Finanças e Gestão

Gestão financeira: 7 práticas para gerenciar bem uma empresa

Criado em 8 de ago. de 2019

(Atualizado em 9 de mar. de 2023)

A gestão financeira é uma das estratégias mais importantes de um negócio. Afinal, toda empresa precisa ter esse gerenciamento muito bem feito para evitar que ocorram erros desnecessários e o empreendimento perca dinheiro.

Por isso, estudar, capacitar, entender e trabalhar com gestão financeira é essencial. Este texto vai trazer informações relevantes a respeito deste assunto. Veja nos tópicos a seguir um verdadeiro guia com boas práticas para você incluir na administração do seu negócio!

O que é a gestão financeira?

Antes de conhecer as boas práticas, é preciso entender o que é, de fato, a gestão financeira. Algumas pessoas acreditam que é o simples fato de aprender a gastar pouco e ter bons lucros. Porém, não é tão simples assim.

Se o seu gasto for um investimento que vai trazer lucros, a gestão não vai impedir esses custos. Tudo vai depender dos objetivos e de como os recursos são investidos dentro do próprio negócio.

Por isso, gestão financeira pode ser entendida como um conjunto de projetos, propostas e ações feitas por um grupo de especialistas. Tudo isso para  planejar, estruturar, organizar e executar ações que melhorem a economia de um empreendimento.

Quais as principais etapas a seguir?

A gestão financeira é dividida em etapas. Ela segue todo um protocolo com várias regras para que a execução das propostas seja realizada da forma correta.

A primeira atitude é elaborar o planejamento financeiro da empresa. Esse plano precisa ser realizado com frequência, ou seja, não pode ser apenas anual. Quanto maior for o negócio, mais planejamentos devem ser feitos. Dessa maneira, eles podem ser mensais, bimestrais, semestrais, etc.

A partir desse documento, a equipe econômica da empresa mostra para os gestores o que foi gasto. Além disso, ele mostra o que precisa de investimento, como melhorar os lucros e uma série de outros dados essenciais.

Essas informações serão usadas para a realização de projetos que se tornarão ações efetivas do negócio. Basicamente, a estrutura prática de uma gestão financeira é dividida em: planejamento, projeto, execução e relatório de resultados.

7 questões práticas da gestão financeira

Você já entendeu como a gestão financeira funciona na prática. Então, chegou a hora de aprender em quais situações ela pode e deve ser utilizada!

1. Definição de investimentos

Um dos processos que exigem total engajamento por parte da equipe financeira é a de definição de investimentos. Essa é uma das práticas que mais necessita de planejamento. Isso porque a empresa não pode gastar dinheiro sem ter certeza do lucro, da compensação financeira.

Por isso, a elaboração de um plano de investimentos deve ser feito com bastante cuidado e atenção. Cada detalhe deve ser pensado para que isso não se transforme em um erro que gere prejuízos.

Além do planejamento, as etapas de propostas e execução também precisam seguir um rito objetivo e sistemático. Do contrário, pode algo ir errado e os lucros calculados no plano se tornarem ineficientes.

Manual Financeiro Para Empreendedores

2. Controle de gastos

Outra questão prática muito importante para a equipe de gestão financeira é o controle e diminuição de gastos. Ainda mais em momentos de crise. O detalhe é que isso pode ser realizado de diversas maneiras:

  • Mudança de equipamentos e maquinários para modelos novos e econômicos;
  • Mais eficiência da equipe de funcionários e colaboradores;
  • Treinamentos e capacitações;
  • Aumento da produtividade;
  • Compra de suprimentos e produtos de melhor custo-benefício e
  • Diminuição de gastos extras desnecessários.

Essas são algumas estratégias que devem ser feitas em todos os momentos. Várias empresas erram em apenas cortar custos quando se encontram em situação de crises e de retenção econômica. É um grande equívoco. Afinal, os gastos devem sempre ser apenas os estritamente necessários.

3. Administração de caixa

Junto ao controle de gastos, é preciso ter uma administração correta do caixa, das entradas, saídas, receitas e despesas. Para essa gestão eficiente, é necessário investir em tecnologia e bons profissionais.

O caixa nunca pode fechar de forma diferente do calculado por um software e pela equipe econômica da empresa. Nem para mais, nem para menos. Afinal, qualquer erro é sinal de que os cálculos estão errados e a administração equivocada. Assim, isso vai trazer transtornos no futuro.

Caso perceba que esses erros existam, é preciso que a equipe de gestão financeira tome atitudes rápidas e eficientes. Portanto, não se pode deixar o controle de caixa de lado. Ele deve ser feito diariamente, até mais de uma vez por dia, e com muito rigor.

4. Sistematização dos tributos

Toda e qualquer empresa, em qualquer lugar do mundo, paga impostos. No Brasil não seria diferente. Por isso, a sistematização desses tributos é de extrema importância.

