Finanças e Gestão

Por que o fluxo de caixa é essencial para a sua empresa? Entenda!

Criado em 20 de ago. de 2019

(Atualizado em 5 de dez. de 2023)

O fluxo de caixa é um relatório gerencial da entrada e saída de capital da empresa em determinado período, podendo variar de uma semana, um mês, um semestre, e assim por diante.

A lógica é simples: se há mais dinheiro entrando do que saindo, o fluxo de caixa será positivo. No entanto, se a empresa vem gastando mais do que ganha, o resultado é negativo.

Apesar de ser simples, esse controle de caixa é um importante indicador da saúde financeira do negócio e fundamental para a tomada de decisões.

Mas a gente vai te explicar isso com mais detalhes logo em seguida, além de te dar o passo a passo para trabalhar da forma correta com esses números. Vem ver!

Por que o fluxo de caixa é tão importante?

Imagine:

Você tem um bom fluxo de cliente todos os meses, mas quando vai pagar o fornecedor percebe que falta dinheiro. 🤔

Essa é uma situação é mais comum do que você imagina, e significa que a organização financeira da empresa não está tão legal assim.

O caixa pode ser imaginado como o instrumento que guarda o dinheiro recebido nas vendas. Além de ser também o que tira aquele mesmo dinheiro para comprar algo e fazer investimentos. O fluxo nada mais é do que controlar essas saídas para que as entradas sejam maiores e, assim, gerem lucro.

Por isso, ter um bom estudo objetivo e realizar um eficiente controle de caixa é essencial para qualquer empresa.

Isso independente do tamanho dela, pode ser autônomo, micro ou uma multinacional. Assim, o negócio terá garantia de lucro, o que é imprescindível para o crescimento e manutenção do empreendimento.

Tipos de fluxo de caixa

A matemática divide esse método em diferentes estilos. Abaixo, você pode conhecer cada um deles:

  • operacional: calcula as receitas e despesas, mas não contabiliza a necessidade de investimentos e capital de giro;
  • direto: calcula todos os custos e receitas, inclusive os de investimentos. É o tipo mais realizado;
  • indireto: analisa os lucros e custos de determinado período para melhorar os resultados com o passar do tempo;
  • projetado: projeta, a partir dessas análises, quanto de gastos e de receitas a empresa deve ter para crescer no mercado;
  • livre: calcula o quanto a empresa precisa ganhar em meses ou anos para poder atingir as metas propostas;
  • descontado: contabiliza o valor real da empresa para poder vendê-la em parte ou completamente.

E como calcular o fluxo de caixa?

Sim, dá para acompanhar o fluxo de caixa pelo excel. Mas, para identificar e solucionar os gargalos operacionais da empresa e alcançar o equilíbrio financeiro o quanto antes, você pode combinar com o apoio de uma conta digital PJ focada em gestão de cobranças, você pode, por exemplo:

  • emitir cobranças por Pix, boleto e cartão de crédito;
  • receber das suas vendas, pagar contas e controlar todo o financeiro;
  • visualizar todas as contas a receber e inadimplentes com facilidade;
  • fazer a conciliação bancária com rapidez;
  • emitir relatórios gerenciais
  • e muito mais!

Passo a passo | Calculando o fluxo de caixa de forma fácil

Tudo depende da forma como você prefere fazer, mas como a gente quer facilitar a sua vida, vamos ensinar o passo a passo para calcular o fluxo de caixa de forma automatizada, ok? Então, o primeiro passo é:

  1. abra sua conta PJ Efí que facilita a emissão de cobranças, a gestão de recebimentos e a sua organização financeira;
  2. contrate um software de gestão ou inicie sua planilharecomendamos o download dessa feita pelo Sebrae;
  3. sempre que precisar gastar ou investir o dinheiro recebido, adicione esse valor à planilha;
  4. tenha o controle do valor de gastos mensais: aluguel, estoque, remuneração de funcionários, etc.
  5. diminua os custos durante o mês e só gaste ou invista, se o resultado não for negativo;
  6. repita essa operação todos os meses;
  7. calcule para que o lucro de um mês seja sempre maior do que o do anterior.

Embora esse passo a passo tenha ferramentas de tecnologia, ele vale para qualquer empresa e pode ser utilizado também para prestadores de serviço, estabelecimentos físicos e negócios digitais. Isso facilita o trabalho, dá resultados precisos, reduz o tempo gasto e diminui os custos.

