Finanças e Gestão

Como ter uma gestão eficiente da sua loja virtual

Criado em 21 de jul. de 2017

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Administrar uma loja virtual não é das tarefas mais fáceis. Além de gerenciar um negócio de varejo, atacado ou serviços, você precisa dar atenção para aspectos inerentes à atividade de comércio online. Porém, com foco nos objetivos e atenção à certas práticas, é possível ter excelentes resultados com o e-commerce. Veja alguns passos que vão revelar como ter uma gestão eficiente da sua loja virtual e ampliar suas vendas online:

Fique de olho nos KPIs da sua loja virtual

KPIs são os Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho. É por meio deles que você vai ter acesso às principais métricas que devem ser acompanhadas para ter noção do desempenho e auxiliar na gestão eficiente da sua loja virtual. As principais são: visitação, taxa de conversão, ticket médio, produtos mais visitados (e mais vendidos), entre outros.

É claro que, para avaliar indicadores-chave e saber o que fazer com eles, é necessário adquirir um conhecimento prévio. Essas métricas possuem a função de compreender como o mercado se comporta em relação ao seu produto de forma geral. Parte deste conhecimento será absorvido com a prática, trabalhando nas ferramentas e realizando testes. Já a outra parte pode ser aprendida através de muita leitura, estudos online e até cursos específicos de métricas online.

De qualquer forma, você não pode esquecer das métricas. É indispensável estar atento aos KPIs e saber agir de acordo com o que eles apresentam ao longo do tempo. Todos esses fatores são imprescindíveis para que haja uma gestão eficiente da sua loja virtual.

Faça um plano de negócios do e-commerce

O seu empreendimento online possui um plano de negócios? Se não tem, é hora de colocar esta tarefa em dia, pois é parte essencial da preparação para a gestão eficiente da sua loja virtual. E se a resposta é sim, então você tem um compromisso com este planejamento para atingir seus objetivos. Você definiu metas e objetivos em curto, médio e longo prazos, certo?

O plano de negócios é a bússola que todo empreendimento precisa bem no seu início. Ele deve considerar a realidade atual do mercado e ser específico para o seu projeto. Não deixe o plano de negócios em segundo plano. Volte sempre a ele quando houver decisões a serem tomadas, pois a função principal dele é orientar. Nunca perca de vista os objetivos que devem guiar esse plano.

Tenha uma plataforma de e-commerce completa e confiável

É praticamente impossível que sua loja virtual funcione bem quando a plataforma escolhida para isso também não roda perfeitamente.

A plataforma de e-commerce da sua loja virtual precisa funcionar sem interrupções ou problemas de programação. Ela deve integrar as formas de pagamento, ser otimizada para mecanismos de buscas e também precisa ser visualmente agradável. Todos esses fatores auxiliam no nível que você precisa de customização e adaptações para realizar a gestão eficiente da sua loja virtual.

Então esses requisitos são essenciais para realizar a gestão eficiente da sua loja virtual.

Invista em fidelização

O consumidor tende a fidelizar se a loja oferece uma primeira experiência de qualidade, desde o atendimento até o pós-venda. Não deixe que a confiança do seu consumidor seja traída! Invista em diversas ações de fidelização. Campanhas de vantagens, e-mail marketing assertivo, atendimento respeitoso e personalizado, agilidade na solução de problemas e rapidez nas entregas são primordiais para fidelizar o seu consumidor. Seu setor de marketing tem muito a acrescentar no que toca a fidelização de clientes.

Ofereça opções de pagamentos e facilite a sua gestão eficiente da sua loja virtual

É importante que a sua loja virtual ofereça opções de pagamentos para seu cliente, como parcelamento no cartão de crédito e boleto bancário. Portanto, para não prejudicar seu fluxo de caixa, é indicado que você conte com os serviços de um intermediador de pagamento. Com ele, é possível disponibilizar várias formas de cobrança, com menos burocracia e sem negociação bancária. Você também pode contar com a análise antifraude gratuita em todas as transações. A Efí possibilita que você ofereça o parcelamento em até 12x, podendo definir o recebimento em uma única parcela ou em várias, com a cobrança de juros de seu cliente ou não. Faça uma simulação gratuita de tarifas e confira outras vantagens da Efí!

Esse pode ser um diferencial e um atrativo para o seu consumidor.

Confira algumas integrações que a Efí possui com plataformas de lojas virtuais:

A documentação completa pode ser encontrada aqui.

Ficar atento a esses detalhes é importante para realizar uma gestão eficiente da sua loja virtual. Conhece alguém que poderia se beneficiar com essas dicas? Então compartilhe esse artigo!

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