Por dentro da Efí

Efí é homologada na Software Express para levar o Pix ao varejo

Criado em 20 de jul. de 2021

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

A missão da Efí é bem clara: facilitar a vida dos empreendedores, com tecnologia, simplicidade e segurança. Com o lançamento do Pix demos mais um passo nessa direção. 

Visamos, desde o começo, explorar todo o potencial do pagamento instantâneo brasileiro. Isso inclui democratizar o seu acesso e o seu uso — do microempreendor a grandes varejistas. 

Por isso, disponibilizamos o Pix no app, para que pequenos empreendedores possam fazer pagamentos ilimitados gratuitamente e receber até 30 Pix sem custo; e lançamos a nossa API Pix, com todos os recursos a fim de automatizar a emissão e recebimento de Pix por grandes empresas.

A fim de sermos ainda mais eficientes nesse sentido, recentemente, integramos o Pix junto à Software Express, da empresa americana Fiserv. A Software Express é líder do mercado brasileiro de transferência eletrônica (TEF); atende cerca de 70% dos varejistas no país.

Sabe o que isso quer dizer?

Significa que, agora, os varejistas que utilizam a tecnologia SiTef® (Solução Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), da Software Express, já podem integrar suas soluções à API Pix da Efí

Quero Receber Pix no Meu Varejo

Pix no varejo já é uma realidade e 67% dos consumidores querem usá-lo

Em 6 meses de operação, o Pix já havia se consolidado como uma das principais formas de pagamento no país. Segundo a Febraban, o Pix já representa 30% dos pagamentos e transferências no Brasil.

A praticidade e economia do Pix foram alguns dos motivos para que ele, em tão pouco tempo, fizesse parte do dia a dia dos brasileiros. 

Segundo dados apresentados pelo Banco Central, aproximadamente 75 milhões de brasileiros (45% da população adulta do país) já usaram o Pix. O valor das transações passou da casa dos R$ 1,109 trilhões — em 1,547 bilhões de transações realizadas, superando a quantidade de TED, DOC, cheque e boleto somados. E, claro, isso se estende ao varejo.

Pesquisas apontam que 67% dos brasileiros querem usar o Pix para pagar suas compras no varejo. De acordo com outra pesquisa, realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo, 44% dos entrevistados afirmam ter a intenção “alta ou muito alta” de usar o Pix como forma de pagamento em lojas físicas. No e-commerce, esse número sobe para 47%.

Assim sendo, podemos dizer que as empresas varejistas — e as softwares houses — precisam estar antenadas, implementando a solução de pagamentos que os clientes querem usar. 

Aplicação do Pix no varejo

Primeiramente, contar com um sistema de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é essencial. O TEF é capaz de integrar as vendas via Pix realizadas no estabelecimento, realizando toda a comunicação entre o ponto de venda e o PSP (Prestador de Serviço de Pagamento participante do Pix).

Encontramos na Software Express, por meio da SiTef®, a solução ideal para levar o Pix da Efí para o varejo. Com o propósito de atender supermercados, comércios varejistas, postos de combustíveis, lojas de departamento, e-commerces e muito mais.

VEJA TAMBÉM: Pix  no varejo: 6 vantagens do Pix para o varejo físico e online

Baixar o guia completo do Pix para Varejo

API Pix Efí já está em fase de produção na Software Express

A Software Express é líder global em pagamentos e tecnologia financeira. Atualmente, atende cerca de 70% do mercado varejista. Tem capacidade para processar com segurança grandes volumes de transações (em 2019, processou 7,5 bilhões de transações).

Por meio da solução SiTef®, a Software Express permite integrar facilmente todos os meios de pagamento ao sistema de automação do varejo. Utilizando-se de terminais POS, mobile, PDVs com Pin Pad ou autoatendimento.

Agora, com a homologação da Efí na Software Express, o SiTef® será a interface, no momento da finalização da venda, entre um processo que necessita de autorização para realizar um pagamento e a Efí. Ou seja, é o caminho para a comunicação das transações de pagamento feitas via Pix.

Integração do Pix no seu estabelecimento

O SiTef® é um dos principais sistemas de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) do Brasil. Não é atoa que milhares dos varejistas usam o SiTef® de forma direta ou indireta — por meio de software houses.

Em suma, para usar o Pix, o SiTef® deverá ter o módulo CardSE instalado. O lojista terá que habilitar, nas configurações do módulo, a aceitação do Pix após ter realizado o cadastro das suas credenciais e Chave Pix no portal da Software Express.

Nesse caso, você pode escolher com qual PSP deseja trabalhar. Seja por já possuir uma Conta na instituição, recomendação da software house ou pelas condições apresentadas.

            Baixar o Manual Pix para Software Houses    

Por que escolher a Efí?

A Efí é uma Conta Digital para Negócios. Há anos, facilita a gestão de cobranças e recebimentos de empresas por todo o Brasil. Com tecnologia e colaboradores dispostos a simplificarem a vida de quem empreende, minimizamos a burocracia e entregamos autonomia, para que as pessoas possam estar no controle das finanças de seus negócios.

Carregamos em nosso DNA: inovação, tecnologia, design e atendimento humano. Por uma experiência mais conectada, mais simples e mais justa com a sua Instituição de Pagamento.

São 14 anos de know-how em APIs de recebimento — o que faz toda a diferença. A Efí participou ativamente da concepção do Pix junto ao Banco Central. Somos participantes diretos do novo arranjo de pagamento. Isso nos garante a liberdade para negociar as melhores tarifas para o seu negócio.

E quando falamos em solidez e segurança para processar os pagamentos no varejo, os números de 2020 falam por nós. Foram processados, com sucesso, R$ 6,2 bilhões pela nossa API; e mais de 310 milhões de requisições foram feitas aos nossos endpoints

Por fim, saiba mais sobre a gente no vídeo abaixo.

Utiliza os serviços de uma software house que ainda não possui integração com a API Pix da Efí? Solicite que ela entre em contato conosco.

Agora, se você é o responsável por uma software house, agende o contato com um de nossos especialistas a fim de saber mais sobre as comissões e cupons promocionais para integração.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.