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Fim do boleto sem registro: tudo que você precisa saber

Sabrina Carvalho

19/07/2018

Fim do boleto sem registro

A notícia sobre o fim do boleto sem registro Febraban vem tirando o sono de muitos prestadores de serviços e empresários que utilizam a modalidade para fazer cobranças e deixando muitas dúvidas para quem deseja começar a utilizar a cobrança por boleto. Pensando em esclarecer as dúvidas dos usuários, preparamos um artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto:

Boleto sem registro

Boleto com registro X boleto sem registro

Como o próprio nome diz, a diferença entre os dois tipos de cobrança é que um deles deve ser registrado no sistema do banco e o outro não. Com isso, o banco tem todas as informações sobre a cobrança e, para que você consiga fazer o cancelamento ou qualquer alteração no boleto, como data de vencimento, é preciso enviar um arquivo de remessa ao banco com todas as informações da transação, o que não acontece com o boleto sem registro.

Outra diferença é com relação às tarifas cobradas. Na modalidade de cobrança sem registro, o banco geralmente cobra tarifa apenas quando o boleto é efetivamente pago por meio da rede bancária. Já para a cobrança com registro, o banco pode cobrar tarifas sobre as operações de registro, alteração ou cancelamento do boleto. Ou seja, você pode pagar mais de uma tarifa para o mesmo boleto.

A vantagem do boleto com registro bancário é que, em caso de não pagamento, ele pode ser protestado em cartório. Apesar de não ser considerado um título de crédito, é possível protestar o título de crédito indicado no boleto, geralmente uma duplicata mercantil ou de serviço. Quando não está associado a um desses títulos, não é possível protestar o boleto.

Nova call to action

Mesmo quando pode ser protestado, como o caso dos boletos emitidos pela Gerencianet, o procedimento não é automático e deve ser solicitado por você. Ou seja, você tem uma segurança a mais para receber de seu cliente.

Quando será o fim do  boleto sem registro?

O fim do boleto sem registro foi anunciado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) no início do ano como parte do Projeto Nova Plataforma de Cobrança, que tem o objetivo de trazer mais transparência para o mercado de pagamento. A aplicação da nova regra será realizada em etapas, de acordo com o cronograma divulgado pela instituição:

  • 01/09/18 – Boletos de R$200 ou mais
  • 22/09/18 – Boletos de R$100 ou mais
  • 6/10/18 – Boletos de R$50 ou mais
  • 20/10/18 – Boletos de R$0,01 ou mais
  • 3/11/18 – Processo concluído, com a inclusão dos boletos de cartão de crédito e de doações, entre outros

Os boletos com valores superiores a R$200 já estão inseridos na nova plataforma.

Para que o boleto seja registrado, será obrigatório constar no documento de cobrança e no registro bancário pela internet o CPF ou CNPJ do pagador (sacado).

Os boletos sem registro emitidos após a migração só poderão ser pagos no banco emissor, mesmo antes da data de vencimento.

Saiba mais sobre a Nova Plataforma de Boletos

E como ficam meus boletos emitidos pela Gerencianet?

A Gerencianet já possui todas as informações necessárias para realizar o registro dos boletos. Portanto, os clientes da Gerencianet não vão sentir diferença na forma como trabalham atualmente mesmo o fim do boleto sem registro. A Gerencianet já ajustou as carteiras de todas as emissões e, automaticamente, já emite boletos registrados. Assim, estamos seguindo as diretrizes da Nova Plataforma de Cobrança Febraban. Além disso, todo o processo de registro é feito de forma automática, sem que você precise enviar remessa ou aguardar a liberação da cobrança.

Você não precisa ficar preocupado: para que você continue utilizando a Gerencianet da mesma forma, os boletos não são protestados automaticamente, mesmo após a transferência para a carteira de registro. Para protestar o boleto, você deve procurar o cartório de títulos da sua cidade. Além disso, você vai continuar realizando o processo de emissão da mesma forma e pagando as mesmas tarifas.

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Como emitir boletos registrados pagando menos?

A melhor alternativa para quem quer oferecer o pagamento por boleto é utilizar o emissor de boletos registrados Gerencianet. Desta forma, sua empresa só paga se o cliente confirmar o pagamento, o que representa maior liquidez e lucratividade. Com a Gerencianet, você emite boletos registrados sem pagar tarifas a mais por isso.

Portanto, além da negociação com os bancos, ter uma empresa com expertise em gerenciar pagamentos e cobranças é fundamental para evitar a tarifa de boleto registrado. Afinal, todo negócio de sucesso oferece a seus clientes as mais variadas formas de pagamento.

Por isso, se você precisa emitir boletos de forma descomplicada, a Gerencianet é a melhor solução para o seu negócio. Conheça mais sobre a nossa ferramenta e nossas tarifas: gerencianet.com.br

Tem alguma dúvida sobre o processo? Temos uma equipe especializada para solucionar todas as suas dúvidas!

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