Abra sua conta grátis Carregando

Como fazer a emissão de boleto de cobrança de forma facilitada

Publicado em 27 de fevereiro de 2018 (atualizado em 28 de maio de 2019)
Emissão de boleto de cobrança

Para uma boa fluidez nos dados das instituições, é preciso que os gestores invistam em ferramentas que contribuem com a eficácia da realização dos trabalhos corporativos. Caso contrário, cada operação vai demorar muito mais, ocupando dinheiro e tempo de sua empresa. Exemplo disso é a emissão de boleto de cobrança.

Para se adaptar às normas de alguns mecanismos burocráticos, é necessário avançar por padrões que sejam viáveis. O intuito é otimizar tanto o atendimento aos clientes como a legalidade diante do fisco. A boa notícia é que existem alguns sistemas que facilitam a rotina de um escritório. Quer saber quais são eles? Continue a leitura!

eBook grat

Quais são as vantagens da emissão de boleto de cobrança?

Uma das vantagens relaciona-se ao fato de o boleto ser uma das maneiras favoritas dos consumidores. Isso é ainda mais observado nas compras online, já que grande parte dos clientes não possuem cartão de crédito. Outro fator importante é a possibilidade de invalidar a compra por meio do não pagamento do boleto. Comum em casos de desistência da compra, por exemplo, a prática é vista como vantagem pelo cliente.

Portanto, como o consumidor não é obrigado a informar os dados do cartão, a opção também é classificada como mais segura.

Quais os benefícios de implantar uma plataforma de cobrança?

Existem intermediadores de pagamentos que integram todas as questões burocráticas da companhia em um só lugar. Assim, eles atuam como especialistas em boletos durante a emissão, gerenciamento de finanças, pagamento com cartão de crédito, entre outras funções.

Conheça os benefícios de se emitir cobranças por boletos via sistema integrado:

  • maior velocidade no momento de gerar o documento;
  • os dados são automaticamente inseridos;
  • melhor monitoramento dos pagamentos efetuados pelo cliente;
  • redução de colaboradores envolvidos no processo;
  • mais facilidade para emissão de boletos registrados, como exige a lei;
  • utilização do sistema online de qualquer lugar;
  • possibilidade de enviar cobranças por e-mail ou SMS;
  • menor custo em relação ao banco.

Como emitir boletos de cobrança registrados?

Com o objetivo de oferecer mais segurança às pessoas que utilizam o boleto como forma de cobrança e pagamento, a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) determinou a obrigatoriedade da emissão de boletos registrados. O sistema bancário pode, desta forma, monitorar as operações desde a etapa da emissão dos boletos até sua quitação. Dessa maneira, auxilia a reduzir o risco de danos e prejuízos.

Além do mais, a segurança ofertada por essa forma de documento é muito maior se relacionada ao gênero sem registro. A emissão de boletos sem registro não pode mais ser realizada, seguindo normativas da Febraban. Isso é recomendável porque, ao ser registrado, ele se faz um documento original, assegurando a viabilidade de práticas realizadas em cartório, por exemplo. Muitas plataformas de cobrança, como a Gerencianet, já oferecem a emissão de boletos registrados de forma facilitada, diminuindo a burocracia e os custos do processo.

Como escolher um intermediador de pagamento para seu negócio?

Para desfrutar dos benefícios da emissão de boletos pagando menos, é recomendável optar por um sistema de gestão. Então é preciso averiguar quais as necessidades da empresa para conseguir escolher, dentre as plataformas disponíveis, aquela que melhor atende. Diante dos benefícios listados, deve-se inserir um sistema de segurança eficaz para os dados de sua organização.

Independentemente do local, do horário e do dispositivo que acesse a Internet, é imprescindível poder conectar-se ao sistema com total segurança. A gestão do intermediador deve oferecer relatórios incrementados, o que é primordial para tomadas de decisões estratégicas.

Sendo assim, procure por uma empresa especialista em boletos com tais capacitações, que possa oferecer todos os benefícios companhia.

Em resumo, vale a pena investir em um sistema robusto, que permita realizar essas tarefas de forma integrada e segura. Dessa forma você vai economizar tempo e dinheiro no seu negócio. O investimento faz com que seus clientes fiquem mais satisfeitos com tanta facilidade na emissão de boleto de cobrança.

Agora você já sabe como fazer a emissão de boleto de cobrança de forma mais simples. O que acha de saber mais sobre como funciona a ferramenta de emissão de boletos registrados? Leia nosso artigo sobre o assunto! Então, para saber mais informações sobre mediação de pagamentos, gestão financeira e  mais, acesse nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.