Marketing e Vendas

Saiba quais são as principais estratégias para encantar o seu cliente

Criado em 26 de set. de 2019

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

No dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente. A data ainda não é tão comercial para os varejistas se comparada ao Dia Consumidor. Porém, de acordo com o Google Insights, desde 2017, as buscas por esse dia aumentaram em 85% por parte dos consumidores. Para consolidar o interesse dos clientes e varejistas, foram pensadas algumas ações que podem auxiliar na estratégia da sua empresa. Dessa maneira, é possível encantar o seu cliente e criar um ótimo relacionamento entre ele e sua marca. Então, veja a seguir algumas dicas!  

1. Mídias e conteúdos de buscas

Crie mecanismos e mídias que façam você se destacar em sites de pesquisas. Dessa maneira, você pode criar anúncios e conteúdos que façam referência a essa data. É importante usar redes sociais para:

  •  criar uma agenda de publicações;
  •  determinar os canais de comunicação;
  • usar palavras-chave que facilitem a identificação das buscas.

2. Promoções e conteúdos exclusivos 

Ao invés de realizar uma grande campanha para todos usuários que acessam sua página, tente direcionar para aquelas pessoas que visitaram um produto e não fizeram a compra, que simularam preços e taxas ou que preencheram formulários. É possível filtrar dados qualitativos e quantitativos como:

  • interação do usuário durante o acesso ao seu site;
  • itens e buscas de interesse;
  • perfil do usuário.

Dessa forma, algumas estratégias podem ser facilitadas, como a criação de e-mails personalizados, envio de cupons de descontos, códigos promocionais, links com taxas promocionais temporárias e voucher de desconto.

Lembre-se: para grandes campanhas, é necessário preparar a estrutura do seu negócio e pensar sobre o estoque, suporte e logística.

3. Encantar o seu cliente e fidelizá-lo

Não foque apenas no seu cliente potencial, mas faça também ações exclusivas para encantar quem já é cliente. Segmentar a campanha e analisar dados como feedbacks dos seus usuários, interações em redes sociais, avaliar o histórico do cliente no seu site e montar um conteúdo especial para ele são práticas que podem ser adotadas. Ressaltamos que é importante fazer algo único que faça o seu cliente se sentir parte da sua empresa. Para isso, você pode:  

  • enviar e-mail e SMS personalizado;
  • oferecer brindes promocionais da sua marca;
  • escutar seu cliente para entender as dificuldades e problemas na utilização do seu produto ou serviço. 

4. Qualidade do produto e serviço

É importante no meio digital ou físico sempre manter uma boa comunicação com seu cliente. Portanto, seja claro e transparente naquilo que você pode ou não oferecer. Muitas vezes, as vantagens do seu site ou sistema vão além do preço e podem agregar segurança, atendimento e outros aspectos. Veja abaixo como fazer isso!

  • Mantenha mais de um canal de comunicação.
  •  Se atente para melhorias solicitadas pelos seus clientes.
  • Alinhe sua campanha com os direitos do consumidor.

Após definir e aplicar a melhor estratégia para o seu negócio, não se esqueça de avaliar os retornos obtidos. Dessa maneira, no próximo ano, será possível alinhar ainda mais as suas estratégias para o dia do cliente.

Gostou desse conteúdo e já quer colocar todas as estratégias para encantar sua cliente em prática? Então confira nossas dicas para realizar compras onlines em datas comemorativas!

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