Abrir conta digital grátis Carregando

Gerencianet, participante direto do SPI, se prepara para lançar sua API do Pix

Publicado em 28 de agosto de 2020 (atualizado em 15 de setembro de 2020)
Na imagem: ilustração de uma pessoa desenvolvedora utilizando um notebook, representando o desenvolvimento da API do Pix

A Gerencianet se prepara para o lançamento oficial da sua API de recebimento do Pix. Envolvida em todo o processo de implementação do novo arranjo de pagamento, a Gerencianet está em conformidade com o Banco Central. Confira, em primeira mão, como vai funcionar a API. Aqui estão os últimos updates:

  • Confirmação da participação direta no Pix;
  • Testes preliminares de implementação concluídas;
  • API de recebimento do Pix;
  • Ambiente Sandbox fechado para testes de serviços.

Participação direta da Gerencianet no Pix

São duas as modalidades de participação no Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI):

  • participantes diretos, que irão fazer a liquidação das transações diretamente no SPI;
  • participantes indiretos, que optarão ou terão a necessidade do intermédio de um participante direto para que as transações sejam liquidadas.

A Gerencianet, como instituição de pagamento autorizada a funcionar pelo Banco Central, é um participante direto do SPI. Isso porque possui Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI) no BC e conexão direta à infraestrutura centralizada de liquidação.

A Gerencianet já possui, em seu aplicativo, a modalidade de pagamento instantâneo. Por enquanto, a ferramenta permite somente a transferência de valores entre contas da instituição. Entretanto, essa funcionalidade está preparada para se tornar mais ampla, permitindo a transferência para contas de qualquer instituição cadastrada no SPI, assim que o Pix for, oficialmente, lançado em novembro pelo BC.

Testes preliminares de implementação 

Visando tornar o novo arranjo de pagamento disponível para todos em novembro, o Bacen criou um cronograma que deve ser respeitado por todas as instituições participantes.

Mesmo antes do prazo oficial para início dos testes, divulgado pelo BC, a Gerencianet iniciou os testes preliminares, de forma voluntária em sua plataforma, para realizar a implementação do Pix.

Primeiramente, os testes realizados visavam a conectividade entre a Gerencianet e o Banco Central, garantindo que os certificados digitais e a comunicação por meio da Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN) estavam funcionando. 

Na sequência, outros testes foram iniciados para garantir a implementação da modalidade. Dessa vez, visando os serviços disponibilizados pelo Diretório de Contas Transacionais (DICT) e Sistema de Pagamentos Instantâneos, disponibilizados pelo Banco Central.

VEJA TAMBÉM: Glossário do Pix: 22 termos que você precisa conhecer.

API de recebimento do Pix

A API Gerencianet poderá ser utilizada para cadastrar e remover chaves de endereçamento, gerar um QR Code, bem como realizar uma cobrança via Pix.

Disponível para qualquer empresa, a API do Pix, disponibilizada pela Gerencianet, possui todas as funcionalidades necessárias para que o integrador realize suas cobranças via Pix com solidez, rapidez e segurança, mesmo sem conexão direta com a plataforma do Banco Central.

API para clientes

Empresários que desejam disponibilizar o recebimento via Pix em seus estabelecimentos podem ter acesso à API do Pix. Por meio dela, é possível gerar QR Codes diretamente na conta digital PJ da Gerencianet. 

Como participar:

  1. Os interessados devem abrir uma Conta Digital PJ gratuita na Gerencianet. Quem já é cliente deve apenas confirmar se a conta utilizada é uma conta para pessoa jurídica.
  2. A Gerencianet disponibilizará, então, uma API específica para clientes, para que as cobranças possam ser geradas de forma automática. Também é possível gerar cobranças, manualmente, pelo aplicativo.

Ambiente Sandbox fechado para testes de serviços

Para que desenvolvedores e profissionais de TI possam realizar testes de forma segura, a Gerencianet está disponibilizando sua API do Pix em um ambiente Sandbox.

Veja, em primeira mão, os endpoints disponíveis e a estrutura de dados de entrada e saída da API do Pix que será disponibilizada pela Gerencianet.

 

Categoria

Gerencianet

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.