Finanças e Gestão

Glossário de finanças: Despesas Fixas, Endividamento, Investimento e mais

Criado em 14 de ago. de 2017

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Alguns termos financeiros povoam nossas vidas e sequer sabemos do que se tratam. Pensando nisso, criamos o glossário de finanças, a fim de que você, empreendedor, conheça os principais termos financeiros, saiba para que servem e conheça a sua importância. Dessa forma você pode aumentar a sua capacidade de decisão estratégica para o seu negócio. Anotando tudo?

Despesas fixas

Em contabilidade, existem as despesas fixas e as despesas variáveis. As despesas fixas referem-se aos gastos que o seu empreendimento possui, independentemente das suas vendas. Ou seja, são aquelas contas que tem todos os meses para manter seu negócio em andamento, mesmo que não esteja comercializando nada. São exemplos de despesas fixas as contas de luz, água, salários de empregados, aluguéis, financiamentos e tributos, entre outros.

Endividamento

Essa palavra assusta a maioria dos empreendedores, mas ela pode ser tanto boa quanto ruim. O endividamento é um índice calculado para verificar quanto de dinheiro de terceiros a sua empresa está utilizando para se manter em operação.

O endividamento é bom quando você pega um empréstimo para crescimento ou expansão dos negócios, por exemplo. É uma dívida controlada, que será paga com o aumento da produção e das vendas. Em contrapartida, se a sua empresa está pegando capital de outras fontes de recursos – como bancos e investidores – porque não está conseguindo pagar as contas com o lucro auferido com as vendas, é preciso se preocupar e traçar uma estratégia para reverter esse quadro.

Guia Completo de Impostos e Regime Tributário

Investimento

Se sua empresa precisa de uma mudança de tecnologia, é necessário um investimento para que as coisas aconteçam. Assim você pode aumentar das vendas ou mesmo uma expansão da atividade para outras localidades. Portanto, o investimento é a injeção de capital na empresa com perspectivas de recebimentos futuros; você investe hoje para ganhar mais no futuro.

O investimento pode vir de diversas fontes de recurso. Exemplos são de proprietários da empresa ou de investidores que acreditam nela e querem vê-la crescer. Em geral, os investimentos são feitos para recebimentos a médio e longo prazo; por isso, não fique afoito para ter o retorno em pouco tempo. Paciência é fundamental para colher frutos mais maduros.

Parcelamentos

O parcelamento de débitos é uma forma de honrar com as dívidas que a empresa tem, de maneira que ela não sofra financeiramente para pagá-los. É possível financiar débitos de INSS e FGTS, entre outros.

Regularizando sua situação de devedor com o parcelamento de débitos, você pode retomar o crescimento da sua empresa sem medo de ser flagrado sonegando impostos ou descumprindo alguma legislação vigente. Além disso, você volta a ter crédito no mercado para tomar empréstimos. Dessa forma, você pode reverter qualquer situação desconfortável pela qual o seu empreendimento possa passar.

É de extrema importância que todo empreendedor conheça bem estes conceitos e saiba como e onde aplicá-los. Assim, consegue ter um acompanhamento eficaz das finanças do seu negócio. Por mais que você conte com um profissional de contabilidade para cuidar destes assuntos, se não conhece o funcionamento das finanças do seu negócio não pode cobrar por resultados melhores, não é mesmo? Ah, e caso você tenha curiosidade em conhecer melhor outro termo, fale para a gente nas nossas redes sociais que abordaremos nos próximos textos!

Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.