Abrir conta digital grátis Carregando

Glossário do Pix: 22 termos que você precisa conhecer

Publicado em 21 de agosto de 2020 (atualizado em 14 de setembro de 2020)
Mão segurando celular para usar o Pix via QR Code

Que a chegada do Pix, o sistema de pagamento instantâneo, promete revolucionar a forma como os brasileiros enviam e recebem dinheiro, muitos já sabem. Mas, como toda novidade, é comum que surjam algumas dúvidas, principalmente sobre os termos técnicos que envolvem essa tão aguardada ferramenta. 

Por isso, preparamos este glossário do Pix com tudo o que você precisa saber para ficar antenado. Vamos lá? 

Glossário do Pix

Arranjo de pagamento 

O arranjo de pagamento se refere a um conjunto de regras e procedimentos que regulamentam a prestação de serviços de pagamento.  

Além de conectar todos os envolvidos no processo, que pode ser acessado por pagadores e recebedores, essas regras também facilitam as transações financeiras que usam dinheiro eletrônico como o cartão de débito ou crédito. Ou seja, um arranjo de pagamento é o recurso que possibilita que um pagamento seja efetuado. 

API 

Sigla para Interface de Programação de Aplicativos (Application Programming Interface) 

De maneira sucinta, a API tem como principal função permitir que os sistemas comuniquem entre si sem o conhecimento ou intervenção dos usuários, tornando mais claro e seguro o acesso às informações.  

Por exemplo: quando você faz uma compra online, o site utiliza uma API para encaminhar as informações do seu cartão de crédito a um aplicativo remoto que faz a verificação dos dados. Ao confirmar o pagamento, o aplicativo remoto encaminha uma resposta ao site liberando o envio da compra. Ou seja, para concluir sua compra, algumas plataformas precisaram se comunicar internamente por meio de uma API, entendeu? 

Bacen, BC, Banco Central do Brasil 

Em síntese, o Banco Central do Brasil, também conhecido como Bacen ou BC, é o grande responsável por gerenciar e operar a plataforma de pagamento instantâneo, Pix, que funcionará 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados. 

Cashless 

Cashless, como o próprio nome sugere, é uma tecnologia que permite que o pagamento seja feito sem dinheiro ou cartão de débito e crédito.  

O pagamento via cashless pode ser efetuado por meio de diversas tecnologias, como aplicativos de celular e pulseiras inteligentes.  

Na prática, isso torna o processo de compras mais rápido e seguro nas lojas físicas ou eventos, por exemplo. 

Chave de endereçamento 

A chave de endereçamento é uma forma de simplificar a iniciação de pagamento. Ao invés de inserir todos os dados da conta bancária, como estamos acostumados a fazer com a TED, por exemplo, basta inserir a chave que representa todos esses dados.

Serão disponibilizados quatro tipos de chave de endereçamento. A saber:   

  • E-mail;  
  • CPF/CNPJ;  
  • Número de telefone celular;  
  • Endereço Virtual de Pagamento (EVP).   

Conta PI (Conta Pagamentos Instantâneos)

É uma conta mantida no Banco Central, com titularidade do participante direto, como é o caso da Gerencianet, para atuar dentro do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Isto é, a Conta PI é uma conta exclusiva para instituições financeiras. Se você é um usuário final, irá utilizar a conta transacional. 

Conta transacional 

A conta transacional é oferecida por uma instituição de pagamento e gerenciada por um usuário final. 

É por meio dessa conta que você poderá realizar ou receber pagamento instantâneo. 

Diretório de Contas Transacionais (DICT) 

É o serviço oferecido pelo Bacen para armazenar e organizar as informações – ou, como já vimos, as chaves de endereçamento – das contas transacionais dos usuários Pix É por meio do DICT que os dados de identificação, como CPF ou CNPJ, e-mail, telefone e QR Code serão cadastrados para que o usuário consiga realizar ou solicitar as transações em sua conta.  

O objetivo do diretório é auxiliar na segurança do arranjo de pagamento instituído pelo Banco Central.   

Fintech 

Fintech é uma forte tendência do mercado atual, já notaram? A expressão em inglês é a junção das palavras “financial” (financeiro) e “technology” (tecnologia). 

Ou seja, Fintechs são startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais e focados em inovação, como é o caso da Gerencianet 

Infraestrutura centralizada de liquidação 

É a plataforma que permitirá ao Banco Central computar e liquidar todas as transações eletrônicas, em tempo real, entre diversos serviços financeiros digitais.  

E, como já comentamos, ela funcionará 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

Inserção manual dos dados 

Resumidamente, a inserção manual de dados é o processo no qual o usuário pagador deve inserir, manualmente, os dados de identificação do usuário recebedor e da respectiva conta transacional para iniciar a transação via Pix. 

