Efí Pay | Ecossistema de pagamentos

Aprenda como gerar uma cobrança online

Criado em 15 de jun. de 2015

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Você conhece todas as formas de gerar cobrança oferecidas pela Efí? Sabe que além de gerar boletos e carnês, você também pode permitir que seu cliente pague uma despesa parcelada em até 12 vezes pelo cartão de crédito?

Caso não conheça ou não saiba como gerar uma cobrança online na Efí, leia este artigo com atenção e descubra quais as vantagens de uma plataforma de pagamento, as principais formas de envio de cobrança e outras informações relevantes!

Quais são as vantagens de gerar cobrança na web?

Ao contrário da emissão de boletos e carnês tradicional, em que o cliente recebe o documento pronto para poder realizar o pagamento, a cobrança online permite que ele escolha como deseja pagar: à vista no boleto bancário ou em até 12 vezes no cartão de crédito.

Essa escolha gera uma série de benefícios para o empresário e também para o consumidor. Na lista a seguir você vai conhecer três entre as principais vantagens de gerar cobranças pela internet!

1. Segurança nos pagamentos

Ao escolher um meio de pagamento, você precisa ter total atenção na segurança que esse sistema vai trazer para você, sua empresa e seu cliente. Uma plataforma de cobrança online é muito segura.

Por ela, você tem acesso a todos os seus dados, aos pagamentos solicitados, aos valores que já caíram na sua conta, aos que estão para cair. Além disso, também é possível contar com uma série de informações que deixam qualquer empresário tranquilo e sem medo de perder dinheiro.

Uma dica importante é analisar a segurança do próprio site. A Efí, por exemplo, cumpre várias normas e leis para que o seu dinheiro esteja seguro e os compradores possam finalizar a transação com segurança.  

2. Integração de equipes

Uma vantagem importante do uso da cobrança online é que o empreendedor não vai apenas gerar um pagamento. Com os dados oferecidos pela Efí, você consegue adquirir essas informações e colocar em outras bases ou softwares que podem ser utilizadas pela sua equipe de marketing, de atendimento, de vendas, entre outras.

Você pode, por exemplo, fazer o cadastro de usuários secundários na plataforma e, assim, os gestores das demais áreas vão conseguir ter acesso a todas essas informações dos clientes. O ponto positivo dessa ferramenta é que você define o que cada um dos gerentes pode ou não acessar na Efí.

É preciso considerar ainda que o sucesso empresarial no século XXI está muito ligado a uma boa base de dados. Ao gerar cobranças por uma plataforma online, você tem muitas informações a respeito dos seus clientes e isso ótimo para qualquer empresa.

3. Conforto e gestão de tempo

Nada melhor para um empresário e para um consumidor do que aliar economia de tempo com conforto e é isso que um sistema de pagamento online faz. É rápido, simples de usar e fácil de pagar. Perfeito para ambos!

Como gerar e enviar a cobrança?

A cobrança online pode ser enviada por e-mail, por meio de links de pagamento ou pode ser criado um botão de pagamento para colocar em seu site ou blog.

Além disso, é possível integrar a Efí com seu e-commerce ou sistema de gestão. O que faz as cobranças serem realizadas direto na sua página, sem precisar ser redirecionado para outra plataforma.

A forma de envio fica a sua escolha e pode ser alterada a cada emissão. Na próxima lista, você vai aprender o passo a passo de gerar cobrança por e-mail e também pelo botão de pagamento do seu site. Veja!

Envio por e-mail

  1. Na sua conta Efí, clique no botão Emitir Cobrança na tela inicial ou acesse o menu Cobranças > Emitir Cobrança.
  2. Selecione qual será a opção de pagamento (boleto, carnê, cartão de crédito ou enviar cobrança por link de pagamento).
  3. Clique no botão Enviar por E-mail.
  4. Indique o endereço de e-mail para o envio da cobrança.
  5. Adicione a descrição do item que deseja cobrar (produto ou serviço oferecido).
  6. Coloque a Data de Vencimento e Configurações Adicionais.
  7. Clique no botão Gerar cobrança.

Pronto! Seu cliente receberá um e-mail com os dados de cobrança e um link para a tela de pagamento. Lembrando que você pode personalizar essa tela, alterando a cor e inserindo o logo da sua empresa.

Botão de Pagamento

  1. Acesse o menu Meu Dinheiro e Recebimentos Online > Botões de Pagamento.
  2. Informe a descrição e o valor do produto ou serviço a venda.
  3. Configure a aparência do botão de pagamento.
  4. Clique em Gerar Botão.
  5. Copie o código HTML gerado e cole em seu site.

Pronto! Quando clicar no botão disponível no site, seu cliente será direcionado para a tela de pagamento seguro da Efí.

Integrações

Para quem não sabe, o termo API significa a integração entre dois ou mais sistemas. Ele é muito usado para melhorar a experiência do usuário na internet e facilitar a vida de consumidores na hora de adquirir um produto ou serviço, por exemplo.

A Efí trabalha com esse tipo de integração e isso vai ajudar bastante o seu negócio a crescer, conquistar e também fidelizar mais clientes.

Confira quais são as APIs disponíveis para emitir cobranças online!

Checkout Transparente – permite que seu cliente faça todo o processo de pagamento no site da sua empresa, evitando redirecionamentos e aumentando a taxa de conversão.

Marketplace – ideal para quem precisa dividir o saldo de uma venda ou de um carrinho de compras entre dois ou mais vendedores. Também é indicado para prestadores de serviço que trabalham com comissionamentos.

Assinaturas – ferramenta que permite a cobrança recorrente do cliente de forma automática pelo cartão de crédito.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Módulos Prontos

Outra maneira de você conseguir integrar o seu site ao sistema de pagamento online da Efí é usar módulos, códigos de programação e plugins na sua página.

Veja alguns sistemas que são integrados à Efí!

Boletos e Carnês

Além dos sistemas integrados de cobranças online, você também pode fazer emissão de boletos e carnês por conta própria e enviar para os seus clientes da forma que preferir.

Os boletos, por exemplo, possuem uma série de vantagens. Com eles, você consegue gerar cobrança na hora, de forma simples, rápida e com custo baixo.

Além disso, o seu cliente vai ter muita facilidade para pagar, já que ele pode usar o próprio aplicativo do banco que tem conta para quitar essa dívida. Isso sem contar que ele não vai precisar gastar nada de crédito.

Já os carnês são essenciais para quem trabalha com assinatura, planos, e enfim, pagamentos recorrentes em geral. Os carnês são outra forma de cobrança bem simples, fácil de ser usada e que gera uma boa base de dados para o empresário.


Sejam boletos avulsos ou uma assinatura que exija que essa emissão seja recorrente, com a Efí esse processo de cobrança pode se tornar mais otimizado.

Essas são as principais formas de gerar cobrança em uma plataforma online. Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.