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O que é uma fintech e quais são as vantagens? A Gerencianet é uma? Entenda!

Publicado em 14 de julho de 2022 (atualizado em 14 de julho de 2022)
Homem negro, de óculos e sorridente entrega documentos para uma mulher sentada em uma mesa de escritório de uma fintech.

As fintechs revolucionaram o mercado financeiro. Se você ainda não sabe do que estamos falando, fique tranquilo(a) — vamos te explicar tudo sobre esse termo que já faz parte da rotina de muitos brasileiros. 😉

O que é fintech?

O jeito mais simples de entender o que é uma fintech é separando as palavras do termo: fin se refere à financial (financeiro) e tech é a abreviação de technology (tecnologia). Logo, na tradução literal, fintech significa tecnologia financeira.

Mas o que isso quer dizer?

Bom, esse termo é muito usado para definir empresas que usam tecnologia de ponta para criar produtos financeiros totalmente digitais e inovadores. 

As fintechs nasceram com o intuito de redesenhar os serviços dos bancos tradicionais para tornar a relação com o dinheiro muito mais simples, prática e econômica para o cliente. 

No Brasil, já existem muitas categorias de fintech, segundo o Banco Central. Veja alguns exemplos: 

  • de crédito;
  • de pagamento;
  • gestão financeira;
  • empréstimo;
  • investimento;
  • financiamento;
  • seguro;
  • negociação de dívidas;
  • câmbio;
  • e multisserviços.

Nessa altura, eu imagino que você deva estar pensando: “ok, mas eu também consigo usar os serviços do meu banco tradicional pela internet”. Sim, só que o banco tradicional varia entre online e presencial. Note que os serviços essenciais como abertura de conta e atendimento, geralmente, precisam ser feitos na agência física. 

As fintechs, por outro lado, nasceram no ambiente digital e funcionam de forma 100% online — desde as operações financeiras até o suporte ao cliente. 

Além de serem altamente tecnológicas e revolucionárias, as fintechs são também muito acessíveis para os usuários em termos de economia. É muito comum encontrar serviços mais baratos ou até mesmo gratuitos nesses lugares. 

Tudo graças à tecnologia: como as fintechs só operam no contexto digital, não precisam contar com grandes estruturas físicas. Esse fator reduz os seus custos internos e faz com que as tarifas também sejam menores (ou nem existam).

+ Banco digital x banco tradicional: qual deles é mais vantajoso?

O serviço prestado por uma fintech é confiável?

Via de regra, sim, é confiável. Mas como qualquer modelo de negócio, é ideal que você pesquise antes de contratar os serviços de uma fintech. 

Na hora de escolher, dê preferência às empresas autorizadas pelo Banco Central, que possuem selos de segurança e um bom sistema antifraude

Também é interessante investigar a reputação da fintech. Veja há quantos anos ela atua no mercado financeiro, quantos clientes possui em sua base, qual o valor movimentado por ano e outros dados que comprovem a robustez da empresa.

Como muitas fintechs não precisam de licença para atuar, é difícil saber o número exato de empresas existentes no Brasil. A comunidade de startups Distrito mapeou, até 2022, 1289 fintechs, com destaque para as categorias de crédito (17,5%) e de meios de pagamento (14,4%).  

5 vantagens de uma fintech 

As fintechs são conhecidas por oferecer soluções financeiras modernas, menos burocráticas e mais intuitivas de serem usadas. Listamos, abaixo, as principais vantagens para o cliente!

  1. Baixo custo: é muito comum encontrar contas digitais gratuitas e cartões sem anuidade, por exemplo. Como já comentamos, as fintechs têm menos custos com estruturas físicas e isso faz com que as operações sejam mais baratas para o cliente.
  1. Plataforma intuitiva: pelo computador ou smartphone, o cliente ganha autonomia para usar as ferramentas sem qualquer dificuldade e de forma totalmente digital.
  1. Agilidade no atendimento: as fintechs costumam oferecer diversos canais de atendimento para tirar dúvidas, com um processo humanizado e focado na experiência do cliente.
  1. Carteira de produtos diversificada: as fintechs nasceram justamente para reinventar os produtos financeiros tradicionais, acrescentando mais praticidade e tecnologia nos processos.
  1. Segurança nas operações: as fintechs regulamentadas pelo Banco Central (órgão que fiscaliza o sistema financeiro brasileiro) precisam obedecer a rigorosas regras de segurança. 

Qual a diferença entre fintech e startup?

A gente sabe que os termos “fintech” e “startup” podem gerar certa confusão. Você sabe a diferença entre eles?

Como já vimos, fintechs são empresas de serviços financeiros que usam tecnologia de ponta para oferecer produtos mais modernos e econômicos.

Por outro lado, as startups são empresas com propostas inovadoras, ainda em fase inicial, mas com alto potencial de crescimento. Esses projetos costumam atrair investidores, que aplicam seu dinheiro em troca de uma participação minoritária na empresa. 

Um exemplo muito famoso de startup, fora do nicho financeiro, é a Uber — que revolucionou o modelo de transporte feito por motoristas particulares.

Ou seja, nem toda startup é uma fintech e nem toda fintech é uma startup. 

A Gerencianet é uma fintech?

Somos sim! Nascemos e operamos de forma totalmente digital, oferecendo serviços financeiros inovadores, econômicos e fáceis de usar. 

Se você ainda não conhece a gente, vamos te contar um pouquinho sobre nós: a Gerencianet é uma Instituição de Pagamento e Financeira autorizada pelo Banco Central que, desde 2007, facilita a rotina financeira de empresas por todo o Brasil. 

Nós oferecemos uma Conta Digital para negócios gratuita, com soluções completas de cobranças e ferramentas inteligentes para gestão de dinheiro. Atendemos, hoje, cerca de 290 mil clientes e nos responsabilizamos por mais de 130 milhões de emissões anuais de cobranças. Só em 2021, foram movimentados cerca de R$ 15 bilhões nas contas cadastradas.

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  • acesso a relatórios para acompanhamento da carteira;
  • transferências por TED ou Pix;
  • pagamento de contas e depósito;
  • cartões de crédito, débito e pré-pago sem anuidade;
  • APIs robustas e prontas para integração em todas as linguagens de programação;
  • atendimento rápido e humanizado de segunda a segunda, das 7h às 22h.

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