Abra sua conta grátis Carregando

Gestão financeira: como melhorar a sua com a Gerencianet

Publicado em 06 de fevereiro de 2019 (atualizado em 19 de agosto de 2019)
Gestão financeira

Manter uma empresa organizada financeiramente pode ser um desafio até mesmo para os empreendedores mais experientes. Importante para pequenos ou grandes negócios, uma gestão financeira bem feita é essencial para garantir a sustentabilidade do empreendimento. Afinal, um desequilíbrio pode levar ao acúmulo de dívidas e, em alguns casos, à falência.

A gestão financeira inclui ações que envolvem controle do fluxo de caixa, lucros, despesas, investimentos e muitos mais. Esses conceitos podem ser complexos, principalmente para quem comanda uma empresa pequena. Por isso, é importante estar sempre atento a todos os dados.

Quais as principais falhas da gestão financeira?

A falha em questões financeiras pode ser fatal para o sucesso do negócio. Então confira os principais erros que podem atrapalhar sua empresa:

Não fazer o acompanhamento dos números

Para saber com precisão quais valores você tem, é necessário lançar todos os dados com frequência. A periodicidade é fundamental para que você não esqueça os números pequenos. Anote os valores de entrada e de saída, de preferência, diariamente, detalhado e por categorias. Desta forma, você saberá quais os produtos ou serviços geram mais lucros e quais ações demandam mais da sua verba.

Contar com o dinheiro antes de recebê-lo

Você só pode usar o dinheiro quando tem acesso a ele, correto? Por isso, o lançamento só pode ser feito quando ele efetivamente entrar em sua conta. Muitos empresários contam com o valor total de uma venda realizada a prazo, por exemplo, antes de receber todas as parcelas. No entanto, sabemos que a inadimplência é algo bem comum e, portanto, você pode não ter acesso a este montante. Por isso, para evitar gastar o que você não tem, não faça o lançamento no fluxo de caixa com antecedência.

Não ter um fluxo automatizado

Não é segredo que um trabalho feito manualmente é mais propício a erros. Desta forma, é importante contar com a ajuda de ferramentas que vão te ajudar a manter o controle financeiro mais próximo da realidade. Assim, além de mais seguro, o processo tornará mais fácil o acesso à informação quando você precisar consultá-la.

Como Otimizar sua Gestão Financeira com a Gerencianet

Como a Gerencianet pode ajudar?

Pensando na dificuldade enfrentada pelos empresários, a Gerencianet disponibiliza diversas ferramentas que ajudam na gestão financeira do seu negócio. Como o sistema já é responsável pela realização das suas cobranças, os dados ficam concentrados no mesmo lugar e você não corre o risco de deixar passar alguma informação. Então confira a seguir quais são as principais ferramentas:

E-mails de relatórios diários

No fim de cada dia, você recebe um e-mail personalizado com o status das cobranças e outras informações. Dessa maneira, é possível ter acesso à movimentação dos valores executados naquele dia, por exemplo. Ou seja, você fica atualizado diariamente sobre todos os valores recebidos.

Relatórios Financeiros

Os relatórios permitem que você visualize as movimentações de acordo com o período desejado. Ele é disponibilizado para você verificar a situação de todas as cobranças emitidas, os valores a vencer, valores a receber e inadimplentes. Além disso, você pode ver também só as cobranças com valores já disponibilizados em sua conta Gerencianet.

Dessa maneira, todos os relatórios são gratuitos, personalizáveis e disponibilizados em diversos formatos.

Gráficos

Vários gráficos são oferecidos para você entender melhor a situação das suas cobranças. Logo na página inicial você pode visualizar uma linha do tempo com a indicação das ações realizadas em cada dia.

Na sequência, ao clicar no menu Cobranças você tem acesso a uma visão geral dos valores pagos, a receber ou inadimplente. Neste gráfico, é possível selecionar os dados por dia, semana ou mês. Você também visualiza as últimas confirmações, últimos inadimplentes, contestações em aberto e emissões do dia atual.

Já no menu Meu Dinheiro, você tem uma visão geral do seu saldo, recebidos no mês e lançamentos futuros.

Notas de Cobrança  

As notas de cobrança facilitam a identificação e permitem a adição de observações/informações sobre uma determinada cobrança. Desta forma, é possível visualizar, com mais facilidade, qual a situação daquela transação.

Essas notas não podem ser visualizadas pelos clientes. Elas são indicadores utilizados apenas internamente como forma de controle.

Estas ferramentas vão ajudar você a ter uma melhor visão das suas finanças, facilitando a sua gestão financeira. Para saber mais dos benefícios de usar a Gerencianet, clique aqui.

eBook grat

Categoria

Gerencianet

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.