O modelo de cobrança recorrente possui muitos benefícios. Dentre eles, podemos destacar um maior fluxo de caixa previsível e redução de despesas e custos operacionais. Por isso, cada vez mais empresas prestadoras de serviços periódicos estão adotando a ferramenta na gestão de seus negócios. Podemos citar os nichos de academias, escolas, clubes de compras, entre outros, como exemplos de serviços regulares que utilizam cobrança recorrente.
A boa notícia é que pequenas e médias empresas também podem passar a usar o serviço de cobrança recorrente. O serviço pode ser utilizado principalmente se o negócio estiver em pleno crescimento. Mas para desfrutar de todas as vantagens deste tipo de cobrança, é preciso ter controle do fluxo das informações e organização na gestão. Fique atento aos quatro principais erros relacionados ao serviço de cobrança recorrente.
No modelo de cobrança recorrente, assim que o cliente começa a pagar, o serviço já deve estar disponível. Ou seja, ser fornecido de maneira integral imediatamente após o cliente adquirir o produto ou serviço. E se ele deixar de pagar um boleto e ficar muitos dias em atraso, o serviço deve ser suspenso, certo?
Para que isso aconteça de maneira efetiva é importante fazer o controle do fluxo de cobrança. Dessa forma, nem você nem seus clientes vão ter qualquer tipo de prejuízo. Além de conseguir identificar quem está pagando e quem não está, é preciso criar regras para interromper os serviços em caso de débito. Porém, é imprescindível reativá-los automaticamente assim que o pagamento for feito. Para isso, é importante levar em consideração o prazo de confirmação de pagamento do sistema que você utiliza.
Caso contrário, você corre riscos que podem prejudicar sua empresa e os clientes. Uma das possibilidades é continuar a oferecer o serviço para os inadimplentes e, com isso, ter prejuízos. Ou, o que é pior, deixar de atender quem está com os pagamentos em dia, prejudicando sua imagem.
Quem trabalha com cobrança recorrente consegue reconhecer mais facilmente o perfil de seus clientes. Por isso mesmo, sabe que cada um deles possui características e interesses diferentes. Dessa forma, a cobrança também deve ser adequada às necessidades de cada consumidor.
Ao adotar um modelo de cobrança recorrente, procure aquele que permita a personalização de cada acordo. Ele deve ter regras específicas para cada cliente, como a data de pagamento, por exemplo. Afinal, há pessoas que preferem pagar no começo do mês, outras no final. Deixe que o seu cliente escolha o melhor dia para pagar.
Dê também a opção de enviar o boleto por e-mail. Essa funcionalidade auxilia o cliente para que ele possa baixar e imprimir o arquivo ou pagar via internet banking. Outra alternativa é oferecer a cobrança automática direto no cartão de crédito do seu cliente. Esse modelo é mais prático para quem está pagando e diminui as possibilidade de cancelamento ou inadimplência. Dessa forma, você verá na prática que essa personalização auxilia bastante na fidelização do cliente.
Como Cobrar Clientes Inadimplentes
Fazer a projeção da receita baseada apenas no número de clientes não dá certo. Isso porque, de um período para outro, eles podem cancelar o serviço contratado ou mesmo não pagar o boleto emitido.
Além de ficar de olho no número de clientes da sua base, controle também as taxas de inadimplência e atraso, para prever um cenário mais seguro dos próximos meses. Verifique sempre quantos clientes possuem fatura em aberto. Saiba quais deles pagam em dia, qual o saldo positivo e negativo de cada um e se a inadimplência ocorre em alguma faixa de valor.
Considere também possíveis impactos causados na sua projeção por promoções temporárias e mudanças pontuais nos contratos das cobranças recorrentes. Se você tem dificuldades com a projeção do faturamento, provavelmente também pode ter problemas com outras questões da gestão financeira. Mantenha-se informado sobre assunto e procure entender melhor sobre as finanças corporativas para buscar uma administração mais assertiva.
O pagamento via boleto também é bastante comum em e-commerces de clubes de assinaturas. Muitos deles lidam não apenas com serviços, mas também com produtos físicos – como clube do vinho, da cerveja ou do pet. Nestes casos, é preciso fazer o controle rígido do estoque e da disponibilidade de entrega das mercadorias.
Quando sua empresa emite e envia o boleto, existe um período entre o pagamento e compensação do banco em que o produto deve ficar disponível para entrega. Portanto, fique de olho nas taxas de inadimplência e no tempo para recebimento ou confirmação do pagamento. Isso ajuda a manter seus preços competitivos e diminui o impacto de boletos gerados e não pagos.
Se você ainda está pesquisando formas de fazer suas cobranças, a Efí pode ajudar! Oferecemos opções para gerenciamento de cobranças recorrentes, com a periodicidade que você escolher, ou cobrança diretamente no cartão de crédito. Então, quer saber mais sobre nossas soluções e serviços? Solicite uma proposta!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.