Finanças e Gestão

Como ter uma gestão eficiente da sua rádio 

Criado em 19 de jun. de 2017

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Fazer a gestão de uma rádio não é tarefa fácil. É preciso estar atento a qualidade da programação, oferecendo sempre novidade para os ouvintes, ter equipamentos tecnológicos de ponta e fazer o negócio ser rentável.

E em épocas de crise, o desafio pode ser ainda maior. Pensando nisso, separamos algumas dicas quem podem ajudar você nesta empreitada:

Programação de Qualidade

Produzir programas de qualidade pode ter um custo maior, mas com certeza será o diferencial da sua rádio para atrair ouvintes. Além disso, a publicidade só virá até você se tiver uma boa audiência. Portanto, também é importante ter um cardápio variados para despertar o interesse de diversos públicos.

Analise a audiência da sua rádio

É fundamental saber quais são os programas responsáveis pelos maiores números de audiência. Desta forma, você consegue avaliar qual o tipo de conteúdo atrai mais ouvintes e pode investir em formatos semelhantes.

Além disso, é importante não ter apego à programação. Então se algum programa não está gerando lucro, troque por algo que vá oferecer melhores resultados.

Inove sempre

Inovar é a palavra de ordem para qualquer empreendimento que precise atrair a atenção das pessoas. Mas inovar na programação não é suficiente. Em épocas de acesso à internet, é preciso estar sempre ligado às novas mídias. Portanto, faça transmissões online, divulgue a programação nas redes sociais, solicite sugestões de pautas, faça sorteios e ações que vão fidelizar seus clientes. Hoje, as pessoas não são apenas receptoras de informação, elas fazem parte da construção do conteúdo.

Seja mais atraente para os anunciantes

Aproveite as novas interações que a internet permite para oferecer opções diferenciadas para seus anunciantes. Além das tradicionais propagandas durante a programação, ofereça pacotes com opções de publicidade nas redes sociais, sites e aplicativos. Também é interessante envolver seus anunciantes nas ações promocionais, como sorteios e eventos.

Controle suas finanças

Para que tudo isso dê resultados, é fundamental que você tenha um bom controle financeiro, sabendo exatamente o que está entrando e o total dos gastos fixos e variáveis de cada mês. No fim do mês, a conta precisa fechar.

Também é importante oferecer opções de pagamentos para seus anunciantes, diminuindo os riscos de inadimplência. Quanto maior for a facilidade de pagamento, menor a chance de esquecimentos ou atrasos. A Efí oferece opções para que você faça suas cobranças recorrentes por meio de boletos, carnês ou cartões de crédito sem precisar de convênios bancários. Além disso, no mesmo sistema é possível acompanhar os pagamentos e fazer a gestão dos clientes. Então clique aqui e faça uma simulação gratuita.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.