Finanças e Gestão

O que vale mais a pena: fidelizar clientes ou adquirir novos?

Criado em 17 de out. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Conquistar novos clientes foi, por muito tempo, considerada a principal atividade de empresas que buscam se estabelecer no mercado. Contudo, ainda que esse investimento seja importante, hoje se sabe que fidelizar clientes é uma estratégia mais efetiva se você quer que sua empresa cresça e tenha lucro.

Para reter um novo consumidor, é necessário que ele conheça sua marca, confie em seus serviços e produtos e encontre diferenciais que o façam não optar pela concorrência. Tudo isso, porém, envolve investimentos onerosos em publicidade. Portanto, o resultado pode ser apenas uma venda ou um contrato por curto período de tempo. Aí, você terá de, novamente, fazer novos investimentos para atrair clientes, tendo um alto custo para manter seu negócio.

Entretanto, se você investe na fidelização de clientes, toda essa etapa anterior de retenção já está cumprida. Portanto, a pessoa já se convenceu de que vale a pena fechar negócio com sua empresa. Agora, você só precisa mantê-la interessada e isso é feito de maneira muito mais simples e barata. Além disso, esse cliente fiel gerará lucro contínuo à sua empresa, ao contrário daquele que apenas foi atraído a uma primeira compra.

Veja a seguir as vantagens de seus fidelizar clientes. Saiba também como fazer isso para sua empresa ser bem-sucedida no mercado, com baixo custo.

Vantagens da fidelização

A pessoa que fica satisfeita com o serviço ou produto de uma empresa, tende a se tornar fiel àquela marca. Caso as expectativas sejam ultrapassadas, normalmente ela retorna, se interessa por outros produtos que são oferecidos e fecha mais compras. Ou seja, esse tipo de cliente acaba preferindo sua empresa, sendo menos aberto à concorrência. Ele ainda garante a maior parte do faturamento de seu negócio a médio e longo prazo.

Um cliente fiel também não prioriza preços baixos, mas a qualidade dos produtos. O bom atendimento também é um diferencial que o cliente recebe em sua companhia. Assim, você garante aumento de vendas e de ticket médio, sem precisar baixar tanto seus preços no mercado. Mantendo um atendimento exemplar, que satisfaça ao máximo as necessidades de cada pessoa, você terá um banco de dados valiosíssimo de clientes. Ao conhecer suas preferências você pode lançar produtos e serviços com maiores chances de aceitação.

Os clientes fidelizados se sentem parte da empresa e não apenas consumidores. Eles respondem a pesquisas de satisfação com sinceridade e indicam frequentemente sua marca ao seu círculo de contatos. Portanto, se você investe em fidelização, consegue sempre melhorar seu negócio. Além disso, você pode reter maior clientela sem investimentos altos em marketing tradicional.

Como fidelizar clientes

Para obter todos esses benefícios que clientes fidelizados agregam ao seu negócio, é essencial valorizar as seguintes práticas:

Conheça seu público-alvo

Conheça as necessidades e preferências de seus clientes. Saiba o que os agrada e também o que não os agrada, bem como o que esperam da sua empresa. Com essas informações em um banco de dados, atenda a cada um de forma personalizada e segmente seu público para oferecer, a todos, aquilo que consideram mais importante.

Conheça seu público alvo para Fidelizar Clientes

Relacione-se com os clientes

Mantenha contato com aqueles que já fizeram pelo menos uma compra, deixando um canal sempre disponível. Utilize telefone, e-mail, chat online para os clientes possam falar com a empresa. Além disso, invista no pós-venda! Contate o cliente para saber se ele tem alguma dúvida sobre o produto adquirido ou se a empresa pode auxiliar em algo mais.

Fidelizar Clientes

Disponibilize processos ágeis e simples

Todos os processos que envolvam o relacionamento com o cliente e suas transações comerciais devem acontecer de maneira simples e eficaz. Uma ótima solução nesse contexto é a utilização de um serviço de pagamento recorrente, que otimiza o processo de cobrança, fornecendo uma gestão clara e precisa dos pagamentos e inadimplências. Assim, seu fluxo de caixa permanece saudável, ao mesmo tempo que os clientes têm a facilidade de receber avisos sobre os pagamentos e fazer as transações financeiras com segurança e praticidade.

Ofereça diferenciais a clientes fiéis

O cliente fidelizado precisa se sentir especial por dar tanto valor a sua marca. Assim, ofereça benefícios apenas para quem é cliente leal, como: ofertas únicas, brindes, benefícios em parceiros da empresa, acesso a informações privilegiadas sobre lançamentos e um programa de fidelização que, após tanto tempo ou tantas compras, dê um benefício ao cliente.

Invista nessas ações e foque seu negócio na fidelização! Com um atendimento personalizado e serviços de qualidade, você se diferencia da concorrência. E ainda garante clientes leais para impulsionar sua empresa no mercado.

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Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite e baixe o Guia Efí para fidelização de clientes

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