Pix

Glossário do Pix: 23 termos que você precisa conhecer

Criado em 21 de ago. de 2020

(Atualizado em 21 de fev. de 2022)

O Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, já está revolucionando a forma como os brasileiros enviam e recebem dinheiro! Mas, como toda novidade, é comum que surjam dúvidas, principalmente sobre os termos técnicos que envolvem essa ferramenta. Assim, preparamos este glossário do Pix com tudo o que você precisa saber para ficar antenado. Então vamos lá? 

Glossário do Pix

Arranjo de pagamento 

Arranjo de pagamento se refere a um conjunto de regras e procedimentos que regulamentam a prestação de serviços de pagamento.  

Além de conectar todos os envolvidos no processo, que pode ser acessado por pagadores e recebedores, essas regras também facilitam as transações financeiras que usam dinheiro eletrônico como o cartão de débito ou crédito. Ou seja, um arranjo de pagamento é o recurso que possibilita que um pagamento seja efetuado. 

API 

Sigla para Interface de Programação de Aplicativos (Application Programming Interface) 

Portanto, de maneira sucinta, a API tem como principal função permitir que os sistemas comuniquem entre si. No entanto, isso ocorre sem o conhecimento ou intervenção dos usuários, tornando mais claro e seguro o acesso às informações.  

Por exemplo: quando você faz uma compra online, o site utiliza uma API para encaminhar as informações do seu cartão de crédito a um aplicativo remoto que faz a verificação dos dados. Assim, ao confirmar o pagamento, o aplicativo remoto encaminha uma resposta ao site liberando o envio da compra. Portanto, para concluir sua compra, algumas plataformas precisaram se comunicar internamente por meio de uma API, entendeu? 

Bacen, BC, Banco Central do Brasil 

Banco Central do Brasil, também conhecido como Bacen ou BC, é o responsável por gerenciar e operar o Pix. Portanto, é o responsável por oferecer o pagamento instantâneo, que funciona 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados. 

Cashless 

Cashless é uma tecnologia que permite que o pagamento seja feito sem dinheiro ou cartão de débito e crédito.  

O pagamento via cashless pode ser efetuado por meio de diversas tecnologias, como aplicativos de celular e pulseiras inteligentes.  

Na prática, isso torna o processo de compras mais rápido e seguro nas lojas físicas ou eventos, por exemplo. 

Chave de endereçamento 

A chave de endereçamento é uma forma de simplificar a iniciação de pagamento. Ao invés de inserir todos os dados da conta, como fazemos com a TED, por exemplo, basta inserir a chave.

Serão disponibilizados quatro tipos de chave de endereçamento. A saber:   

  • E-mail;  
  • CPF/CNPJ;  
  • Número de telefone celular;  
  • Chave aleatória.   

Conta PI (Conta Pagamentos Instantâneos)

É uma conta mantida no Banco Central, com titularidade do participante direto. E esse é o caso da Efí, que está apta a atuar dentro do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Portanto, a Conta PI é uma conta exclusiva para instituições financeiras. E, se você é um usuário final, irá utilizar a conta transacional. 

Conta transacional 

A conta transacional é oferecida por uma instituição de pagamento e gerenciada por um usuário final. 

Então, é por meio dessa conta que você poderá realizar ou receber pagamento instantâneo. 

Diretório de Contas Transacionais (DICT) 

É o serviço oferecido pelo Bacen para armazenar e organizar as informações das contas transacionais. Além disso, também gerencia as chaves de endereçamento dos usuários Pix. É por meio do DICT que os dados de identificação, como CPF ou CNPJ, e-mail, telefone e QR Code serão cadastrados. Dessa maneira, o usuário consegue realizar ou solicitar as transações em sua conta.  

O objetivo do diretório é auxiliar na segurança do arranjo de pagamento instituído pelo Banco Central.   

Fintech 

Fintech é uma forte tendência do mercado atual, já notaram? A expressão em inglês é a junção das palavras “financial” (financeiro) e “technology” (tecnologia). 

Sendo assim, fintechs são startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais e focados em inovação.  

Infraestrutura centralizada de liquidação 

É a plataforma que permitirá ao Banco Central computar e liquidar todas as transações eletrônicas, em tempo real, entre diversos serviços financeiros digitais.  

Assim sendo, como já comentamos, ela funcionará 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

Inserção manual dos dados 

Resumidamente, a inserção manual de dados é o processo no qual o usuário pagador deve inserir, manualmente, os dados de identificação do usuário recebedor e da respectiva conta transacional para iniciar a transação via Pix. 

Instituição de Pagamento (IP) 

Essa é fácil, concordam? Afinal, a Efí é uma instituição de pagamento! Em outras palavras, IP’s são empresas que viabilizam os serviços de compra e venda. Ademais, realizam a movimentação de recursos, no âmbito de um arranjo de pagamento entre comprador e vendedor. 

