Finanças e Gestão

Como fazer um bom gerenciamento de equipe!

Criado em 8 de ago. de 2016

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Formar uma equipe de sucesso é um grande desafio. Muitas vezes os gestores têm diversos talentos individuais em mãos, mas, quando se juntam, a eficácia do grupo não é multiplicada. É preciso colocar essa equipe em harmonia, fazendo com que todos os objetivos sejam claros e estejam em conformidade com as metas da empresa. É por isso que separamos 9 dicas fundamentais para você fazer um bom gerenciamento de equipe. Não perca mais tempo, confira agora:

Crie metas

Deixe claro quais são os objetivos da empresa e certifique-se de que seu time os entendeu e aceitou. Tudo deve ser visto do ponto de vista da coletividade. Tome cuidado para não criar metas ambiciosas demais, praticamente impossíveis de serem alcançadas, pois isso pode ser contraproducente, acabando por desmotivar a equipe.

Defina responsabilidades

Verifique se há total clareza sobre as responsabilidades de cada um. Isso vai evitar, por exemplo, que duas pessoas trabalhem na mesma tarefa, por terem achado que aquilo seria mais valorizado pelos chefes. Vale a pena definir as atribuições de acordo com os pontos fortes de cada um.

Compartilhe a tomada de decisão

Envolva mais membros da equipe nas tomadas de decisão. Esse é um bom caminho para aumentar o comprometimento de seus colaboradores. Portanto, faça reuniões coletivas e peça opiniões e sugestões de soluções para problemas. Com isso, todos vão sentir que são peças fundamentais no jogo.

Estabeleça uma boa comunicação

Certifique-se de que não há barreiras de comunicação entre você e sua equipe. Todos precisam ser bem informados de tudo, assim como você também deve saber exatamente o que eles estão fazendo. Tente criar uma atmosfera de abertura, deixando claro que as portas estarão sempre abertas se precisarem falar diretamente com você.

Crie confiança

Construir credibilidade leva tempo, mas sem ela não se alcança o sucesso. Só confiamos em quem acreditamos, portanto, seja sempre honesto com sua equipe. Eles vão perceber que você é coerente nas suas ações e lhe dar seus votos de confiança.

Promova um bom ambiente

A confiança deve permear os membros da equipe também. Por isso, invista tempo em criar um bom ambiente de trabalho, agregando as pessoas. Promova atividades de team building e eventos, por exemplo, permitindo que sua equipe passe um tempo em atividades sociais fora do escritório, criando laços de colaboração e amizade. Quem sabe um happy hour uma vez por mês?

Capacite seus colaboradores

Jamais deixe de investir na capacitação dos seus colaboradores. Incentive-os a fazer cursos, mantendo-se atualizados. Com certeza isso vai melhorar sua performance individual e, consequentemente, influenciar nos resultados de todo o grupo.

Seja positivo

Não se limite a somente dar feedbacks negativos. Seja positivo e, sempre que houver uma oportunidade, dê retorno. Elogie individualmente, por exemplo, se o resultado geral não foi muito bom, mas alguém ali se destacou por seu esforço.

Avalie os progressos

Avalie, de tempos em tempos, o progresso que a equipe tem feito e a influência de cada um nesse processo. Assim você vai descobrir se o funcionamento do conjunto é bom ou se é preciso mudar alguma coisa.

E então, você já faz uso de alguma dessas práticas na sua empresa? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe suas experiências conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin! Acesse o link e saiba também como melhorar o fluxo de trabalho!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.