Boletos e carnês

Emissão de boleto registrado: como fazer de forma facilitada?

Criado em 5 de dez. de 2017

(Atualizado em 25 de abr. de 2022)

Realizar a cobrança do cliente de forma simples e eficaz é um dos passos para uma transação comercial de sucesso. Ou seja, você pode garantir o fechamento de uma venda. Para isso, é interessante que você ofereça ao consumidor as mais variadas opções de pagamento. Nesse contexto, a emissão de boleto registrado — segundo as novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) — é uma das maneiras mais escolhidas.

A modalidade de boleto é simples e fácil de ser adotada. Além disso, ela é uma opção viável para o micro, pequeno e médio empresário. Além disso, pessoas físicas também podem gerar boletos de cobrança sem dificuldades.

Reunimos algumas informações interessantes sobre o uso do boleto registrado para a sua empresa. Além disso, abordamos como fazer o uso da melhor maneira possível. Então continue lendo!

Conheça o Sistema de Gestão de Cobranças da Efí

Formas de emissão

A emissão de boletos pode ser feita de duas maneiras: com registro ou sem registro. Porém, a Febraban já extinguiu, desde 2018, o boleto na modalidade sem registro. Saiba mais sobre essas opções adiante.

Boleto sem registro

Tratava-se de um modelo no qual o banco não toma conhecimento de sua emissão, mas somente quando ele é quitado junto à instituição financeira. Dessa maneira, a tarifa só é cobrada se o boleto for pago pelo consumidor.

Boleto com registro

Nesse modelo, o emissor paga a tarifa pela emissão do boleto e, em caso de cancelamento ou alterações, um novo valor é cobrado. Dessa forma, o emissor tem mais controle da arrecadação, já que ela é registrada no sistema bancário. Trata-se de uma opção mais segura, que entrega um número maior de vantagens.

Assim, com a utilização do boleto registrado é possível abrir um protesto sobre inadimplentes. Portanto, para protestar é necessário comprovar que realmente existe uma dívida. Para isso, você deve procurar o cartório de títulos da sua cidade e se informar sobre o procedimento que deve ser seguido.

Confira no vídeo a seguir como esse processo funciona na plataforma!

Benefícios da emissão de boleto registrado

Uma das desvantagens que existiam para as pequenas e médias empresas na hora de realizar a emissão de boletos com registro era o fato de ser necessário implementar boa parte do controle.

Isso implicava o envio periódico de uma lista de boletos emitidos ao banco (também conhecidos como arquivos de remessa) contendo suas informações e qualquer alteração, processando a resposta recebida, além do pagamento de diversas tarifas.

Com o advento das plataformas de pagamento online e soluções em sistemas para realização de cobranças, esse tipo de controle já é automaticamente implementado. O emissor só se preocupa em emitir o documento. Vamos listar algumas outras vantagens no uso de uma plataforma para facilitar a emissão de boletos registrados.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Controle simples

Utilizar uma plataforma de pagamentos facilita muito a emissão e controle dos boletos emitidos pela empresa, assim como a visualização dos valores já quitados e os que ainda estão em espera. Não é necessário nenhum outro tipo de verificação por parte do emissor, já que a plataforma se responsabiliza por tudo.

Cobranças recorrentes

Se sua empresa realiza cobranças recorrentes e precisa emitir os boletos a cada período para um mesmo serviço, a plataforma pode agendar as cobranças, não sendo necessário o emissor realizar a configuração sempre que a operação precise ser feita.

Menores custos

A utilização de uma plataforma de pagamentos pode apresentar menores custos do que gerar manualmente suas cobranças. A Efí, por exemplo, permite que você gere boletos com registro sem tarifas de emissão, pagando apenas em caso de pagamento confirmado, uma vantagem que pode reduzir muito os custos.

Como podemos ver, utilizar uma plataforma de pagamentos é a forma mais simples para emissão de boleto registrado. Entre em contato conosco e nos deixe mostrar o que a plataforma da Efí pode fazer pela sua empresa!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.