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E-commerce para iniciantes. Confira algumas dicas

Publicado em 30 de junho de 2017 (atualizado em 26 de abril de 2019)
Manual e-commerce para iniciantes

Se você está antenado nas tendências de consumo e do mercado, já percebeu que um excelente caminho para o sucesso é ter a sua loja virtual, certo? E como todo empresário que inicia neste tipo de negócio, você deve estar cheio de dúvidas. Algumas mais comuns são sobre como fazer o seu faturamento deslanchar, aumentar a taxa de conversão e o ticket médio dos seus clientes etc. Para isso, é fundamental que você conheça diversas artimanhas para turbinar o seu negócio. Além disso, é preciso vender mais e conquistar o seu cliente, fidelizando-o. Está se perguntando como? Preparamos algumas dicas de e-commerce para iniciantes e compartilhamos agora. Confira!

As mídias sociais estão com tudo, aproveite!

Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e Tumblr são algumas das principais ferramentas para que você possa iniciar a divulgação do seu negócio. Você pode optar por pagar anúncios e divulgar seus produtos ou serviços. Assim, você pode conseguir um alcance ainda maior de pessoas e contatos.

Tudo depende do segmento do seu negócio e da sua área de atuação. Portanto, antes de começar, é necessário fazer uma análise de qual delas é a mais adequada para interagir com o seu público-alvo. Comece pela pergunta básica: em qual rede social o meu público de interesse se concentra? Esse deve ser o seu foco inicialmente.

O Google Adwords é uma ferramenta essencial

Esse recurso é fundamental para aumentar a taxa de cliques no seu site, de acordo com os anúncios segmentados por palavras-chave. Você pode fazer uma pesquisa dos termos mais buscados pelos seus potenciais consumidores. Dessa forma você pode descobrir por onde começar a criar os seus anúncios.

Se você tem um pouco mais de verba, vale a pena contratar um profissional especializado nessa ferramenta. Exija dele relatórios e métricas, pois isso é essencial para que você possa corrigir o que não está dando muito resultado e reaplicar sempre aquela estratégia que está dando certo.

Otimize seu site com o SEO (Search Engine Optimization)

A utilização do SEO para a construção do seu site, faz parte de um processo fundamental de indexação adequada. SEO (Search Engine Optimization) são técnicas de otimização de site para que ele tenha uma boa navegabilidade e seja bem rankeado nos mecanismos de busca. Ou seja, seu site será mais facilmente encontrado e você terá mais chances de vender! Cabe dizer que é muito importante se fixar entre as cinco primeiras páginas. Para isso é preciso ter um conteúdo relevante e segmentado de acordo com as palavras-chave mais buscadas pelos internautas.

Tenha um blog

Mantenha um blog atualizado com conteúdos dos seus produtos mas também sobre o mercado. Você pode produzir artigos com curiosidades e o que for relevante para quem você quer alcançar. Se você tem um site de livros, por exemplo, que tal um blog de críticas literárias, best sellers ou lançamentos do ano? Isso é fundamental para manter a atenção do cliente no seu e-commerce. Dessa forma você gera relevância para os seus produtos e também para a sua marca. Além disso, um blog é essencial para gerar cliques, reconhecimento e também um posicionamento nas primeiras páginas dos buscadores.

Envie newsletter, mas seja criterioso

Mantenha um diálogo constante com o seu público, anunciando sempre as melhores ofertas de interesse dos seus clientes. Pense sempre em datas sazonais e comemorativas, para promover seus produtos de acordo com necessidades urgentes. Ofereça condições especiais de pagamento, frete ou entrega nessas datas e garanta retorno em cliques e melhor ainda, em conversões. Contudo, lembre-se de dosar a frequência e o apelo de venda. Assim você não corre o risco de se tornar chato e perder seu cliente de bandeja!

Fique atento aos feedbacks

Se o comprador da sua loja lhe passou um feedback, seja ele positivo ou negativo, escute-o. Além disso, agradeça-o e tome isso como um aprendizado para aprimorar o seu processo de venda com os seus clientes.

Aplique também um processo contínuo de melhoria e aproveite as vantagens disto para o seu negócio. Isso também se aplica aos feedbacks positivos pois, ao receber um elogio, é sinal de que você está indo no caminho certo. Então, dessa forma, basta manter a direção e seguir firme e forte rumo ao sucesso da sua loja virtual!

Mensure os seus resultados

Depois de percorrer todo esse caminho para a divulgação da sua empresa, lembre-se de analisar, medir e tomar nota de todas as divulgações feitas e seus resultados. É testando que você percebe quais delas se adequam melhor ao seu público.

Por isso, não abra mão do Analytics do seu site, das suas mídias sociais. Sempre mensure a taxa de abertura dos seus e-mails ou dos acessos em seu blog. Tudo isso permite adequar estratégias peculiares para cada um desses veículos e se aproximar cada vez dos seus clientes, promovendo uma experiência de compra mais personalizada a cada conversão.

Lembre-se que de nada adianta implementar as ações se você não mensurar os resultados obtidos com cada uma delas. Portanto, identificar e estudar atenciosamente todas as informações é garantir que seu e-commerce vai ainda mais longe!

Sua plataforma precisa ser excelente!

Conte com uma plataforma completa, que lhe permita ter um layout interessante e atrativo para os seus clientes e ainda ofereça funcionalidades que tornem sua loja diferenciada dentre as outras. Para isso, busque um fornecedor que tenha know how, pesquise os seus clientes e descubra como é feito o seu suporte.

Lembre-se de optar por uma plataforma que tenha integração com os Correios, além das ferramentas de marketing e mensuração que falamos acima. A sua plataforma será fundamental para que você ofereça uma experiência de compra memorável para o seu cliente – e para que você gerencie suas vendas de forma profissional!

É fundamental também fazer a integração com um meio de pagamento, como a Gerencianet, para oferecer opções para seu cliente. Utilizando o sistema, você pode oferecer o parcelamento em até 12x no cartão e receber o valor à vista. Clique aqui e saiba mais!

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E-commerce

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