a URL de callback está funcionando perfeitamente. Para isto, clique no botão “Testar”, que fica ao lado da URL de notificação cadastrada em sua conta Gerencianet. Ao clicar no botão, uma requisição é enviada para o WebMikrotik e você recebe uma mensagem informando se o callback está funcionando ou não.

Mas para que o callback e a integração funcione perfeitamente, é importante utilizar a última versão do WebMikrotik. Caso contrário, mesmo que você receba a mensagem com a informação de que o callback está funcionando, o sistema não realizará a baixa automática.

Após a confirmação do pagamento, a confirmação automática pode demorar alguns minutos até ser enviada, dependendo da demanda de notificações presentes na fila de processamento da Gerencianet.

Se a Gerencianet tentar enviar uma notificação 10 vezes dentro de um intervalo de tempo e o seu sistema não responder (por estar fora do ar ou com algum problema), a URL de callback é desativada automaticamente. Você recebe um e-mail informando da desativação. Caso você corrija a URL de callback, se houver notificações não enviadas, você pode marcá-las para serem reenviadas.

Ficou com alguma dúvida sobre integração? Entre em contato com a nossa equipe, pois ela está preparada para atender você!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.