Assinaturas (Pagamento recorrente)

4 motivos para implementar o débito recorrente em sua escola

Criado em 13 de set. de 2018

(Atualizado em 25 de abr. de 2022)

O que os pais e alunos buscam na hora de escolher uma escola? Qualidade do ensino, qualificação dos professores, infraestrutura e localização, é claro, são algumas das prioridades. Mas, mais do que nunca, eles também exigem diferenciais no atendimento e nos processos burocráticos. Nesse sentido, implementar o débito recorrente pode fazer muita diferença.

Esse método consiste em disponibilizar o acerto das mensalidades escolares por assinatura. Ele pode ser feito de duas maneiras: por meio de um sistema de pagamento online com cartão ou pelo pagamento recorrente no boleto.

É assim que funciona a contratação de serviços como Netflix e Spotify, por exemplo. Assim, os pais não precisam se preocupar com as prestações todos os meses. Dessa forma, facilita o pagamento e agiliza o processo para eles e, para você, garante o recebimento dos devidos valores.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

É fato que as nossas rotinas são cada vez mais corridas e atarefadas. Nesse contexto, ferramentas como o pagamento recorrente são um investimento escolar extremamente bem-vindo.

Afinal, é em quesitos como a oferta de formas diferenciadas de pagamento que sua escola pode sair à frente da concorrência. Com isso, você vai ter a possibilidade de não apenas conquistar mais clientes, como também fidelizá-los.

Pensando nisso, preparamos este post com os principais motivos para você implementar esse sistema em sua escola. Então continue a leitura e fique de olho!

1. Melhor controle dos pagamentos da escola

Melhor controle dos pagamentos da escola

Como o débito recorrente acontece por meio de assinaturas, você tem uma noção mais exata de quanto vai chegar a cada dia. Assim, é possível ter um melhor controle de quais mensalidades já foram quitadas e quais estão em aberto. Também dá para saber quanto o caixa já recebeu no mês e qual montante ainda vai receber, entre outros aspectos.

Como definir o orçamento da minha escola

Além disso, renovações e cancelamentos de assinatura, taxas de inadimplência e outras métricas poderão ser acompanhadas com mais facilidade. Esse maior controle das entradas mensais da escola ainda possibilita um melhor planejamento financeiro e, consequentemente, a tomada de decisões estratégicas para a instituição.

2. Mais organização financeira para os pais

Mais organização financeira para os pais

Você sabe por que muitos casos de atraso no pagamento das mensalidades acontecem? Alguns não são por problemas financeiros, mas por puro e simples esquecimento!

Afinal, na atual realidade, muitas crianças e adolescentes têm inúmeras atividades. Além da escola, os pais precisam gerenciar as contas do curso de idiomas, esportes, aula de reforço, entre outros. Somando essas demandas à correria do dia a dia, o resultado é que as contas podem acabar ficando para trás.

Já com o débito recorrente, essa preocupação é totalmente eliminada. A quitação do valor da assinatura será algo automático dentro do orçamento dos responsáveis. Dessa forma, eles não precisam se preocupar com prazos e correr o risco de atrasar sem necessidade.

Com isso, acabam também as preocupações com pagamento de multas e juros, cancelamento de descontos e bolsas e outras situações decorrentes da perda do vencimento. Portanto, os pais vão pagar somente aquilo previsto no momento da contratação. Assim, a mensalidade da escola não se torna então um risco para as finanças da família.

Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar

O parcelamento do ano letivo no cartão de crédito também apresenta vantagens. Uma delas é que o débito recorrente não prende o valor total do ano no limite do cartão. Isso contribui para a melhor organização da rotina financeira dos responsáveis.

A assinatura pode ser feita também com uso de boletos. É muito importante oferecer essa opção, pois ela amplia o leque de possibilidades para o cliente. Afinal, por inúmeros motivos, os pais podem não ter cartão de crédito ou, em determinado mês, tornarem-se impossibilitados de utilizá-lo. O boleto permite que eles não fiquem inadimplentes por falta de opção.

3. Fidelização dos clientes por meio do débito recorrente

Fidelização dos clientes por meio do 
débito recorrente

A oportunidade dos clientes terem a opção de débito recorrente é um grande diferencial para a sua escola. Portanto, essa modalidade de pagamento pode ser destacada nos atendimentos e nas ações de atração de novos clientes. As possibilidades na hora do acerto das mensalidades são uma grande preocupação dos clientes — e algo que pode fazer toda a diferença na decisão final.

Além disso, o pagamento recorrente é um diferencial estratégico que aumenta a retenção e a fidelização de clientes. Eles também sabem que essa é uma excelente comodidade a que têm acesso. O fato de que muitas outras escolas não oferecem essa forma de pagamento pode ser decisivo. Isso pode ajudar para que os alunos permaneçam com você até o final de sua jornada escolar.

A tranquilidade de não precisar preocupar-se com a possibilidade de haver atrasos, é algo muito valorizado pelos clientes. Especialmente nos períodos de férias, quando as famílias viajam e, muitas vezes sem intenção, acabam atrasando as contas.

4. Redução de custos com a terceirização de cobranças

Redução de custos com a terceirização de cobranças

A cobrança de clientes inadimplentes é um dos aspectos mais delicados da gestão. Afinal, além de pensar em estratégias eficientes e pouco invasivas para cobrar os pais em débito, há toda uma logística complexa por trás disso. É necessário saber exatamente quem tem pagamentos em aberto e qual é o valor total devido para fazer a cobrança.

Isso ainda inclui sistemas para calcular automaticamente os juros e multas e as possibilidades de negociação, por exemplo. Ou seja, não pode haver erro nenhum, concorda?

Por isso, a melhor saída encontrada por muitas organizações é a terceirização de cobranças. Ela então passa a ser feita por uma empresa especializada e totalmente capacitada para isso. Essa especialização é em relação aos sistemas, equipamentos necessários, treinamento e conhecimentos da equipe.

Nesse sentido, apostar no débito recorrente leva à economia nos custos que são atualmente dispensados para a terceirização do serviço de cobrança. Esse valor pode ser, então, destinado à implementação do novo sistema por assinaturas, que logo se mostrará um investimento com altíssimo retorno.

Guia de Parcerias Entre Escola e Empresa

Viu só? Oferecer o pagamento recorrente aos seus clientes é um enorme diferencial para o seu negócio. Além de aumentar as taxas de atração, retenção e fidelização, ainda traz ganhos financeiros como empresa e estabelece a escola como um espaço moderno e antenado nas necessidades do seu público.

Com isso, todos têm muito a ganhar!

Agora, aproveite para também aprender mais sobre inadimplência escolar e os direitos dos pais inadimplentes.

Como Utilizar o Boleto para Pagamentos Recorrentes

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.