Finanças e Gestão

Domicílio bancário: o que é e qual a sua importância

Criado em 15 de mai. de 2018

(Atualizado em 17 de jun. de 2019)

Seja para pessoas jurídicas ou físicas, o domicílio bancário é um elemento de excepcional importância para conseguir utilizar os serviços das instituições bancárias sem problemas.

O tema é mais extenso do que muitos imaginam: há diferentes comprovantes para esse tipo de domicílio. Além disso, são várias as hipóteses em que é necessário que eles sejam demonstrados, possuem diversas utilidades, entre outros desdobramentos.

Portanto, nesta publicação, trazemos tudo o que você precisa entender sobre o tema. Após a leitura deste artigo, você entenderá como esse conhecimento pode ser relevante para o sucesso empresarial da sua empresa. Então aproveite!

O conceito de domicílio bancário

Domicílio é todo lugar onde uma pessoa natural estabelece como sua residência, com ânimo de ali viver definitivamente. Ou ainda, onde uma pessoa jurídica estabelece sua sede ou filial para praticar suas atividades.

Em outros aspectos, pode constituir no local em que são feitas relações contratuais entre partes contratantes. Em relação ao domicílio bancário, consiste na instituição financeira em que a pessoa mantém uma conta-corrente. Portanto, ela é utilizada seja para receber valores ou realizar operações relacionadas ao cartão de crédito.

Documentação necessária para comprovar esse tipo de domicílio

Os documentos que comprovam esse vínculo são chamados de comprovantes de domicílio bancário. Eles contêm informações sobre a conta, como nome do banco, agência, número e o nome da pessoa física ou jurídica, além do seu respectivo CPF ou CNPJ. Alguns exemplos de comprovantes são:

  • extratos bancários;
  • folha de cheque;
  • foto de seu banco digital;
  • comprovantes de depósito em sua conta;
  • contratos de serviços bancários.

Utilidades do comprovante de domicílio bancário

Esse documento serve para comprovar o vínculo da conta ao CNPJ nele transcrito, ocorrendo o elo no momento da homologação do cartão de crédito. Dessa forma, os repasses de valores decorrentes de transações de vendas feitas pela organização serão realizados corretamente ao domicílio vinculado.

A apresentação de tais comprovantes também elimina o risco de um terceiro vincular contas alheias às suas operações e capitar recursos derivados dos seus negócios, garantindo a máxima segurança no seu faturamento.

Trata-se de um requisito para qualquer empresa que deseja manter o desenvolvimento saudável do seu negócio e evitar a perda de capital a terceiros.

Quem realiza a manutenção do domicílio em mercado de cartões

Primeiramente, é importante entender os conceitos aqui mencionados. O mercado de cartões constitui nas operações de crédito e débito. Já a manutenção de domicílio bancário (também conhecida como trava de domicílio) consiste na garantia de que os valores das vendas serão enviados às contas corretas.

A manutenção é efetuada pelas instituições bancárias com a devida autorização do estabelecimento. Dessa forma, quando houver vendas a crédito ou outro serviço bancário ligado às operações de crédito, o ato será feito conjuntamente com a credenciadora.

O comprovante de domicílio bancário é um relevante instrumento para assegurar a receita de suas transações. Entretanto, é necessário que o intermediador seja competente para realizar a manutenção correta das suas operações. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre bancos são as opções mais vantajosas nesse aspecto.

Então, se você deseja receber seu faturamento corretamente, entre em contato conosco. Dessa maneira, obtenha serviços de intermediação de pagamento por meio de um intermediador eficiente, qualificado e com melhor custo-benefício que as instituições bancárias.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.