Marketing e Vendas

Como estruturar preços da sua loja virtual?

Criado em 30 de jan. de 2015

(Atualizado em 4 de jul. de 2023)

Conheça seus limites

Você já deve ter estabelecido o custo de todos os seus produtos e a margem de lucro desejada, correto? Pois essa é a melhor forma de começar os seus procedimentos. Lembrando que o preço é formado pelo custo total do produto mais a margem de lucro. Ou seja, a remuneração pelo investimento no negócio.

Para saber como você poderá estruturar os preços da sua loja virtual, você precisa saber também quais são os limites de margem de lucro— para mais e para menos — que você pode utilizar para ganhar o cliente. Simplificando: qual é o preço mínimo — e o máximo — de venda que você pode praticar.

Exponha os preços

A adequada exposição dos preços é importantíssima para você fazer com que o cliente pare um minutinho para olhar mais atentamente para o produto. É como em uma loja física, onde o olhar do cliente é atraído pelo preço que está em destaque, não por aquele preço que está escondidinho lá no canto, quase invisível. É ou não é?

Assim, tanto o preço à vista como as possibilidades de parcelamento devem estar claramente informados, sempre bem visíveis em sua loja virtual. Deixe explícita também sua política de pagamentos. Um exemplo é como funciona a cobrança de juros para parcelas maiores do que 6 vezes, por exemplo.

Disponibilize filtros

Só o seu cliente sabe quanto ele pode gastar, não é verdade? Então que tal oferecer a ele a oportunidade de selecionar os preços que estão dentro do programado? Deixar uma lista interminável de produtos com preços nada atrativos pode desmotivar seu consumidor, levando-o diretamente para a concorrência. Melhor se prevenir com o simples uso de filtros, não concorda?

Calcule o frete previamente

Como o frete é um dos grandes responsáveis por inviabilizar compras on-line, o cliente tem todo o direito de se aborrecer se precisar chegar até o carrinho de compras para conhecer seu custo. Dessa maneira, permita que ele calcule o valor do frete do produto ainda na página da compra. Assim é simples, fácil e rápido. Já pensou que quanto mais informações concretas sobre a compra ele tiver antes de chegar ao check-out, menores serão as chances de abandonar o carrinho por lá?

Mantenha o valor do carrinho à vista

Enquanto o cliente navega pela loja virtual, mantenha os valores do carrinho de compras bem próximos a ele. Assim é possível consultar os valores antes de adicionar mais algum produto. Dar a noção dos valores que estão sendo gastos durante a experiência do usuário o deixa mais tranquilo para escolher mais produtos. Caso contrário, ele pode ficar ansioso e parar as compras antes do esperado.

Utilize a precificação dinâmica

A precificação dinâmica é uma estratégia de atração e retenção de clientes. Nela você pode dar descontos pelo volume das compras, pelo valor gasto ou, ainda, reduzir os preços de acordo com sua concorrência. Esse processo é automatizado e permite que você trabalhe em tempo real para conquistar cada vez mais clientes. Para isso, basta contar com uma plataforma que possua a ferramenta! Então o que ainda está esperando?

Agora que você já sabe tudo sobre como estruturar os preços da sua loja virtual, que tal aprender mais a respeito do check-out transparente? Ele também vai contribuir para que seu e-commerce seja um sucesso! Recomendamos também o uso de uma boa planilha de precificação.

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