Abra sua conta grátis Carregando

Instituições de pagamentos: conheça mais sobre o assunto

Publicado em 03 de dezembro de 2019 (atualizado em 03 de dezembro de 2019)
Ilustração gráfica de uma instituição de pagamento

As instituições de pagamentos (IP), como a Gerencianet, são empresas que têm como objetivo possibilitar transações de compra, venda ou movimentação de recursos independentemente de relacionamentos com bancos e outras instituições financeiras. Elas facilitam o arranjo de pagamento entre as duas partes, ou seja, o comprador e o vendedor. Por serem regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen), essas empresas seguem uma série de normas e diretrizes e, portanto, oferecem segurança para seus clientes. 

Como funcionam as instituições de pagamentos?

Atualmente, as instituições de pagamentos podem ser de três modalidades: Emissor de moeda eletrônica; Emissor de instrumento de pagamento pós-pago e Credenciador. Cada um possui finalidades diferentes: 

Emissor de moeda eletrônica 

O emissor de moeda eletrônica, como a Gerencianet, é autorizada a cuidar de contas de pagamentos pré-pagas. Dessa forma, tratam de contas em que os recursos devem ser depositados previamente. Como exemplos, temos o cartão pré-pago da Gerencianet. Ele pode ser usado em toda a rede credenciada Visa quando carregado anteriormente com o saldo proveniente dos recebimentos.  

Emissor de instrumento de pagamento pós-pago 

As empresas desta modalidade podem gerenciar contas de pagamento do tipo pós-pago. Ou seja, contas em que os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos. São exemplos dessa modalidade as instituições de cartão de crédito. 

Credenciador 

Nessa modalidade, as empresas não gerenciam contas de pagamento diretamente, mas credenciam estabelecimentos comerciais para a aceitação de instrumentos de pagamentos, como as instituições que assinam contrato com o estabelecimento comercial para aceitação de cartão de pagamento. 

Manual da Mediação de Pagamentos

Quais são as vantagens das IPS? 

As IP’s oferecem mais flexibilidade aos usuários em comparação às instituições financeiras, sem, no entanto, abrir mão da segurança. Portanto, é possível realizar atividades financeiras sem burocracia, de forma online e, em muitas vezes, gastando menos. 

Outra vantagem é possibilidade de automação das ações. As IP’s podem ser integradas mais facilmente aos sistemas de gestão, permitindo que as tarefas sejam realizadas em menos tempo, gerando, também, mais economia. 

Por que é importante ser regulamentado pelo Bacen? 

Quando uma empresa é autorizada pelo Banco Central, ela proporciona mais segurança e tranquilidade aos clientes, já que ela passa a atender, obrigatoriamente, as regras do órgão. Dessa forma, o cliente tem certeza que ela possui uma gestão eficiente e que guarda o dinheiro de forma segura. Além disso, a autorização proporciona mais credibilidade no mercado e mais independência. 

A Gerencianet é uma das primeiras instituições de pagamentos autorizadas pelo Bacen na modalidade emissor de moeda eletrônica. Desde 2007, oferece ferramentas de emissão de cobranças e gestão de recebimentos. Quer conhecer melhor os serviços que oferecidos pela Gerencianet? Acesse e conheça as nossas soluções

Categoria

Gerencianet

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.