Dicas para um bom fluxo de caixa empresarial

A seguir, você terá algumas dicas importantes para um fluxo de caixa que funcione. Também para que ele seja objetivo e cumpra com o próprio dever no seu negócio. Vem ver!

1. Saiba a diferença entre o fluxo de caixa e o lucro

O primeiro passo é entender que fluxo de caixa e lucro são coisas distintas.

Alguns consultores alertam para um erro comum: olhar apenas o lucro e esquecer do caixa. Muitas vezes, não adianta saber se a empresa teve lucro ou não em determinado período. É o fluxo de caixa que determinará a capacidade de gerar receita e mensurar seu real valor.

Atenção, pois o lucro é enviado pelo seu contador por meio da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Já quem tem o controle sobre o fluxo de caixa é o seu setor financeiro. Por isso, analise esses dois documentos de forma conjunta, assim como outros que informem sobre a realidade financeira da empresa.

2. Tenha liquidez

Lembre-se que muitas empresas fecham as portas não por falta de lucro, mas por falta de liquidez no caixa. Assim, já dá para ter uma ideia da importância em manter o fluxo de caixa sempre sob controle.

De que adianta lucrar no fim do ano fiscal, se no meio dele a empresa não conseguiu cumprir os compromissos?

Isso pode acontecer por vários motivos: inadimplência dos clientes, investimentos altos desnecessários, distribuição de lucros não compatível com a capacidade de gerar capital.

Para evitar esses problemas, é necessário estratégia e eficiência! A inadimplência, por exemplo, pode ser reduzida com algumas técnicas que podem até zerar o número de devedores.

🔶 O que é inadimplência e como a Efí te ajuda a reduzir esse problema?

3. Tome decisões na hora certa

De posse do relatório de fluxo de caixa, o gestor saberá se há falta ou sobra de dinheiro. Assim, ele estará apto a tomar decisões para otimizar as estratégias.

Imagine que o resultado do mês se encontre negativo: não seria hora de lançar uma promoção e queimar o estoque? Por outro lado, se estiver com folga, não seria o momento de fazer investimentos? Seja com equipamentos ou na melhoria da estrutura da empresa?

Tudo isso pode e deve ser decidido a partir da análise não apenas do fluxo, mas de toda estrutura financeira. Até mesmo a reposição de estoque também pode ser decidida assim.

Por isso, tenha sempre um método bem eficiente e objetivo para poder saber a hora de fazer cada coisa.

4. Melhore a gestão de cobrança

Veja bem que os números do fluxo de caixa são importantes para melhorar a gestão da empresa como um todo. Porém, eles também servem para repensar o sistema de cobrança. 

Quando esses números teimam em ficar no negativo, isso quer dizer que a empresa pode estar queimando o capital de giro. Isso faz com que haja necessidade de descobrir o motivo.

Será que os clientes estão pagando em dia? Quando eles não pagam, a cobrança é feita de maneira rápida e eficiente? Pode ser esse o motivo a afetar o seu caixa, como também podem ser outros. Por isso, o essencial é ter uma análise bem completa, feita de tempos em tempos.

Em períodos de baixo crescimento ou prejuízos, crie relatórios semanais. Já em épocas de desenvolvimento, eles podem ser quinzenais ou até mensais. O que não pode é deixar de crescer e, muito menos, não descobrir o motivo desse estacionamento ou recessão.

5. Planeje o futuro

Planejar o futuro é agir de forma estratégica. Você deve observar se as entradas previstas serão ou não suficientes para honrar compromissos no próximo mês.

Este é o momento de pensar em soluções para evitar problemas como esse. Pode ser que você precise recorrer a linhas de crédito, mas, às vezes, com alguns cortes essa questão já é resolvida.

Por fim, pense sempre estrategicamente. Busque soluções que afetem da menor forma possível a vida financeira da sua empresa. Só recorra a empréstimos e créditos, se isso for extremamente necessário e se você tiver certeza que poderá pagá-la. Tenha em mente que se o caixa está em ordem, o lucro também estará.

LEIA TAMBÉM: 6 ferramentas da Efí para gestão financeira que prestadores de serviços precisam conhecer

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.