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Emitir boleto registrado: posso se minha empresa é pequena?

Publicado em 03 de abril de 2017 (atualizado em 30 de julho de 2019)
Emitir boleto registrado

Apesar das facilidades de realizar um pagamento com cartão de crédito, o número de consumidores que preferem trabalhar com boleto bancário ainda é muito grande. Por isso, é sempre importante oferecer esta opção para o cliente. Atualmente, com a determinação da Federação Nacional do Bancos (Febraban) sobre a obrigatoriedade de emissão de boletos registrados, muitos empreendedores ficam na dúvida sobre a viabilidade do negócio. Confira porque é fácil para sua empresa, independente do tamanho, emitir boleto registrado:

Pequenas empresas podem emitir boleto registrado?

A primeira coisa a ter em mente é que pequenas empresas podem, sim, emitir boleto registrado. Portanto, até mesmo pessoas físicas podem emitir boleto de cobrança. Muitos gestores têm essa dúvida porque pensam nos boletos como títulos de emissão cara e complicada. Só que, hoje em dia, esses mitos não mais correspondem à realidade. Há empresas que oferecem soluções de baixo custo, sem nem precisar de convênio bancário. A Gerencianet, por exemplo, é especialista em boletos e o primeiro intermediador de pagamentos a oferecer a emissão de boletos registrados sem a tarifa de registro. Ou seja, só existe cobrança de tarifa quando seu cliente efetua o pagamento do boleto. Só uma especialista em boletos para oferecer essas vantagens.

Saiba mais sobre a Nova Plataforma de Boletos

Quais as vantagens?

Não há nada melhor do que dar opções aos seus clientes, não é mesmo? Eles gostam, assim como você, de facilidades na hora de pagar. Muitos optam pelo pagamento por meio de boleto bancário por causa da segurança. O comércio eletrônico vem crescendo, é verdade, mas ainda existem muitas pessoas que têm receio de colocar os números de seus cartões de crédito na internet. O boleto é a forma de pagamento ideal para esses consumidores, que podem pagá-lo usando o código de barras em qualquer agência bancária, casa lotérica, agência dos Correios, estabelecimentos da rede credenciada e até mesmo pelo aplicativo no celular. Além disso, a disponibilidade dessa opção dá um ar muito mais profissional ao seu negócio.

Como faço para começar a emitir boletos registrados?

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) alterou as diretrizes referentes à emissão e pagamento de boletos bancários. Apesar de pegar muita gente de surpresa, as novas resoluções vieram para modernizar a emissão e pagamento de boletos bancários. Para oferecer maior segurança e facilidade àqueles que utilizam esse serviço, foi extinto o boleto na modalidade sem registro. Em julho de 2017 foram anunciadas as mudanças referentes à emissão de boletos que entraram em vigor no ano seguinte. A Nova Plataforma de Cobrança instituiu a indispensabilidade da emissão de boletos registrados, extinguindo assim, a possibilidade de emissão sem registro.Desta forma, o órgão bancário se tornou o responsável por fiscalizar desde a emissão de boletos até sua quitação, evitando transtornos para as partes envolvidas.

Os boletos registrados são emitidos com os dados da empresa ou pessoa física que comercializa o produto e também do comprador. Eles podem ser pagos em qualquer banco, casas lotéricas ou instituição credenciada para realizar os recebimentos mesmo após o vencimento. A implantação da medida vem como um mecanismo para centralizar a base de títulos nacionais e evitar fraudes.

Emitir boletos registrados com a Gerencianet é muito simples. Basta abrir uma conta gratuita e utilizar a plataforma para emitir boletos registrados e gerenciar o pagamento deles. Para receber seu dinheiro, você só precisa ter uma conta bancária em seu nome ou no nome da sua empresa. A plataforma também oferece facilidades como emissão automática de boletos registrados recorrentes, ideais para cobrança de mensalidades.

Confira no vídeo a seguir como esse processo funciona na plataforma!

Como tudo isso funciona?

Por meio de uma plataforma especializada, você faz a emissão de boletos com os dados da cobrança e de seu cliente. Ele pode receber o boleto por e-mail ou você pode imprimir e entregá-lo pessoalmente. Uma cópia em PDF sempre estará disponível para baixar e imprimir, caso seja do interesse do cliente. Assim que o consumidor fizer o pagamento, um relatório com os detalhes da transação será enviado ao seu e-mail para que não se perca o controle. Após o prazo de disponibilização de saldo, esses valores já estarão disponíveis para transferir para a conta bancária da empresa. Fácil, não?

Viu como oferecer a emissão boletos registrados não é coisa só de grandes empresas? Se até pessoas físicas podem emitir boletos registrados, imagine se a sua empresa não poderia!

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Categoria

Gestão Financeira

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