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Fim do boleto sem registro: tudo que você precisa saber

Publicado em 27 de novembro de 2019 (atualizado em 29 de maio de 2020)
Fim do boleto sem registro

Desde 2018, novas regras em relação a emissão de boletos passaram a valer no Brasil. O boleto sem registro deixou de existir completamente no fim daquele ano e todo o processo de implementação da Nova Plataforma da Cobrança, que colocou fim no boleto não registrado, foi concluído. Esse foi um projeto que teve como objetivo trazer mais transparência para o mercado de pagamento. O órgão responsável pela mudança foi a Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos.

Agora, no documento de cobrança, é obrigatório conter o CPF ou CNPJ do pagador (sacado). Como principal vantagem, os boletos sem registro emitidos após a migração da nova plataforma só podem ser pagos no banco emissor, mesmo antes da data de vencimento.

A notícia sobre o fim do boleto sem registro fez surgir muitas dúvidas naqueles que já utilizavam essa modalidade de pagamento. Além disso, aqueles que desejam começar a cobrança por boleto ainda podem ter dúvidas sobre o assunto. 

Por isso, preparamos um artigo com as principais informações que você precisa saber sobre o assunto. Entenda aqui o que mudou, como funciona a emissão de boletos registrados e como a Gerencianet pode te ajudar nessa tarefa. Continue a leitura!

Boleto sem registro

Boleto com registro X boleto sem registro

Como o próprio nome diz, a diferença entre os dois tipos de cobrança é que um deles deve ser registrado no sistema do banco e o outro não. 

Com isso, o banco tem todas as informações sobre a cobrança. Assim, para que você cancele ou faça qualquer alteração no boleto, como data de vencimento, é preciso enviar um arquivo de remessa ao banco com todas as informações da transação. Esse processo não acontece com o boleto sem registro.

Outra diferença é com relação às tarifas cobradas. Na modalidade sem registro, o banco geralmente cobra tarifa apenas quando o boleto é efetivamente pago por meio da rede bancária. Já para a cobrança com registro, o banco pode cobrar tarifas sobre as operações, alteração ou cancelamento do boleto. Ou seja, você pode pagar mais de uma tarifa para o mesmo boleto.

A vantagem do boleto com registro bancário é que, em caso de não pagamento, ele pode ser protestado em cartório. Apesar de não ser considerado um título de crédito, é possível protestar o título indicado no boleto, geralmente uma duplicata mercantil ou de serviço. Quando não está associado a um desses títulos, não é possível protestar o boleto.

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Mesmo quando pode ser protestado, como o caso dos boletos emitidos pela Gerencianet, o procedimento não é automático e deve ser solicitado por você. Ou seja, você tem uma segurança a mais para receber de seu cliente.

Como a Gerencianet se adaptou ao fim do boleto sem registro?

Os clientes da Gerencianet não sentiram nenhuma diferença na forma como trabalham, uma vez que as carteiras de todas as emissões foram ajustadas e, automaticamente, passamos a emitir boletos registrados. Dessa forma, o fim do boleto registro não teve impacto para os clientes. 

Assim, estamos seguindo as diretrizes da Nova Plataforma de Cobrança Febraban. Além disso, todo o processo de registro é feito de forma automática. Logo, o cliente não precisa enviar remessa ou aguardar a liberação da cobrança para realizar o registro.

Assim, os boletos não são protestados automaticamente, mesmo após a transferência para a carteira de registro. Para protestar o boleto, você deve procurar o cartório de títulos da sua cidade. Além disso, você vai continuar realizando o processo de emissão da mesma forma e pagando as mesmas tarifas.

Saiba mais sobre a Nova Plataforma de Boletos

Quais as vantagens em utilizar a Gerencianet para emitir boletos registrados? 

O sistema de pagamento Gerencianet apresenta uma interface simples e fácil de navegar. Dessa maneira, os clientes podem explorar ao máximo as suas possibilidades e vantagens. 

