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Como ter uma gestão eficiente da sua loja virtual

Publicado em 21 de julho de 2017 (atualizado em 26 de abril de 2019)
Gestão eficiente da sua loja virtual

Administrar uma loja virtual não é das tarefas mais fáceis. Além de gerenciar um negócio de varejo, atacado ou serviços, você precisa dar atenção para aspectos inerentes à atividade de comércio online. Porém, com foco nos objetivos e atenção à certas práticas, é possível ter excelentes resultados com o e-commerce. Veja alguns passos que vão revelar como ter uma gestão eficiente da sua loja virtual e ampliar suas vendas online:

Fique de olho nos KPIs da sua loja virtual

KPIs são os Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho. É por meio deles que você vai ter acesso às principais métricas que devem ser acompanhadas para ter noção do desempenho e auxiliar na gestão eficiente da sua loja virtual. As principais são: visitação, taxa de conversão, ticket médio, produtos mais visitados (e mais vendidos), entre outros.

É claro que, para avaliar indicadores-chave e saber o que fazer com eles, é necessário adquirir um conhecimento prévio. Essas métricas possuem a função de compreender como o mercado se comporta em relação ao seu produto de forma geral. Parte deste conhecimento será absorvido com a prática, trabalhando nas ferramentas e realizando testes. Já a outra parte pode ser aprendida através de muita leitura, estudos online e até cursos específicos de métricas online.

De qualquer forma, você não pode esquecer das métricas. É indispensável estar atento aos KPIs e saber agir de acordo com o que eles apresentam ao longo do tempo. Todos esses fatores são imprescindíveis para que haja uma gestão eficiente da sua loja virtual.

Faça um plano de negócios do e-commerce

O seu empreendimento online possui um plano de negócios? Se não tem, é hora de colocar esta tarefa em dia, pois é parte essencial da preparação para a gestão eficiente da sua loja virtual. E se a resposta é sim, então você tem um compromisso com este planejamento para atingir seus objetivos. Você definiu metas e objetivos em curto, médio e longo prazos, certo?

O plano de negócios é a bússola que todo empreendimento precisa bem no seu início. Ele deve considerar a realidade atual do mercado e ser específico para o seu projeto. Não deixe o plano de negócios em segundo plano. Volte sempre a ele quando houver decisões a serem tomadas, pois a função principal dele é orientar. Nunca perca de vista os objetivos que devem guiar esse plano.

Tenha uma plataforma de e-commerce completa e confiável

É praticamente impossível que sua loja virtual funcione bem quando a plataforma escolhida para isso também não roda perfeitamente.

A plataforma de e-commerce da sua loja virtual precisa funcionar sem interrupções ou problemas de programação. Ela deve integrar as formas de pagamento, ser otimizada para mecanismos de buscas e também precisa ser visualmente agradável. Todos esses fatores auxiliam no nível que você precisa de customização e adaptações para realizar a gestão eficiente da sua loja virtual.

Então esses requisitos são essenciais para realizar a gestão eficiente da sua loja virtual.

Invista em fidelização

O consumidor tende a fidelizar se a loja oferece uma primeira experiência de qualidade, desde o atendimento até o pós-venda. Não deixe que a confiança do seu consumidor seja traída! Invista em diversas ações de fidelização. Campanhas de vantagens, e-mail marketing assertivo, atendimento respeitoso e personalizado, agilidade na solução de problemas e rapidez nas entregas são primordiais para fidelizar o seu consumidor. Seu setor de marketing tem muito a acrescentar no que toca a fidelização de clientes.

Ofereça opções de pagamentos e facilite a sua gestão eficiente da sua loja virtual

É importante que a sua loja virtual ofereça opções de pagamentos para seu cliente, como parcelamento no cartão de crédito e boleto bancário. Portanto, para não prejudicar seu fluxo de caixa, é indicado que você conte com os serviços de um intermediador de pagamento. Com ele, é possível disponibilizar várias formas de cobrança, com menos burocracia e sem negociação bancária. Você também pode contar com a análise antifraude gratuita em todas as transações. A Gerencianet possibilita que você ofereça o parcelamento em até 12x, podendo definir o recebimento em uma única parcela ou em várias, com a cobrança de juros de seu cliente ou não. Faça uma simulação gratuita de tarifas e confira outras vantagens da Gerencianet!

Esse pode ser um diferencial e um atrativo para o seu consumidor.

Confira algumas integrações que a Gerencianet possui com plataformas de lojas virtuais:

A documentação completa pode ser encontrada aqui.

Ficar atento a esses detalhes é importante para realizar uma gestão eficiente da sua loja virtual. Conhece alguém que poderia se beneficiar com essas dicas? Então compartilhe esse artigo!

Categoria

E-commerce

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