Dessa maneira, o cliente de uma IP pode efetuar transações sem estar com moeda física. Ademais, pode receber ou enviar valores para bancos e outras instituições de pagamento. 

Liquidante Especial

São instituições que tenham como finalidade prestar serviço de liquidação para outros participantes. No entanto, elas não ofertam o envio ou recebimento de um Pix a usuários finais. 

Portanto, essa modalidade ficará responsável por operar o Pix garantindo tecnologia e conexão, sem nenhum contato direto com os clientes finais. 

Meio eletrônico de pagamento 

Uma dica: o Pix é uma nova opção de meio eletrônico de pagamento. 

Ou seja, qualquer tipo de transação por meio de um computador, plataforma de pagamento digital, aparelhos mobile e até por moedas virtuais é considerado um meio eletrônico de pagamento. 

Quando você faz uma compra de produto ou serviço no ambiente digital, o meio eletrônico de pagamento sempre será o recurso utilizado para realizar a transação financeira. Sendo assim, vale para depósitos, débito automático e até compras por meio de boleto. 

Near-field communication (NFC) 

NFC é a sigla para near-field communication”, que em português significa “comunicação por campo de proximidade”. 

É uma tecnologia de curto alcance sem fio, que permite a troca de informações, de maneira rápida, entre aparelhos eletrônicos habilitados para NFC. Essa tecnologia já é comum em diversos aparelhos, principalmente em smartphones, smartwatches e pulseiras inteligentes. 

No Pix, a NFC será usada como um dos meios para se efetuar o pagamento instantâneo. 

Dessa forma, usando a NFC você estará mais seguro, não correrá o risco de ter a conexão interceptada e nem seus dados roubados. 

Participante direto 

Quer um exemplo fácil? A Efí é um participante direto! 

Então, podemos entender como participante direto toda instituição financeira ou de pagamento que foi autorizada a participar do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). 

Dessa maneira, essas instituições precisam possuir conta PI (Conta Pagamentos Instantâneos) no Banco Central e conexão à infraestrutura centralizada de liquidação. E, dessa maneira, podem ofertar uma conta Pix ao usuário. 

Participante indireto 

São instituições financeiras ou de pagamento que oferecem uma conta transacional para o usuário, mas que não possuem conta PI (Conta Pagamentos Instantâneos) no Bacen e nem conexão à infraestrutura centralizada de liquidação. 

Portanto, os participantes indiretos deverão realizar suas liquidações por intermédio de um participante direto. 

Pix (pagamento instantâneo) 

O tão comentado e revolucionário Pix é o nome da modalidade de pagamento instantâneo do Banco Central que permitirá transferências de valores, em segundos, nos 365 dias do ano. 

Por meio do Pix, a transferência de valores entre pessoas (físicas e jurídicas) ou até mesmo para órgãos públicos, se tornará imediata e sem restrições de dias e horários como acontece no TED e no DOC, por exemplo.  

PSP

PSP é a sigla para Payment Service Provider, que significa Provedor de Serviço de Pagamento. Os PSPs são instituições financeiras que oferecem serviços para pagamentos digitais, como a Efí.

QR Code 

QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. 

No entanto, hoje, no caso do Pix, o QR Code tem o papel de facilitar a iniciação da transação de pagamento instantâneo.

QR Code dinâmico 

Semelhantemente, o QR Code dinâmico possui um código exclusivo para cada transação e pode ser usado para facilitar a conciliação e automação comercial. 

É por meio dele que você conseguirá inserir, além do valor, outras informações, como a identificação do recebedor.  

No Pix, será comum encontrar esse tipo de código em pagamentos de boletos e cobranças de e-commerces, por exemplo.  

QR Code estático 

O QR Code estático, por sua vez, pode ser usado em múltiplas transações de pagamento.  

Assim, usando este código, você tem a possibilidade de definir um valor fixo para um produto ou permitir que o pagador faça a inserção do valor. 

Este é o QR Code ideal para a venda de ingressos, por exemplo.  

Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) 

As transações via Pix serão viabilizadas por meio da plataforma unificada SPI.

Ela foi desenvolvida e será gerida pelo Banco Central do Brasil, com o propósito de disponibilizar as transferências automáticas 24 horas por dia, todos os dias do ano, mesmo aos finais de semana e feriados. 

No entanto, se preferir, ouça esse conteúdo no podcast!

Então, viu como é fácil? Portanto agora, que você já está mais familiarizado com os principais termos do Pix, que tal descobrir tudo o que você precisa saber sobre o pagamento instantâneo?  

Por fim, não se esqueça, para fazer parte do lançamento Pix em novembro, basta entrar em contato com a gente! Então, até a próxima!  

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.