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Emissão de boleto registrado: como fazer de forma facilitada?

Editor Gerencianet

08/06/2018

Realizar a cobrança do cliente de forma simples e eficaz é um dos passos para uma transação comercial de sucesso, ou seja, garantir o fechamento da venda. Para isso, é interessante que você ofereça ao consumidor as mais variadas opções de pagamento. Nesse contexto, a emissão de boleto registrado — segundo as novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) — é uma das maneiras mais escolhidas.

A modalidade de boleto é simples e fácil de ser adotada, além de ser uma opção viável para o micro, pequeno e médio empresário. Além disso, pessoas físicas também podem gerar boletos de cobrança sem dificuldades.

Neste post, reunimos algumas informações interessantes sobre o uso do boleto registrado para a sua empresa e abordamos como fazê-lo da melhor maneira possível. Continue conosco.

Saiba mais sobre a Nova Plataforma de Boletos

Formas de emissão

A emissão de boletos pode ser feita de duas maneiras: com registro ou sem registro. Porém, a Febraban já iniciou, desde o começo de 2017, um movimento para extinguir o boleto sem registro. Saiba mais sobre essas opções adiante.

Boleto sem registro

Trata-se de um modelo no qual o banco não toma conhecimento de sua emissão, mas somente quando ele é quitado junto à instituição financeira. Dessa maneira, a tarifa só é cobrada se o boleto for pago pelo consumidor.

Boleto com registro

Nesse modelo, o emissor paga a tarifa pela emissão do boleto e, em caso de cancelamento ou alterações, um novo valor é cobrado. Dessa forma, o emissor tem mais controle da arrecadação, já que ela é registrada no sistema bancário. Trata-se de uma opção mais segura, que entrega um número maior de vantagens.

Nos dois casos, tanto no boleto registrado como no sem registro, é possível abrir um protesto sobre inadimplentes. Para protestar é necessário comprovar que realmente existe uma dívida. Para isso, você deve procurar o cartório de títulos da sua cidade e se informar sobre o procedimento que deve ser seguido.

Benefícios da emissão de boleto registrado

Uma das desvantagens que existiam para as pequenas e médias empresas na hora de realizar a emissão de boletos com registro era o fato de ser necessário implementar boa parte do controle.

Isso implicava o envio periódico de uma lista de boletos emitidos ao banco (também conhecidos como arquivos de remessa) contendo suas informações e qualquer alteração, processando a resposta recebida, além do pagamento de diversas tarifas.

Com o advento das plataformas de pagamento online e soluções em sistemas para realização de cobranças, esse tipo de controle já é automaticamente implementado. O emissor só se preocupa em emitir o documento. Vamos listar algumas outras vantagens no uso de uma plataforma para facilitar a emissão de boletos registrados.

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Controle simples

Utilizar uma plataforma de pagamentos facilita muito a emissão e controle dos boletos emitidos pela empresa, assim como a visualização dos valores já quitados e os que ainda estão em espera. Não é necessário nenhum outro tipo de verificação por parte do emissor, já que a plataforma se responsabiliza por tudo.

Cobranças recorrentes

Se sua empresa realiza cobranças recorrentes e precisa emitir os boletos a cada período para um mesmo serviço, a plataforma pode agendar as cobranças, não sendo necessário o emissor realizar a configuração sempre que a operação precise ser feita.

Menores custos

A utilização de uma plataforma de pagamentos pode apresentar menores custos do que gerar manualmente suas cobranças. A Gerencianet, por exemplo, permite que você gere boletos com registro sem tarifas de emissão, pagando apenas em caso de pagamento confirmado, uma vantagem que pode reduzir muito os custos.

Como podemos ver, utilizar uma plataforma de pagamentos é a forma mais simples para emissão de boleto registrado. Entre em contato conosco e nos deixe mostrar o que a plataforma da Gerencianet pode fazer pela sua empresa!

Categoria

Gestão Financeira

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