O sistema da Gerencianet auxilia nossos clientes na redução de custos uma vez que promove agilidade, isenção de taxas em operações não realizadas e o atendimento personalizado. Veja esses e outras vantagens em utilizar nossos serviços.

Atendimento online

O sistema da Gerencianet é todo online, por isso, nosso cliente consegue interagir pelos nossos principais canais de atendimento

Assim, contar com essa tecnologia traz mobilidade e maior agilidade para os processos, uma vez que não é necessário se deslocar pessoalmente. Além do contato facilitado com a Gerencianet, o sistema permite também a notificação do cliente final por e-mail, eliminando os custos de telefonia e transporte. Consequentemente, melhora a produtividade e evita atrasos.

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Emissão de relatórios

Sabemos que a emissão de relatórios é um processo com peso importante na gestão financeira de um negócio. Com isso, é possível identificar prioridades, elencar gastos, economizar dinheiro e reinvestir.

O sistema da Gerencianet conta com a emissão de relatórios sem cobrança adicional. Todos os dias, a partir das 18h, são enviados relatórios por e-mail com a relação de boletos pagos e inadimplentes. Assim, o dia a dia do cliente é facilitado, visto que ele não precisa acessar a conta a todo momento.

Redução de custos

Você já deve ter percebido que os dois itens anteriores são importantes vantagens na redução de custos. Mas não para por aí. A plataforma da Gerencianet permite a administração dos gastos por meio de suas funcionalidades. 

Um dos diferenciais de um intermediador em relação ao sistema bancário, por exemplo, é relativo ao pagamento de tarifas. A Gerencianet só cobra por boletos pagos, ou seja, se o cliente final não fizer o pagamento, não haverá cobrança. O mesmo não acontece nos bancos. Dessa forma, mesmo com o fim do boleto sem registro, você continua pagando apenas uma tarifa. 

A redução de custos também é potencializada uma vez que não há cobrança de adesão, anuidade ou mensalidade. Enquanto isso, os bancos cobram tarifa de registro, de emissão, de cancelamento, de alteração de vencimento, entre outras. 

Integração com as soluções do cliente

Por fim, a Gerencianet possui módulos de integração com sistemas de gestão de diferentes negócios, como provedores, contabilidades, escolas, entre outros.

Essa é uma facilidade que possibilita a cobrança e emissão de boletos, por exemplo, diretamente o site do cliente.

Outra solução oferecida pela Gerencianet é o callback, sistema de retorno automático que dá um aviso assim que as operações são concretizadas. Essa é uma importante ferramenta para automatizar a comunicação com o sistema de gestão com a conta.

Como emitir boletos registrados pagando menos?

A melhor alternativa para quem quer oferecer o pagamento por boleto é utilizar o emissor de boletos registrados Gerencianet. Assim, sua empresa só paga se o cliente confirmar o pagamento, o que representa maior liquidez e lucratividade. Com a Gerencianet, você emite boletos registrados sem pagar tarifas a mais por isso.

Portanto, além da negociação com os bancos, ter uma empresa especialista em boletos para gerenciar pagamentos e cobranças é fundamental. Assim você evita a tarifa de boleto registrado e otimiza o processo de pagamento da sua empresa. Afinal, todo negócio de sucesso oferece a seus clientes as mais variadas formas de pagamento.

Por isso, se você precisa emitir boletos de forma descomplicada, a Gerencianet é a melhor solução para o seu negócio. 

Mas se você é pessoa física e quer usufruir das vantagens do boleto registrado, saiba que essa não é uma exclusividade de empresas. Autônomos e profissionais que recebem pagamentos avulsos também podem ter suas transações facilitadas com o boleto. Veja como essa emissão é realizada aqui. E claro: se ficar alguma dúvida sobre o processo, conte com a nossa equipe especializada! Até a próxima!

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