Finanças e Gestão

5 dicas para fazer sua empresa de contabilidade crescer!

Criado em 19 de out. de 2017

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

2017 não tem sido um ano mais fácil que 2016 para as empresas de contabilidade. Afinal, a crise chegou para todos e o setor financeiro é o que acaba sofrendo mais.

Mas, se você acha que ainda há espaço para fazer sua contabilidade crescer, você está coberto de razão!

Uma crise pode, ao mesmo tempo, abrir espaço e criar oportunidades para quem sabe inovar. E então, para isso, é fundamental criar um planejamento coerente com o tamanho e as pretensões da empresa.

Hoje, vamos trazer cinco dicas que ajudarão sua empresa de contabilidade a crescer com o planejamento adequado. Portanto, continue lendo e veja como seu negócio pode continuar a se expandir!

Como Ter uma Gestão Perfeita em um Negócio de Contabilidade

1. Avalie o último ano

Todo bom planejamento começa com uma avaliação do que já foi feito e do que está em andamento. Por isso, o primeiro passo para fazer mudanças positivas é realizar uma avaliação do último ano.

Essa atividade vai permitir balancear tudo o que houve de positivo e negativo na gestão do seu negócio. Além disso, facilitará a enxergar as reformas mais necessárias para o ano que segue.

Para aproveitar ao máximo a avaliação do ano anterior, o ideal é que ela seja feita em equipe e que preze pelas sugestões, críticas e elogios de todos os envolvidos.

2. Realize treinamentos

Atualmente, uma das questões mais centrais no que diz respeito aos escritórios de contabilidade é a modernização da gestão. Principalmente pelas constantes mudanças na legislação.

Os treinamentos são muito importantes para a uniformidade no atendimento e na prestação de serviços. Assim, para que essa atualização seja de fato efetiva, é imprescindível realizar treinamentos em equipe.

Eles podem ser feitos de maneira simples: a direção da empresa repassa aos funcionários as informações e orientações fundamentais para o desempenho das suas atividades e também os procedimentos necessários para uma rotina de trabalho mais produtiva e eficiente.

3. Adquira um software

Ainda na linha da modernização no atendimento, cada vez mais a superação tecnológica das empresas tem sido fator diferencial.

Então, a adoção de um bom software que atenda às necessidades da empresa e dos clientes vai trazer inúmeras vantagens, tais como:

  • serviço mais prático e direto;
  • maior segurança na gestão de dados e informações;
  • redução no tempo e gastos operacionais.

Também pode ser bom avaliar a possibilidade de abri uma Conta Digital em uma Instituição de Pagamento. Esses serviços facilitam as transações financeiras entre cliente e empresa tornando-as mais seguras e confiáveis. Desta forma, você elimina as burocracias bancárias e não precisa se preocupar com arquivo remessa e arquivo retorno, já que é feito de forma automática. Saiba mais aqui. 

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

4. Invista em marketing digital para sua empresa de contabilidade crescer

As interações online vêm tomando conta das transações entre clientes e prestadores de serviços. Grande parte das decisões de contratação partem de interações que acontecem no universo digital.

Então, se sua empresa ainda não tem um plano de marketing digital, você pode estar perdendo muitos clientes novos.

As redes sociais proporcionam canais permanentes de divulgação da sua marca e permitem a integração de diferentes sistemas de gestão, facilitando a comunicação e criando a sensação de proximidade com o cliente.

5. Crie um plano anual

Tendo claras as metas e objetivos a serem atingidos, é possível traçar uma estratégia que contemple o calendário de um ano completo. Assim, vai facilitar sua empresa a lidar com os gargalos dos processos e os pontos críticos na gestão, tornando mais fácil encontrar soluções para problemas já previstos ou enfrentados.

Também pode ajudar muito pesquisar e conhecer a rotina de concorrentes do mesmo segmento. Dessa maneira, incluindo no seu planejamento os erros e acertos deles, será possível aproveitar informações e aprender muito gastando pouco.

Então, as dicas foram úteis para você? Acompanhe-nos nas redes sociais e encontre muito mais conteúdos valiosos para sua empresa de contabilidade! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.