Abra sua conta grátis Carregando

8 fluxos de e-mail que todo e-commerce precisa ter

Publicado em 05 de março de 2015 (atualizado em 08 de março de 2019)
Saiba quais os fluxos de e-mail para e-commerce você precisa fazer

Engana-se quem pensa que o e-mail é uma ferramenta de marketing limitada para um e-commerce. Existem diversas formas de abordar o cliente por meio do e-mail, gerando resultados positivos para o negócio. Mas como? Basta saber atingir o consumidor na hora certa e com o conteúdo certo, utilizando fluxos de e-mail.

Baseando-se no histórico de interações do cliente com seu e-commerce, é possível personalizar os fluxos de e-mail para, assim, cercar o consumidor por todos os lados, gerando engajamento, fidelização e vendas. Quer saber como? Pois acompanhe agora mesmo nosso post!

Exemplos de fluxos de e-mail

Confirmação de compra

Você conseguiu uma conversão, ou seja, o cliente efetivamente comprou de você. Aí o que você faz? Envia um e-mail de confirmação do pedido com todas as informações de que ele vai precisar para rastrear o produto. E, é claro, agradeça pela confiança de comprar com você. Aproveite a oportunidade para convidar o cliente a conhecer o blog do seu e-commerce, ler um artigo. Ou, ainda, convide-o a conhecer mais detalhes sobre a mercadoria que acabou de comprar.

Up-sell e cross-sell

Se seu cliente acaba de adquirir um produto pela internet, uma boa oportunidade de melhorar seus rendimentos é ofertar a oportunidade de melhora em sua experiência por meio da compra de produtos complementares ao que ele acaba de levar. Nesse fluxo de e-mails, envie depoimentos de pessoas que fizeram o up-sell ou o cross-sell, demonstrando a satisfação que sentiram ao adquirir uma solução ainda melhor.

Avaliação do e-commerce

Será que seu cliente se sentiu confortável em navegar no seu e-commerce? Que tal perguntar a ele? Essa é uma ótima oportunidade para você mostrar que está preocupado com a experiência do usuário, além de ser uma ótima chance de melhorar ainda mais seu site. Pedir que o cliente recomende seu e-commerce a outras pessoas é um passo poderoso nesse fluxo de e-mails.

Parecer sobre o produto

Você enviou o pedido, tem a confirmação da transportadora, mas não sabe como o cliente o recebeu? Utilize o fluxo de e-mails para fazer um follow up e perguntar se a encomenda chegou dentro do prazo, nos padrões de qualidade da embalagem e o que o cliente está achando do produto. Solicitar uma avaliação da mercadoria nesse momento pode auxiliar seu e-commerce a vender ainda mais!

Resgate de recompensas

Você mantém um programa de recompensas para fidelizar seus clientes? Se sim, avise-os da possibilidade de resgate por e-mail, evitando que eles percam os bônus e, consequentemente, fiquem insatisfeitos. Use esse momento para enviar uma mensagem de valorização e agradecimento pela fidelidade do consumidor.

Promoções e ofertas

Manter os clientes bem informados sobre as promoções e ofertas do seu e-commerce é essencial para que as vendas não parem nunca. Sendo assim, mantenha um fluxo constante de e-mails para levar suas promoções e ofertas até eles!

Abandono de carrinho de compras

Nem sempre o cliente chega ao final do checkout, mas isso não significa que você perdeu a venda! Envie imediatamente um e-mail com o link para que ele conclua a compra, afinal, pode ter acontecido algo que o impediu de finalizar a transação. Se, mesmo assim, o interessado não fechar o negócio, espere mais dois ou três dias e envie um novo e-mail, informando que o pedido irá expirar. Caso essa tentativa também não dê resultado, faça mais uma tentativa em até sete dias contados da data do primeiro acesso, ofertando um brinde ou um desconto exclusivo para que o contato leve os produtos para casa.

Recuperação de clientes

Clientes fazem falta, não é mesmo? Então diga isso a eles por meio de um e-mail. Pergunte por que deixaram de visitar seu e-commerce e oferte algum material interessante ou uma promoção para que eles voltem à atividade. Clubes de vantagem são excelentes para esse fim e também podem ser ofertados nesse e-mail.

Motivar o cliente na hora certa para fazer uma compra amplia as oportunidades de negócio do seu e-commerce e mantém o cliente engajado. Mas não se esqueça de que é preciso enviar a mensagem adequada e saber dosar a quantidade de e-mails enviados, ok?

Agora comente nas nossas redes sociais e conte como esses fluxos de e-mail são elaborados e controlados em seu negócio! Compartilhe suas experiências conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

E se você quer mais dicas para saber como fidelizar seus clientes, clique aqui!

Baixar e-book sobre Fidelização de Clientes

Categoria

E-commerce

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.