Abra sua conta grátis Carregando

Como as fotos de produtos podem aumentar suas vendas?

Publicado em 23 de fevereiro de 2016 (atualizado em 01 de abril de 2019)
Veja o motivo pelo qual tirar fotos de produto pode ajudar a aumentar suas vendas

Comprar pela internet já faz parte da vida dos brasileiros. Cada vez mais e mais pessoa se rendem à praticidade de fazer compras sem precisar sair de casa. Mesmo com a crise econômica, o segmento não para de crescer. Portanto, a expectativa da Associação Brasileira de Comercio Eletrônico (ABComm) é que o e-commerce no Brasil cresça 16% em relação ao ano passado, movimentando cerca de R$ 79,9 bilhões. É o maior avanço anual, segundo os especialistas, desde o ano de 2015. Os números otimistas atraem novos empresários, que buscam conquistar uma fatia desse mercado promissor.

No meio de tanta concorrência, qualquer detalhe pode ser fundamental para que o cliente escolha comprar na sua loja ou não. E a aparência é um dos fatores que influenciam os consumidores. Ter um layout funcional e profissional, necessário para passar segurança para quem está vistando a loja, é um ponto de atenção, mas não o único. De acordo com uma pesquisa realizada pelo E-bay, o potencial de vendas de um e-commerce cresce consideravelmente se ele possui mais fotos de produtos que estão a venda. 

Qualidade e Quantidade

O que você precisa ter em mente é que o consumidor não tem contato direto com o produto antes de realizar a compra. Por isso, é necessário criar uma experiência mais próxima do real possível. O comprador precisa ter acesso a um número maior de fotos para ter certeza de que o produto a venda é aquilo que ele precisa. Mas só o número de imagens não é suficiente. Dessa forma, é preciso prestar atenção à qualidade das fotos disponíveis. Se a foto estiver em tamanho pequeno ou não estiver nítida, o consumidor não vai arriscar a compra.

Confira, abaixo, quais devem ser sua preocupação no momento de tirar fotos dos produtos que deseja vender online:

  • Equipamento: certifique-se de ter um equipamento adequado para a realização das fotos. Nem todos os celulares possuem câmeras fotográficas apropriadas para esse tipo de trabalho. Faça alguns testes antes de começar.
  • Ângulos: as fotos devem ser feitas em todos os ângulos possíveis. Todos os lados são fundamentais para que o cliente tenha uma noção real do produto.
  • Resolução: fique atento à resolução mínima necessária para que a foto possa ser ampliada sem perder a nitidez.
  • Cor: certifique-se de que a cor do produto na foto seja fiel à realidade. O flash e as luzes de fundo podem interferir na coloração.
  • Embalagem: tire fotos do produto dentro e fora da embalagem. Isso reforça que o produto e será entregue lacrado.  
  • Situações de uso: utiliza as fotos para demonstrar as diversas situações em que produto pode ser utilizado. É uma ótima oportunidade de mostrar a versatilidade do produto.
  • Fundo: o fundo da foto deve ser liso e limpo. Lembre-se de que o objetivo é valorizar o produto a venda. Um fundo desorganizado pode tirar o foco do que realmente interessa.

Além de favorecer a compra, disponibilizar fotos de qualidade também reduz a taxa de insatisfação do cliente e de devolução do produto, já que o comprador vai ter uma noção mais real daquilo que foi adquirido e não vai se sentir enganado.

O tempo e o valor gasto com a qualidade das imagens é mais um dos investimentos necessários para o seu negócio virtual. Quanto mais profissionalismo, mais retorno para você.

Então, se você tem outras dicas de fotografias, compartilhe com a gente nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

 

Categoria

E-commerce

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.