APIs e integrações

Integrações Gerencianet: TopSapp

Criado em 20 de ago. de 2015

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Se você utiliza o TopSapp como gerenciador e a Gerencianet como meio de pagamento, está na hora de tirar todas as dúvidas sobre a integração dos sistemas.

A primeira etapa é realizada dentro da sua conta Gerencianet:

  1. Acesse o menu Integrações >Token
  2. Informe o nome da integração e clique no botão Gerar Token
  3. Copie o token gerado.

Em seguida, é necessário acessar o portal TopSapp para finalizar o processo:

  1. Acesse o menu Financeiro > Receber > Portadores do portal do TopSapp
  2. Escolha a opção Gerencianet como Portador Fixo
  3. Cole o token gerado no campo disponível.

Pronto. A integração está finalizada.

Como dar baixa automática?

Para que o pagamento seja identificado diretamente em seu sistema você deve cadastrar uma URL de callback. Também é possível cadastrar uma URL de cancelamento para que o TopSapp realize a baixa automática de cobranças canceladas na Gerencianet.

Mas atenção! Se o cancelamento for realizado no Topsapp, não acontece a baixa automática na conta Gerencianet.
Veja como cadastrar as URLS:

  1. Acesse o menu “Integrações >Callback”
  2. Informe a URL de cadastro e clique no botão Cadastrar. A url deve seguir o modelo: https://ipservidorlinux:1996/StatusBilling.php. A mesma URL funciona para confirmação e cancelamento de pagamentos
  3. Clique no botão Ativar disponível em frente à URL cadastrada. Neste mesmo lugar, você pode desativar a URL de notificação quando necessário.
  4. Utilize o botão Testar para verificar se a URL está funcionando. Faça essa operação tanto para confirmação de pagamentos, quanto para o cancelamento de cobranças.

Para que a URL de cancelamento seja cadastrada com sucesso, é preciso marcar a opção Cobrança Cancelada, na configuração de callback de sua conta Gerencianet.

Como verificar se a integração está funcionando?

Você pode realizar testes para verificar se a URL está funcionando perfeitamente. Para isto, clique no botão Testar, que fica ao lado da URL de notificação cadastrada em sua conta Gerencianet. Ao clicar no botão, uma requisição é enviada para o TopSapp e você recebe uma mensagem informando se o callback está funcionando ou não.

É importante verificar se a porta 1996 está liberada e operante. Muitas vezes, alguns usuários ou a própria operadora bloqueiam as portas e, por isso, é necessário confirmar se está tudo funcionando.

Quando a sua URL está configurada corretamente, mas por algum motivo o seu TopSapp parou de funcionar ou apresentou problema, sua URL é desativada e as notificações não são enviadas. Quando isso acontece, você deve ativar novamente a sua URL e fazer o testar para saber se esta tudo ok. Em caso de resposta com sucesso (200), você pode reenviar as notificações de confirmação de pagamento. Para isso, siga o procedimento abaixo:

  1. Clique no menu Integrações >callback da conta Gerencianet
  2. Em frente a URL de notificação de pagamento cadastrado, clique no botão Logs
  3. Selecionar as cobranças que estão com o status não
  4. Clique em Reenviar callback

É importante sempre monitorar o status da sua URL de callback

A integração falhou. Como verificar o erro?

Se mesmo após a integração realizada acontecer algum erro na emissão da cobrança, você pode verificar a origem do erro clicando no botão Logs, disponível em frente ao token de integração cadastrado em sua conta Gerencianet. Os dados da entrada mostram as informações no momento da emissão e os dados de saída mostram se a cobrança foi emitida com sucesso ou, em caso de falha, o campo em que está o erro.

Se aparecer algum erro na tentativa de emissão e não for gerado um log, você deve conferir as configurações do TopSapp.
A integração funciona para boletos e carnês. Você pode gerar quantos precisar a partir de seu TopSapp.

Ainda ficou com alguma dúvida? Envie um ticket para nossa equipe!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.