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Como Gerencianet ajudou BRB Imóveis a otimizar as cobranças

Publicado em 20 de junho de 2018 (atualizado em 24 de junho de 2019)
Otimizar as Cobranças

Você tem dificuldades para encontrar soluções de cobrança e lidar com a inadimplência? Muitos gestores têm problemas semelhantes. Por isso, este artigo mostrará como uma ferramenta como a Gerencianet pode ajudar a otimizar as cobranças.

Portanto, acompanhar o que outra empresa está fazendo para vencer os desafios é extremamente importante. Dessa maneira você pode desenvolver o seu negócio de forma sustentável. Afinal, as histórias que dão certo são sempre inspiradoras, não acha?

Neste artigo, você vai conhecer a BRB Imóveis e saberá o que ela faz. Além disso, vai saber seus principais obstáculos, seus objetivos, os recursos utilizados na Gerencianet e os resultados dessa parceria. Então boa leitura!

Quem é a BRB Imóveis e o que ela faz?

A BRB é uma administradora de bens residenciais para locação e venda de imóveis localizada em Brasília. A empresa foi fundada por profissionais de larga experiência no mercado com o objetivo de facilitar as transações imobiliárias.

Ela oferece um serviço personalizado para proporcionar mais segurança e tranquilidade aos locadores, locatários, compradores e vendedores. A BRB também presta assessoria e consultoria imobiliária gratuita para ajudar seus clientes na busca pelo imóvel ideal. E esse suporte é realizado seja para alugar, vender ou permutar.

Quais dificuldades a empresa enfrentava antes de usar a Gerencianet?

Apesar de movimentar altas quantias nas transações, o grupo não tinha um sistema gerencial eficiente para pagamentos. A necessidade de uma plataforma online que atendesse às demandas era urgente.

A empresa também precisava de um sistema que registrasse o cadastro completo de clientes como apoio aos processos de cobrança e emissão de relatórios detalhados. Até então, todos esses procedimentos eram feitos parcialmente de forma manual e estavam sujeitos a erros. Era necessário otimizar as cobranças.

Quais eram os objetivos da BRB Imóveis e como foram alcançados?

Modernizar a infraestrutura operacional, otimizar os processos internos, ter mais facilidade nas cobranças, melhorar o atendimento e automatizar a gestão de clientes, aluguéis e pagamentos: esses eram os objetivos da BRB Imóveis.

A principal solução usada no sistema Gerencianet foi o sistema de cobrança, especialmente a emissão boleto bancário recorrente. Por meio do painel administrativo, foi possível processar a requisição de cobrança. Dessa maneira pode escolher enviar o documento por e-mail ou disponibilizá-lo via download para entrega manual.

A emissão de boletos  acontece sem as tradicionais burocracias bancárias. Não há cobrança de mensalidades, tarifas de envio, baixa ou cancelamento (a tarifa só é cobrada em caso de pagamento confirmado). Outra vantagem do serviço é que o boleto pode ser personalizado de acordo com a identidade visual da marca.

Quando a cobrança é emitida pela ferramenta de “link de pagamento”, o usuário acessa a tela de pagamento e escolhe a forma como deseja pagar: à vista no boleto bancário ou parcelado no cartão de crédito.

Em caso de pagamento de boleto ou parcela de carnê, ele também escolhe o modo de quitar o valor da fatura: nas agências dos principais bancos, bankline, lotéricas ou outros.

Por ser responsável pelo intermédio da empresa com as instituições financeiras, a Gerencianet coleta os dados, repassa aos bancos e garante cobertura aos envolvidos no processo de pagamento. Isso proporciona mais rapidez e eficiência.

Além disso, a própria plataforma identifica se o título foi pago ou se o cliente está inadimplente. Os status de cobrança via boleto, carnê ou cartão de crédito são consultados no próprio sistema.

O mais interessante é que todas essas operações são feitas dentro de uma única plataforma. Dessa maneira, isso torna os processos mais ágeis e eficientes.

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Quais as dificuldades enfrentadas pela BRB durante a implementação e quais foram os resultados?

Segundo Heitor Sales, Diretor Administrativo da BRB Imóveis, “não houve praticamente dificuldade alguma na utilização da plataforma. Ela é muito prática e intuitiva, então a equipe aprendeu a manejá-la rapidamente. Diante da necessidade de suporte, os profissionais da Gerencianet prestam atendimento por telefone em tempo hábil”.

Além disso, a empresa passou a ter um excelente controle em recebimentos de aluguéis. O uso da plataforma ajudou a organizar o cadastro de clientes e implantou um sistema de pagamentos simplificado.

Tudo isso aconteceu graças ao fato de que o serviço contempla tarifas especiais . O cálculo pode ser feito com o CPF ou CNPJ do titular da conta. As configurações de tarifação e prazos de recebimento são disponibilizadas de acordo com a análise cadastral do usuário e as personalizações escolhidas.

Outro ponto positivo foi a utilização dos boletos em caso de inadimplência, que ajudou na prova judicial para cobrança. A saúde financeira deu um salto de qualidade, os clientes ficaram satisfeitos com o atendimento e o crescimento da empresa foi visível.

Nova call to action

Como é o dia a dia da BRB Imóveis atualmente com a Gerencianet?

“A companhia está totalmente adaptada ao uso do sistema da Gerencianet, já que o sistema é funcional e simples de usar”, afirma Heitor. Atualmente, o grupo consegue enviar a cobrança com 10 dias de antecedência e, de forma automática, um aviso também é enviado próximo ao vencimento, uma vez que o software permite uma visão detalhada dos agendamentos.

O cadastro de clientes está sob controle e a equipe tem acesso aos relatórios de pagamentos sempre que precisa. Antes, o recurso financeiro passava pela empresa para depois ser transferido. Agora, o sistema cadastra o locatário e transfere o dinheiro diretamente para o locador.

Mesmo com alguns riscos comuns a qualquer negócio — de inadimplência, por exemplo — é possível utilizar o próprio programa para resolver a situação ou até mesmo para antever problemas. No geral, o sistema trouxe mais segurança e comodidade para gerenciar os processos e aumentou a credibilidade dos clientes.

Como você viu, a BRB Imóveis sentiu que precisava otimizar os processos para gerenciar os negócios e atender bem às próprias demandas. Atualmente, é cada vez mais urgente a necessidade de buscar soluções práticas, viáveis e econômicas para driblar as adversidades e ganhar vantagem competitiva.

Para isso, é fundamental fazer parcerias com profissionais qualificados e investir em uma tecnologia capaz de otimizar tarefas e resultados. Principalmente porque o departamento financeiro requer cuidados específicos na gestão do capital próprio e de aplicações de terceiros.

No case de sucesso Gerencianet, a implementação da solução reuniu todos os dados de clientes na mesma plataforma. Além disso, possibilitou a emissão de boletos e carnês online, organizou o sistema de pagamentos e proporcionou mais segurança para as tomadas de decisão.

Então, que tal oferecer opções de pagamentos para seus clientes com condições especiais, sem precisar de convênios bancários? Entre em contato conosco e conheça o primeiro sistema de pagamentos do Brasil a emitir boletos registrados sem tarifa de registro e sem mensalidade!

Manual Financeiro para Empreendedores

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