Por isso, é necessário conhecer esses valores para acrescentar aos preços dos  produtos e serviços vendidos. Só assim, o empresário passa a ter lucros suficientes para ter lucros e investir no empreendimento.

O dever de fazer esse cálculo minucioso, detalhado e bem elaborado dos tributos é da equipe econômica. Afinal, isso precisa ser bem objetivo. Não pode estar na planilha de impostos nem um centavo diferente do cobrado pelos governos e órgãos públicos.

Guia Completo de Impostos e Regime Tributário

5. Monitoramento do estoque

Esse é um dos trabalhos mais importantes de uma parte específica da gestão financeira. Afinal, empresas que vendem produtos precisam de um estoque. Já aquelas que comercializam serviços também têm que ter uma reserva dos suprimentos usados.

Por isso, o controle, monitoramento e reposição do estoque são essenciais. Uma loja de eletrodomésticos online que fique dias ou semanas sem um fogão disponível para venda perde a confiança do cliente.

É preciso ficar muito atento. Várias empresas não sabem dessa relação da equipe econômica com o estoque, mas ela é essencial, indivisível. Sem um estoque completo, preenchido, com tudo o que é necessário ter, a empresa pode perder muito dinheiro.

6. Gestão de clientes

A gestão de clientes deve ser feita não apenas pela equipe financeira. Ela também faz parte de outros departamentos da empresa, como a de marketing, vendas e atendimento. Essa reunião de estratégias é essencial para melhorar os lucros, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

É, com certeza, uma das estratégias mais necessárias em qualquer empreendimento, independente do tamanho. No caso da equipe financeira, é ela que vai disponibilizar os dados objetivos de lucros e receitas, as necessidades de investimento e de saber quantos clientes a mais são precisos e outras informações relevantes.

7. Definição dos preços

Um trabalho importante e que poucos sabem estar ligado à gestão financeira é a de precificação de produtos e serviços. Alguns põe esse dever nas mãos da equipe de vendas, mas a financeira é quem deve dar o valor final.

A justificativa é que somente a equipe financeira tem todos os dados de custos da empresa. Assim, é ela que sabe o quanto de valor agregado que determinado produto ou serviço deve ter. O preço dos impostos, da manutenção das máquinas, das contas mensais, dos salários dos funcionários. A partir daí que se define o valor total de um produto.

Como simplificar a gestão financeira?

Gestão financeira: simplificar

Todas as equipes de uma empresa precisam trabalhar de forma objetiva e simplificada. São várias as possibilidades de se fazer isso, mas existe um ponto em comum: o uso de tecnologia.

As novas técnicas, métodos, softwares, plataformas e aplicativos estão aí para isso. Hoje em dia é praticamente impossível pensar na gestão de qualquer empresa sem o uso da inovação.

Por isso, na gestão financeira ela é também essencial para deixar tudo mais eficiente, prático e rápido. Um exemplo é o intermediador de pagamento. Ele oferece ao gestor  a possibilidade de receber pagamentos de uma forma 100% online, simples de usar. Ainda fornece informações que podem ser utilizadas por outras áreas do empreendimento, como relatórios de inadimplência e de pagamentos recebidos. .

Atualmente, existem equipamentos e softwares para todas as áreas de uma empresa. Imagine um e-commerce sem chat online ou um supermercado sem um programa de controle de caixa?! Por isso, a principal forma de simplificar e trazer eficiência à gestão é por meio da tecnologia.

Uma dica importante é a reunião da equipe de gestão para definir quais produtos tecnológicos são necessários para a empresa. A partir daí, são realizados os orçamentos e calculados os custos, o retorno financeiro e de eficiência. Assim, depois, é só contratar os serviços informatizados de melhor custo-benefício.

Checklist de Rotinas para Gestão Financeira

Quais são os principais erros da gestão financeira?

Não existe uma equipe perfeita, que não erra. Por isso, a dica deste tópico é aprender com os erros, porque eles vão existir e precisam ser superados.

Na lista a seguir, você vai conhecer alguns dos principais, aqueles que mais acontecem em empresas, independente do porte delas!

  • Análise e acompanhamento equivocado das ações da empresa;
  • Registro das operações com erros ou falta de informações;
  • Não realização de um planejamento minucioso e objetivo;
  • Controle desregular do fluxo de caixa;
  • Falta de controle do estoque;
  • Não utilização de sistemas informatizados e tecnológicos de gestão;
  • Cálculo errado do preço de produtos e serviços e
  • Não diferenciação entre o dinheiro pessoal e os recursos da empresa.

Esse último erro é muito comum em empresas menores. Aquelas que possuem poucos funcionários e o dono confunde o patrimônio do empreendimento com o dinheiro pessoal. Lembre-se que todo mundo deve ter um salário específico por mês, inclusive quem manda no negócio.

Você é dono de uma micro ou pequena empresa? Portanto, se quiser ter informações mais detalhadas e específicas da gestão financeira para elas, clique neste link e leia o texto!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.