APIs e integrações

Extrato de conciliação bancária: novo endpoint da API Pix Efí

Criado em 7 de jun. de 2022

(Atualizado em 9 de ago. de 2023)

A Efí saiu na frente, mais uma vez, com a criação de um novo endpoint para a API Pix. O extrato de conciliação foi desenvolvido para apoiar a sua conciliação bancária.

Com essa ferramenta, seu controle financeiro ficará ainda mais prático. Ao implementar a integração com o endpoint de extrato de conciliação, a API passará a encaminhar ao integrador um arquivo diário com os principais dados do Pix — pagamentos recebidos, enviados e devoluções. Saiba mais sobre esse upgrade!

De que forma o extrato de conciliação da API Pix vai melhorar seu controle financeiro?

Comparar se o que você está recebendo por meio do Pix, no fim do mês ou diariamente, está de acordo com o seu controle financeiro interno, é o que chamamos de conciliação bancária. 

Nós sabemos que a saúde financeira de uma empresa depende de um trabalho árduo e nosso propósito é tornar esse processo mais tranquilo! Por isso, usamos toda nossa expertise em APIs de recebimento para desenvolver um endpoint exclusivo para clientes Efí.

Como funciona sem o endpoint de extrato Pix?

Até então, a cada Pix recebido pela integração com a API, a Efí notifica você. 

Para fazer a conciliação bancária, sua empresa precisa exportar um extrato pela plataforma web para comparar as entradas e saídas com o seu controle financeiro interno. A quantidade de Pix anotados por você deve ser a mesma quantidade apresentada na interface Efí.

Para pequenos negócios, com poucas emissões diárias, esse método pode até funcionar. Mas grandes empresas, com milhões de requisições de Pix por dia, sentem mais dificuldade de controlar tudo manualmente. Na verdade, é quase inviável!

Sem contar que sabemos que imprevistos acontecem. A conta pode não fechar se, por exemplo, o seu sistema estiver fora do ar no momento da nossa notificação.

Como vai funcionar com o endpoint de extrato de conciliação?

Com o endpoint de extrato de conciliação, sua empresa poderá comparar o extrato, de forma sistêmica, com o seu controle interno. 

Tudo estará automatizado! O próprio sistema vai solicitar, processar e enviar o arquivo (no formato .CSV) para seu financeiro verificar se o saldo disponível é o mesmo informado no registro interno. Vale dizer que é possível gerar extrato Pix de qualquer dia/mês anterior ao dia solicitado. 

Esse extrato também pode funcionar como uma forma de monitoramento de dados que envolvem o Pix da sua empresa. Por exemplo: quantos por cento de rentabilidade sua empresa atingiu no dia x? Ou qual foi a quantidade de Pix liquidados no mês y? Basta gerar um alerta para outros departamentos do seu negócio.

Com sua conciliação bancária funcionando de forma estruturada, você consegue identificar fraudes internas, controlar as movimentações financeiras, melhorar o planejamento orçamentário e ter mais previsão sobre o fluxo de caixa.

+ Pix para pessoa jurídica: 5 vantagens de automatizar as cobranças com a API Pix

Sobre a API Pix Efí + como integrar

O novo endpoint de extrato de conciliação já foi adicionado e está disponível em nossa documentação. Lá, você encontra a referência técnica para integrar e usar esse e outros serviços em suas operações. 

Acesse o novo endpoint na documentação da API Pix

Para mais detalhes sobre o documento .CSV que é retornado no status 200, baixe o PDF.

Ainda não conhece a API Pix da Efí? 

Desenvolvida para atender pequenas, médias e grandes empresas de qualquer segmento com estabilidade e escalabilidade, a API Pix Efí é robusta, flexível e possui uma documentação bem elaborada. Além de, claro, seguir todos os padrões definidos pelo Banco Central. 

A API suporta um alto volume de transações por segundo. Só em 2021, foram movimentados R$ 15 bilhões e contabilizados mais de 1,5 bilhão de requisições aos nossos endpoints. 

Nossa eficiência vem sendo reconhecida pelos usuários e comprovada pelo próprio Banco Central. A Efí é nota A (nota máxima) no relatório de Índice de Qualidade de Serviço (IQS) publicado pelo órgão. 

Quer integrar? Converse com nossos especialistas!

Pelo Discord, você ainda pode contar com o apoio de +6000 especialistas em integração e do nosso time de desenvolvedores todos os dias.

Gostou da novidade? Aproveite para conhecer outra nova função da API Pix, o CobV — Pix cobrança com data de vencimento.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.