Boletos e carnês

Fim do boleto sem registro começa já em janeiro

Criado em 29 de dez. de 2017

(Atualizado em 25 de abr. de 2022)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um novo cronograma para o fim da liquidação de boleto sem registro. A partir de janeiro de 2018, alguns boletos passaram a não ser liquidados pela rede bancária quando não forem registrados. Confira aqui o cronograma atualizado. 

A partir das datas do cronograma, boleto sem registro não serão aceitos na rede bancária. Isso acontece mesmo se o documento estiver dentro do período de vencimento.

Nova Plataforma

De acordo com o cronograma da Febraban, a implantação da nova plataforma de cobrança tem nova etapa em março. A partir do dia 24, os boletos de valor igual ou acima de R$ 800,00 poderão ser pagos em qualquer agência bancária após o vencimento, sem erros nos cálculos de multas e encargos.

Saiba mais sobre a Nova Plataforma de Boletos

Boleto sem registro

O fim do boleto sem registro e obrigatoriedade da emissão de boletos registrados é uma das mudanças da Nova Plataforma de Cobrança, que visa proporcionar mais segurança para os usuários, evitando fraudes. A alteração também trará outros benefícios, como a possibilidade de pagar os boletos registrados, mesmo após a data de vencimento, em qualquer instituição bancária.

Para fazer a emissão do título dentro das regras da Febraban e de maneira mais prática, o ideal é a utilização de uma Instituição de Pagamento. Desde 2016, a Efí disponibiliza a emissão sem cobrança da tarifa de registro para todos usuários. Ou seja, você gera boletos registrados e só paga se seu cliente efetivar o pagamento.

Para saber mais e fazer uma simulação de tarifas, clique aqui.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.