Por dentro da Efí

Efí, participante direto do SPI, lança sua API Pix

Criado em 28 de ago. de 2020

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

A Efí, conta digital para negócios e participante direta do SPI, realizou o lançamento oficial da sua API Pix, com padronização do Banco Central.

Envolvida em todo o processo de implementação do novo arranjo de pagamento, a Efí está em conformidade com o BC, atendendo todas as especificações do órgão.

Participação direta da Efí no Pix

São duas as modalidades de participação no Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI). A saber:

  • participantes diretos, que irão fazer a liquidação das transações diretamente no SPI;
  • participantes indiretos, que optarão ou terão a necessidade do intermédio de um participante direto para que as transações sejam liquidadas.

A Efí, como instituição de pagamento autorizada a funcionar pelo Banco Central, é um participante direto do SPI.

Isso porque possui Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI) no BC e conexão direta à infraestrutura centralizada de liquidação.

Fase de testes do Pix

Primeiramente, o Banco Central disponibilizou na última terça-feira (3) a etapa “operação restrita” para uso de uma parcela dos usuários.

O intuito é observar o funcionamento e corrigir possíveis falhas internamente, para que a modalidade seja liberada para o público no dia 16 de novembro, data marcada para o lançamento do Pix.

Neste primeiro momento, haverá limitação em relação ao volume, horário e usuários que poderão utilizar a plataforma do Pix. O período de testes da “operação restrita” acontecerá até o próximo dia 15.

Seguindo o cronograma, a Efí está realizando testes, internos e externos, com clientes selecionados, para garantir o pleno funcionamento do Pix e da API Pix.

VEJA TAMBÉM: Glossário do Pix: 23 termos que você precisa conhecer.

Desenvolvimento da API Pix

Além do recebimento, a nova versão da API Pix tem um escopo amplo, agregando outros serviços.

Atendendo a todos os critérios que o Banco Central determina, a API Pix da Efí já está pronta e disponível para integração com as soluções de qualquer empresa. Ou seja, o ambiente de homologação já está em funcionamento!

Ela possui todas as funcionalidades necessárias para que o integrador realize suas cobranças via Pix com solidez, agilidade e segurança. 

Vale lembrar que a Efí já possui 13 anos de know-how em APIs de recebimento. Em 2020, foram processados R$ 8,2 bilhões, do qual 77% foram realizados por API. Ou seja, foram mais de 30 milhões de requisições via endpoint todos os meses.

Confira, no vídeo abaixo, o bate-papo no qual especialistas da Efí abordam o upgrade da API e as tendências de padronização dos diferentes serviços. Além disso, entenda sobre callbacks e webhook, tx-ID e QR Codes estáticos e dinâmicos, e também as atuais discussões com o Bacen.

API Pix para clientes

Gestores que desejam disponibilizar o recebimento via Pix em seus negócios podem ter acesso à API Pix.

Desta maneira, é possível gerar QR Codes diretamente na conta digital para negócios da Efí.

Como participar:

  1. Os interessados devem demonstrar interesse em utilizar nossa API. Portanto, basta entrar em contato conosco, para entender o funcionamento da API Pix na Efí, conhecer as vantagens e negociar valores.
  2. A Efí disponibilizará, então, a API Pix, para que as cobranças possam ser geradas de forma automática. Igualmente é possível gerar cobranças, manualmente, pelo aplicativo.

Documentação API Pix aberta e pronta para integração

Por fim, a Efí disponibilizou, de forma pública, a documentação de sua API Pix. Em suma, por meio dela, é possível realizar a integração para ofertar o Pix, como a criação de cobrança, verificação de Pix recebidos, devolução e conciliação.

Então, veja os endpoints disponíveis e a estrutura de dados de entrada e saída da API Pix desenvolvida pela Efí. Nessa documentação você terá acesso a referência técnica de como integrar e usar todos os serviços disponíveis na API.

Conheça a API Pix da Efí

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.