Finanças e Gestão

Aprenda a fazer um gerenciamento campeão da sua folha de pagamentos!

Criado em 15 de out. de 2014

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Uma das condições para que um negócio se desenvolva bem no mercado é a adequada gestão de suas finanças. Para isso, é preciso cumprir religiosamente as etapas pensadas para seu planejamento financeiro. E isso passa por um gerenciamento organizado e eficiente da folha de pagamentos da empresa. Isso ocorre de maneira a ter acesso ágil às informações necessárias para solucionar eventuais problemas. Dessa forma, cria-se um panorama previsível de como serão as despesas com pessoal nos meses vindouros.

Você tem problemas com salários, aposentadorias, benefícios e impostos por causa de seus recursos humanos? Então veja agora mesmo algumas dicas para conseguir uma administração aperfeiçoada de sua folha de pagamentos:

Registre com rigor o percentual de trabalho

A apropriada montagem da folha de pagamentos relaciona-se, necessariamente, com a quantidade de horas trabalhadas pelos funcionários. Tais dados são relevantes não só para o cálculo de seus respectivos salários, mas também para uma eventual contabilização de adicionais. Esses adicionais são férias e horas extras, por exemplo. Isso pode ser feito de várias maneiras, como através da implantação do cartão de ponto ou adoção do livro de jornada de trabalho.

Observe tudo que influencia o pagamento das remunerações

Não são apenas as novas contratações que podem influenciar na gestão geral da folha de pagamentos da empresa. As rescisões de contrato, os adicionais, as gratificações e os descontos de teor previdenciário e trabalhista, também impactam esse cálculo. É muito importante que as pessoas encarregadas desse expediente ajustem tudo isso à previsibilidade financeira planejada pela empresa. Essas pessoas geralmente estão nos setores de recursos humanos e financeiro. Alguns aspectos, como a separação do montante para cobrir o 13º salário da equipe, precisam ser levados em conta desde o início do ano. E todos esses fatores demandam um planejamento detalhado e preciso.

Monte uma estrutura de cargos e salários

Um fator determinante para a previsibilidade e o bom domínio dos pagamentos é manter uma base para os salários, as gratificações e os aditamentos relacionados a cada cargo dentro da empresa. Assim, será muito mais fácil calcular os gastos futuros.

Utilize softwares para controlar os pagamentos

Com uma solução informatizada para a gestão de pagamentos, além de se ter a oportunidade de automatizar algumas ações ligadas ao cálculo e pagamento dos salários, será possível ter um acesso mais rápido e confiável aos dados, integrando-os a outros sistemas utilizados na empresa.

Ajuste cronogramas de pagamentos

Outro ponto relevante para o controle dessa área é o estabelecimento de uma rotina de datas precisas para a realização dos depósitos nas contas bancárias dos funcionários e a entrega de contracheques. Dessa forma, você saberá exatamente quando haverá movimentação de saída de recursos, o que influencia diretamente seu fluxo financeiro.

Organize um arquivo da folha de pagamentos

A folha de pagamentos é um documento de emissão obrigatória para toda empresa. Ela é de fornecimento mensal para seus funcionários e tem efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária. Por isso, além de entregar uma cópia para cada um dos funcionários, torna-se conveniente que o gestor cauteloso providencie cópias impressas e as arquive organizadamente em sua empresa.

Seja preciso quando se trata dos números que movimentam seu negócio, para que não fique com uma sensação de falsa confiabilidade e acabar descortinando uma baita dor de cabeça no futuro.

E então, como está a folha de pagamentos da sua empresa atualmente? Como você monta relatórios, planeja e analisa as saídas de recursos de seu empreendimento? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe conosco suas experiências e opiniões Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.