Abra sua conta grátis Carregando

Empréstimo Empresarial é uma boa opção para a sua empresa?

Publicado em 13 de junho de 2019 (atualizado em 23 de agosto de 2019)
Empréstimo empresarial é uma boa opção para a sua empresa?

É muito comum que empresas, no início da operação, apresentem limitações de orçamento. Com isso, acabam deixando de lado oportunidades de desenvolvimento de negócios e planos de expansão. Mas é muito importante saber que, fazendo um planejamento bem feito e tendo a devida organização financeira, existem formas de viabilizar o crescimento e a realização de projetos idealizados por meio de linhas de crédito e empréstimo empresarial.

Os créditos empresariais são boas opções para atender as necessidades de evolução do negócio quando a empresa não tem recursos financeiros para tal. Essa modalidade consiste no fornecimento de capital para o custeio de investimentos que possibilitem a alavancagem das atividades centrais do negócio.

Com esses recurso, a empresa tem a possibilidade de melhorar seus resultados e, consequentemente, o aumentar seus lucros. Dessa forma, o empréstimo é quitado com tranquilidade, sem afetar o crescimento do caixa da empresa. Para que isso aconteça, o empréstimo deve ser realizado de forma planejada e organizada.

É importante estar ciente que empresas que oferecem soluções financeiras costumam apresentar condições mais interessantes que os bancos. E elas podem ser taxas de juros mais acessíveis, maior número de parcelas e melhor atendimento, por exemplo.

Falaremos um pouco sobre essa e outras informações relevantes a quem deseja realizar um empréstimo:

Empréstimo empresarial não significa que sua empresa está indo mal

Empréstimo empresarial não significa que sua empresa está indo mal

Empréstimo por si só indica que a empresa apresenta uma necessidade de capital extra. Porém, isso não significa que ela está mal ou até mesmo endividada. Para o funcionamento de qualquer negócio, é necessário um investimento. Dessa maneira, ele possibilita a realização das atividades e a manutenção no estágio inicial.

Assim, muitas vezes, o empreendedor acaba investindo todo o seu recurso sem pensar no capital necessário para executar projetos de expansão, por exemplo. Dessa maneira, para reverter essa situação, a captação de recursos de terceiros se torna uma opção.

Além disso, muitas vezes, o capital inicial obtido pode não ter sido suficiente. Assim, o empréstimo vem como uma alternativa para cobrir dívidas contraídas ao longo do início da operação.

No entanto, é muito importante verificar condições que possam ser honradas no futuro. Dessa forma, o empréstimo não se torna um problema financeiro para a empresa.

Manter uma boa reputação é crucial

Dois critérios são fundamentais para conseguir um empréstimo: o caráter e a capacidade de pagamento. O caráter é a reputação da empresa diante de seus colaboradores e fornecedores e a forma de lidar com problemas. A capacidade refere-se ao potencial de honrar com compromissos e quitar as dívidas obtidas.

O concessor do empréstimo, que está em processo de análise de um tomador, buscará checar a reputação do solicitante. Afinal, conceder um empréstimo para uma empresa que não conseguirá pagá-lo no prazo determinado representa um risco. Dessa forma, manter uma boa reputação é muito importante quando for solicitar um empréstimo. Por isso mantenha as contas e impostos sempre em dia.

Saiba que financiamentos e empréstimos são coisas diferentes

Saiba que financiamentos e empréstimos são coisas diferentes

Quem busca por empréstimo empresarial deve saber que empréstimo e financiamento são coisas diferentes. O primeiro consiste na captação de recurso sem pré-definição da sua motivação de uso. O segundo é feito para finalidades específicas, pré-definida no momento do contrato.

É fundamental entender a diferença entre os dois e realizar o que for realmente adequado de acordo com sua finalidade.

As despesas com juros do empréstimo podem ser abatidas no imposto de renda

Todo ônus possui um bônus. Uma das vantagens é que ao solicitar empréstimo empresarial, as despesas com juros da transação podem, em determinadas situações, ser abatidas no imposto de renda. Essa prática não é muito conhecida, mas apresenta um grande diferencial na hora do fechamento de contas da empresa.

Para planejar uma captação de recurso e organizar as finanças empresariais, vale consultar um contador para verificar o quanto essa prática é aplicável para a sua empresa. 

Como o Empréstimo Empresarial pode ser uma solução para o seu negócio sair do vermelho?

Como o Empréstimo Empresarial pode ser uma solução para o seu negócio sair do vermelho?

Ainda que o motivo do empréstimo seja um pouco mais delicado, ele representa também uma solução para tirar a empresa do vermelho.  O empreendedor deve vislumbrar a opção não como um fracasso, mas sim como uma possibilidade para manter as atividades e recuperar a saúde financeira do negócio.

A captação de recurso é uma forma de pagar fornecedores em atraso e cobrir possíveis dívidas. Dessa forma, é viabilizado a normalização da operação e dos processos. Para não transformar o problema em uma bola de neve, é preciso que a tomada de decisões seja feita com base em uma análise detalhada do fluxo de caixa.

Caso necessário, o empreendedor deve contratar um profissional que possua o conhecimento. Assim, ele pode diagnosticar o problema e fazer o que for preciso para solucionar a situação financeira. Quando a empresa não possui uma estrutura de custos e despesas bem definidas, fica mais sujeita a dívidas. Com a devida organização e informação, fica fácil reverter essa situação e obter um maior controle financeiro.

As dificuldades da gestão, o controle de custos e a otimização da operação podem ser superadas de forma rápida e inovadora. Você está em busca de um empréstimo empresarial que contribua para que o crescimento do seu negócio caiba no seu orçamento? Entre em contato com a Biz e entenda como essa decisão pode, de forma simples e rápida, proporcionar uma melhora de desempenho, além de resultados muito mais interessantes!

Texto escrito pela equipe de redação da BizCapital, fintech que tem o objetivo de agilizar e facilitar decisões financeiras inteligentes e conscientes para obtenção de crédito empresarial.

Manual Financeiro para Empreendedores

Categoria

Gerencianet

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.