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Drip Marketing: vendendo de gota a gota

Publicado em 30 de dezembro de 2014 (atualizado em 27 de fevereiro de 2019)
Drip marketing

Uma das vantagens do marketing digital é que não ele precisa ser bombástico — no sentido de incômodo em alto volume, como as propagandas na TV de redes de varejo. Muito pelo contrário, uma de suas chaves é exatamente a sutileza. É preciso falar para quem quer ouvir, ser menos intrusivo e ter uma mensagem personalizada. Uma das estratégias nesse marco teórico é o drip marketing — e aqui drip vem do verbo gotejar mesmo. Essa ferramenta também é conhecida como autoresponders, e você logo vai entender o porquê. Então confira:

Uma gota no oceano

As campanhas de drip marketing são formadas por mensagens previamente escritas — quase sempre e-mails — enviadas automaticamente, em intervalos determinados, a partir do estudo de certos comportamentos dos clientes. Elas são usadas em um processo que os marqueteiros gostam de chamar de nutrição de leads. Isso nada mais é do que cultivar o relacionamento com quem demonstrou algum interesse pelo site da empresa, por seu conteúdo ou produto.
Mas para além da nutrição de leads, o drip marketing também é usado para quem já é consumidor ou, por exemplo, para quem cadastrou seu e-mail a fim de fazer um download grátis. A ideia é que, aos poucos, o cliente vá sendo guiado em direção a um objetivo. Ele pode ser comprar um produto, inscrever-se em um evento, fazer uma doação ou até mesmo compartilhar uma página no Facebook, por exemplo.

Os tipos de conta-gotas

Um conta-gotas é apenas uma ferramenta facilitadora. O líquido que se vai colocar nela cabe a você! Eis alguns exemplos do que dá para fazer com o drip marketing — ou os autoresponders:

Educação

O cliente se cadastra para fazer um curso grátis e recebe uma aula por semana em seu e-mail. Esse e-mail pode conter a aula inteira ou links para onde ela realmente é feita, com textos, vídeos e downloads.
Uma boa prática nesse tópico é o “desafio dos 30 dias” — para mudar um comportamento, fazer uma dieta ou aprender um novo idioma, por exemplo. Por meio dele, o cliente recebe um e-mail por dia, durante os tais 30 dias, com tarefas a serem cumpridas. Ao final, pede-se que ele compre o curso completo ou um produto relacionado.

Agradecimento

Com esse recurso, o consumidor recebe um e-mail automático agradecendo pela doação à determinada ONG ou a um projeto específico. Um ano depois, é novamente lembrado sobre a contribuição e apresentado às novas possibilidades de projetos e parcerias.

Renovação

Academias, clubes e revistas e jornais podem enviar e-mails automáticos para lembrar seus clientes sobre a renovação de suas assinaturas. Além disso, pode incluir a possibilidade de fazerem um upgrade promocional.

Dica

Também é drip marketing elaborar uma newsletter com dicas e orientações práticas sobre um assunto de interesse dos seus consumidores. E, obviamente, relacionado ao serviço ou produto comercializado pela empresa.

SAC

E-mails didáticos com respostas a perguntas técnicas frequentes e outras demais orientações ajudam a aliviar a carga de trabalho da sua equipe de pós-venda. Esse e-mails educam o consumidor, que já chega para a compra muito mais preparado para fechar negócio.

Como usar

No caso de produtos ou serviços complexos — como um software para designers gráficos ou um plano de investimentos, por exemplo —, ofereça mensagens cronometradas, mostrando como efetivamente usar o produto e tirar maior vantagem de suas ferramentas mais avançadas.

Treinamento

Lojas de calçados e acessórios esportivos, clubes, personal trainers e professores de ioga, por exemplo, podem enviar dicas sobre saúde, dieta e exercícios. Inclusive — ou especialmente — esse conteúdo pode ser enviado para quem ainda não é cliente, de forma a demonstrar toda sua expertise no assunto.

Promoção

Aqui chegamos ao que quase todo mundo espera! Imagine se cadastrar em uma loja, mas não comprar nada. Aí, perto de um feriado ou do seu aniversário, você recebe um e-mail com um cupom de desconto válido para todos os produtos da loja. Providencial, não é verdade? Tem-se, assim, uma forma eficaz e barata de aumentar as vendas.

E você, já fechou algum negócio por causa de drip marketing? Comente nas nossas redes sociais e nos conte sua história! Compartilhe conosco suas experiências e impressões Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

E-commerce

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