Instituição de Pagamento (IP) 

Essa é fácil, concordam? Afinal, a Gerencianet é uma instituição de pagamento!  Em outras palavras, IP’s são empresas que viabilizam os serviços de compra e venda, assim como de movimentação de recursos, no âmbito de um arranjo de pagamento entre comprador e vendedor. 

O cliente de uma IP pode efetuar transações sem estar com moeda física e receber ou enviar valores para bancos e outras instituições de pagamento. 

Liquidante Especial

São instituições que tenham como finalidade prestar serviço de liquidação para outros participantes, sem ofertar envio ou recebimento de um Pix a usuários finais. 

Portanto, essa modalidade ficará responsável por operar o Pix garantindo tecnologia e conexão, sem nenhum contato direto com os clientes finais. 

Meio eletrônico de pagamento 

Uma dica: o Pix será uma nova opção de meio eletrônico de pagamento. 

Ou seja, qualquer tipo de transação por meio de um computador, plataforma de pagamento digital, aparelhos mobile e até por moedas virtuais é considerado um meio eletrônico de pagamento. 

Quando você faz uma compra de produto ou serviço no ambiente digital, o meio eletrônico de pagamento sempre será o recurso utilizado para realizar a transação financeira. Isso vale para depósitos, débito automático e até compras por meio de boleto. 

Near-field communication (NFC) 

NFC é a sigla para near-field communication”, que em português significa “comunicação por campo de proximidade”. 

É uma tecnologia de curto alcance sem fio, que permite a troca de informações, de maneira rápida, entre aparelhos eletrônicos habilitados para NFC. Essa tecnologia já é comum em diversos aparelhos, principalmente em smartphones, smartwatches e pulseiras inteligentes. 

No Pix, a NFC será usada como um dos meios para se efetuar o pagamento instantâneo. 

Dessa forma, usando a NFC você estará mais seguro, não correrá o risco de ter a conexão interceptada e nem seus dados roubados. 

Participante direto 

Quer um exemplo fácil? A Gerencianet é um participante direto! 

Então, podemos entender como participante direto toda instituição financeira ou de pagamento que foi autorizada a participar do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). 

Essas instituições precisam possuir conta PI (Conta Pagamentos Instantâneos) no Banco Central e conexão à infraestrutura centralizada de liquidação para, assim, ofertar uma conta Pix ao usuário. 

Participante indireto 

São instituições financeiras ou de pagamento que oferecem uma conta transacional para o usuário, mas que não possuem conta PI (Conta Pagamentos Instantâneos) no Bacen e nem conexão à infraestrutura centralizada de liquidação. 

Assim, os participantes indiretos deverão realizar suas liquidações por intermédio de um participante direto. 

Pix (pagamento instantâneo) 

O tão comentado e revolucionário Pix é o nome da modalidade de pagamento instantâneo do Banco Central que permitirá transferências de valores, em segundos, nos 365 dias do ano. 

Por meio do Pix, a transferência de valores entre pessoas (físicas e jurídicas) ou até mesmo para órgãos públicos, se tornará imediata e sem restrições de dias e horários como acontece no TED e no DOC, por exemplo.  

QR Code 

QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. 

Hoje, no caso do Pix, o QR Code tem o papel de facilitar a iniciação da transação de pagamento instantâneo.

QR Code dinâmico 

Semelhantemente, o QR Code dinâmico possui um código exclusivo para cada transação e pode ser usado para facilitar a conciliação e automação comercial. 

É por meio dele que você conseguirá inserir, além do valor, outras informações, como a identificação do recebedor.  

No Pix, será comum encontrar esse tipo de código em pagamentos de boletos e cobranças de e-commerces, por exemplo.  

QR Code estático 

O QR Code estático, por sua vez, pode ser usado em múltiplas transações de pagamento.  

Assim, usando este código, você tem a possibilidade de definir um valor fixo para um produto ou permitir que o pagador faça a inserção do valor. 

Este é o QR Code ideal para a venda de ingressos, por exemplo.  

Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) 

As transações via Pix serão viabilizadas por meio da plataforma unificada SPI.

Ela foi desenvolvida e será gerida pelo Banco Central do Brasil, com o propósito de disponibilizar as transferências automáticas 24 horas por dia, todos os dias do ano, mesmo aos finais de semana e feriados. 

Se preferir, ouça esse conteúdo no podcast!

Então, viu como é fácil? Agora que você já está mais familiarizado com os principais termos do Pix, que tal descobrir tudo o que você precisa saber sobre o pagamento instantâneo?  

Por fim, não se esqueça, para fazer parte do lançamento Pix em novembro, basta entrar em contato com a gente! Até a próxima!  

Categoria

Pix

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.