Boleto registrado, sem tarifa de registro.

A Gerencianet traz para seus clientes boleto registrado. Vantagens exclusivas:

  • Abertura de conta imediata e grátis
  • Sem cobrança de mensalidades
  • Sem tarifa de emissão, baixa ou cancelamento
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Oferecemos condições exclusivas para nossos clientes. O cálculo das tarifas é realizado de acordo com análise cadastral do CPF ou CNPJ do titular da conta. Faça uma consulta sem compromisso.

Blog da Gerencianet

Tudo que você precisa saber sobre o fim do boleto sem registro

Sabrina Carvalho

A notícia sobre o fim do boleto sem registro Febraban vem tirando o sono de muitos prestadores de serviços e empresários que utilizam a modalidade para fazer cobranças e deixando muitas dúvidas para quem deseja começar a utilizar a cobrança por boleto. Pensando em esclarecer as dúvidas dos usuários, preparamos um artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto:

Boleto com registro X boleto sem registro

Como o próprio nome diz, a diferença entre os dois tipos de cobrança é que um deles deve ser registrado no sistema do banco e o outro não. Com isso, o banco tem todas as informações sobre a cobrança e, para que você consiga fazer o cancelamento ou qualquer alteração no boleto, como data de vencimento, é preciso enviar um arquivo de remessa ao banco com todas as informações da transação, o que não acontece com o boleto sem registro.

Outra diferença é com relação às tarifas cobradas. Na modalidade de cobrança sem registro, o banco geralmente cobra tarifa apenas quando o boleto é efetivamente pago por meio da rede bancária. Já para a cobrança com registro, o banco pode cobrar tarifas sobre as operações de registro, alteração ou cancelamento do boleto. Ou seja, você pode pagar mais de uma tarifa para o mesmo boleto.

A vantagem do boleto com registro bancário é que, em caso de não pagamento, ele pode ser protestado em cartório. Apesar de não ser considerado um título de crédito, é possível protestar o título de crédito indicado no boleto, geralmente uma duplicata mercantil ou de serviço. Quando não está associado a um desses títulos, não é possível protestar o boleto.

Mesmo quando pode ser protestado, como o caso dos boletos que serão emitidos pela Gerencianet em breve, o procedimento não é automático e deve ser solicitado por você. Ou seja, você tem uma segurança a mais para receber de seu cliente.

Quando será o fim da cobrança sem registro?

O fim do boleto sem registro foi anunciado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) no início do ano como parte do Projeto Nova Plataforma de Cobrança, que tem o objetivo de trazer mais transparência para o mercado de pagamento. A aplicação da nova regra será realizada em etapas, de acordo com o cronograma divulgado pela instituição:

  • Junho de 2015 – Fim da oferta da cobrança sem registros para novos clientes
  • Agosto de 2015 – Início da operação da base centralizadora de benefícios
  • Dezembro de 2016 – Término da migração das carteiras de cobrança sem registro para a modalidade registrada
  • Janeiro de 2017 – Início da operação da base centralizadora de títulos

Para que o boleto seja registrado, será obrigatório constar no documento de cobrança e no registro bancário pela internet o CPF ou CNPJ do pagador (sacado).

Os boletos sem registro emitidos após 2017 só poderão ser pagos no banco emissor, mesmo antes da data de vencimento.

E como ficam meus boletos emitidos pela Gerencianet?

A Gerencianet já possui todas as informações necessárias para realizar o registro dos boletos. Portanto, os clientes da Gerencianet não vão sentir diferença na forma como trabalham atualmente. Dentro do prazo estipulado pela Febraban, a Gerencianet vai ajustar as carteiras de todas as emissões e, automaticamente, submeter os boletos para registro. Assim, estaremos seguindo as diretrizes da Nova Plataforma de Cobrança Febraban. Além disso, todo o processo de registro será feito de forma automática, sem que você precise enviar remessa ou aguardar a liberação da cobrança.

Mas você não precisa ficar preocupado: para que você continue utilizando a Gerencianet da mesma forma, os boletos não serão protestados automaticamente, mesmo após a transferência para a carteira de registro. Para protestar o boleto, você deve procurar o cartório de títulos da sua cidade. Além disso, você vai continuar realizando o processo de emissão da mesma forma e pagando as mesmas tarifas.

Por isso, se você precisa emitir boletos de forma descomplicada, a Gerencianet é a melhor solução para o seu negócio. Conheça mais sobre a nossa ferramenta e nossas tarifas: gerencianet.com.br

Tem alguma dúvida sobre o processo? Temos uma equipe especializada para solucionar todas as suas dúvidas!

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