Finanças e Gestão

Conheça as melhores formas de se tornar um ás em gestão financeira!

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Você pretende gerenciar as finanças da sua empresa sozinho? Que tal procurar uma formação sólida para se tornar um ás da gestão financeira e, quem sabe, até investir em uma nova carreira de consultor financeiro, por exemplo? Então conheça agora as melhoras formas de ingressar nesse universo e se tornar um especialista em gestão financeira.

Leia livros

Você pode começar comprando livros que tratem do assunto, fornecendo as bases da administração financeira e dando uma ideia de como aprofundar os seus conhecimentos. Existem conceitos básicos, que você aprenderá facilmente, e existem também aqueles que precisarão de uma ajudinha para serem completamente digeridos. Vá com calma, é preciso tempo para se tornar um ás da gestão financeira.

Vá a eventos e palestras

Eventos, palestras, workshops e outros tipos de conversa sobre finanças podem trazer um conhecimento bastante prático de como gerir as finanças da sua empresa. Em geral, esses eventos são organizados por entidades que desfrutam de profissionais altamente qualificados, que poderão dar dicas e sugestões para você e seu negócio. Outra oportunidade de ouro é, nessas ocasiões, estabelecer contatos interessantes, conhecer pessoas que agreguem valor. E, quem sabe, essas pessoas deem uma mãozinha de vez em quando.

Faça cursos de curta e média durações

Cursos de curta duração são aqueles que duram entre três dias e uma semana. Nesse tipo de curso você pode aprender muito sobre novas ferramentas e se aprofundar em determinado tema. Entidades como o SEBRAE ofertam esse tipo de curso para empreendedores, o que pode ser muito proveitoso para você, já que estará em contato com outras pessoas buscando desbravar os mesmos caminhos.

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Já os cursos de média duração podem se estender de um a seis meses, oportunizando uma carga mais aprofundada de conhecimento sobre a gestão financeira nas empresas. Você pode ver praticamente tudo o que precisa para gerir as finanças do seu negócio. Nesse tipo de curso, o conhecimento será voltado para a prática do dia a dia, sem muito embasamento teórico. Dessa forma, você conhece profundamente os processos envolvidos no setor financeiro de uma organização.

Faça cursos on-line

O tempo está curto? Que tal apostar nos cursos on-line? Você dispõe do seu tempo como bem quiser, acessando as aulas de onde estiver. A Fundação Bradesco, entre outras instituições, oferta cursos gratuitos de gestão financeira, podendo ser uma boa fonte de informação para quem não tem tempo de ir a um curso presencial e também para quem está sem muito dinheiro para investir em capacitação. Outra opção de cursos on-line nessa área é o Portal Educação, que oferta conteúdo aprofundado e emite certificado para quem concluir o seu curso de gestão financeira.

Faça uma graduação em gestão financeira

Se o seu desejo é conhecer profundamente a gestão financeira, é possível optar por uma graduação tecnológica. O conteúdo geralmente é focado integralmente em gestão de finanças. Em aproximadamente três anos, você obtém o diploma e conhecimento que poucas pessoas têm no mercado.

Faça uma pós-graduação

Para quem já é graduado, uma pós-graduação pode agregar valor para se tornar um verdadeiro ás da gestão financeira. Você pode optar por pós-graduações Lato Sensu ou na modalidade Strictu Senso. Ou seja, especializações ou MBAs fazem parte da primeira modalidade e o mestrado da segunda. É importante ressaltar que o mestrado é voltado para a área acadêmica, enquanto a especialização e o MBA são focados no mercado.

Manter-se atualizado com relação às novidades da área financeira requer que você esteja atento e aberto a todas as possibilidades. Dessa forma, avalie sempre qual das modalidades se encaixa melhor com a sua atual situação. Um profissional com muita experiência de mercado pode vir a querer ministrar aulas, por exemplo. Além, é claro, de contribuir para o desenvolvimento econômico-financeiro da sua empresa. Já um recém-graduado pode preferir cursos com uma duração menor ou uma especialização, que são mais condizentes com sua experiência profissional.

Está com sede de conhecimento? Então chegou a hora de procurar a melhor opção para você. Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.