Finanças e Gestão

Veja o que determina uma gestão escolar de qualidade

Criado em 20 de mar. de 2019

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Uma gestão escolar de qualidade é benéfica não só para a instituição de ensino, mas também para os alunos e professores. Isso porque é uma prática que traz resultados positivos para a performance de todos os envolvidos. Neste post, você aprenderá sobre os principais aspectos que determinam uma gestão escolar de qualidade, além do impacto causado por eles nas instituições. Acompanhe!

Planejamento escolar eficaz

O planejamento escolar ajuda a definir os caminhos a serem percorridos por uma instituição de ensino a fim de que ela alcance ou supere as metas preestabelecidas. A boa definição do documento é fundamental para manter a organização e definir os papéis de cada uma das pessoas envolvidas no ambiente escolar.

Por exemplo, se a escola define como objetivo a conquista de um número maior de aprovações nos vestibulares, ela precisará reformular o seu plano pedagógico, se ele estiver em defasagem. Além disso, será necessário treinar os professores para que eles apliquem técnicas junto dos alunos, ajudando-os a assimilarem melhor o conteúdo.

Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar

Gestão financeira de qualidade

A gestão financeira envolve toda a parte administrativo-financeira de uma instituição e por esse motivo deve ser tratada como prioridade. A ideia dela não é apenas focar no lucro, mas sim tornar a escola sustentável ao longo do tempo.

Ela preza também pela correta manutenção das contas, tais como pagamentos de mensalidades e investimentos, que têm impacto direto na qualidade acadêmica. Portanto, deve ser uma das prioridades dentro da escola. Afinal, sem ela, nenhum setor poderá caminhar para frente.

Boa comunicação entre a equipe e comunidade escolar

A gestão escolar de qualidade também tem a sua base fundamentada na boa comunicação. Sabe-se que qualquer equipe apresenta melhores resultados quando os membros se comunicam e mantêm uma relação saudável.

Portanto, as reuniões de equipe com feedbacks são fundamentais, para que tanto questões críticas quanto ideias possam ser debatidas. Vale lembrar que a boa comunicação deve se estender também à comunidade escolar, como os pais ou responsáveis pelos alunos. Assim, cria-se uma relação de maior confiança, ajudando, por exemplo, na hora de fidelizar os alunos.

Guia de Parcerias Entre Escola e Empresa

Descentralização da gestão

Por mais que exista um gestor na escola, para que ela funcione adequadamente, é preciso uma equipe atuando alinhadamente. Dito isso, é necessário ter em mente que centralizar toda decisão e processo pode ser prejudicial para a gestão escolar de qualidade.

Não é necessário saber detalhes de cada projeto. Na realidade, fazer a descentralização do processo de gestão ajuda a promover a comunicação entre a equipe. Além disso, valoriza os profissionais que estão dispostos a construir uma escola mais eficiente em termos educacionais e administrativos.

Automatização de processos

Outro fator que impacta diretamente na gestão escolar de qualidade diz respeito à automatização de processos. Para auxiliar na criação de uma instituição de ensino moderna e atualizada é preciso que o gestor possa entender sobre as mudanças que acontecem no contexto social, econômico e político no qual está inserido.

Conhecer a realidade da escola, portanto, é essencial e só é viável quando os processos são automatizados. Assim, será possível acompanhar indicadores de desempenho, a situação financeira, a performance do corpo docente e discente, entre outras questões. Tudo isso, sem a chance de incorrer a erros, como no caso da gestão manual.

A gestão escolar de qualidade envolve uma série de fatores, desde a comunicação até a automatização de processos. Se todos trabalham de forma coordenada, a instituição é capaz de alcançar um patamar superior em termos administrativos e pedagógicos.

Aliás, ela impacta também na atração de alunos — e esse processo será determinante para garantir uma gestão escolar de qualidade. Para saber mais, leia nosso post sobre o assunto!

Conheça o Sistema de Gestão de Cobranças da Efí

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.