Marketing e Vendas

Entenda o que é site responsivo e porque é importante para seu e-commerce

Criado em 23 de jan. de 2015

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Quais são as vantagens do design responsivo?

Ter um único site, adaptável a qualquer dispositivo já é um grande benefício por si só. Ele proporciona uma redução dos custos e permite que se mantenha o foco e as energias em apenas uma plataforma. Ela é devidamente alimentada por todas as informações de uma só vez, sem a necessidade de retrabalho.

Além disso, o site responsivo traz a certeza de atingir todos os seus potenciais clientes com a devida qualidade, sem prejudicar a experiência do usuário com seu e-commerce e sem perder em vendas, já que é possível fazer todas as operações por meio de qualquer que seja o dispositivo.

A comodidade que um design responsivo traz tanto para a empresa quanto para seus clientes aumenta significativamente o engajamento, cria uma relação de maior confiança com sua audiência e fomenta as compras em qualquer situação. Se é só benefício, o que ainda está esperando?

Como garantir um design responsivo para seu e-commerce?

Existem alguns pontos cruciais quando o assunto é site responsivo. O primeiro deles é a navegabilidade, que deve ser leve e proporcionar extrema agilidade para o usuário. Afinal, já é comprovado que um visitante não espera mais do que alguns segundos para que uma página carregue em um dispositivo móvel. E você não quer perder clientes por uns míseros segundos, quer?

Por utilizar os recursos do flat design para criar uma interface mais amigável e de fácil manuseio nos dispositivos mobile, o site responsivo também é intuitivo. Principalmente pelos menus reduzidos e a necessidade de se operar os comandos com os dedos. O check-out facilitado e a opção de se comprar sem o cadastramento prévio também são elementos essenciais para um site responsivo, visando dar a dinamicidade certa para a experiência do usuário.

Por que investir no site responsivo para seu e-commerce?

Segundo dados do relatório WebShoppers, da empresa e-Bit, já existem 1,4 linhas telefônicas por pessoa no Brasil. E esse número deve crescer ainda mais nos próximos anos, dada a facilidade com que se adquire um smartphone atualmente. No primeiro semestre de 2014, de acordo com o mesmo relatório, houve um crescimento de quase 50% nas compras mobile, deixando o m-commerce com 7% da fatia do mercado das compras on-line nesse período, o que representa 1,13 bilhão de reais em vendas.

A Mobi.life também realizou uma pesquisa por meio da qual descobriu que quase 70% das pessoas já fizeram compras com seus dispositivos móveis, sendo que, desse montante, 60% o fizeram por meio de sites. Quando perguntados sobre o que mais valorizam em uma compra no ambiente mobile, os entrevistados afirmaram que era a segurança e a responsividade. Ou seja, se está procurando entender melhor como e por que utilizar um site responsivo, chegou ao X da questão!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.