Abrir conta digital grátis Carregando

O que é dígito da conta e onde achar o seu na Conta Digital da Gerencianet?

Publicado em 29 de dezembro de 2020 (atualizado em 17 de março de 2021)
O que é dígito da conta e onde achar o seu na Conta Digital da Gerencianet?

Quem tem conta corrente ou poupança sabe que todas elas têm alguns números de identificação. É o que diferencia uma da outra, tal como o nosso documento de identidade, único para cada cidadão. A quantidade de números varia de acordo com o banco, mas em geral, os números são formados por algarismos + dígitos, separados por um traço (-) ou espaço. Esse é o chamado dígito da conta.

O dígito da conta, que também é conhecido como dígito verificador da conta (DV), é um dado essencial para realização de transações, como transferências e depósitos. É ele que certifica que o número da conta é válido, garantindo a segurança das transações. Saiba mais sobre o dígito verificador da conta e como encontrá-lo!

O que é dígito da conta?

Num primeiro momento, você pode achar que esse dígito não tem muita importância, mas ele é essencial para evitar fraudes, por exemplo. Em resumo, o dígito da conta é o número que aparece logo após o final do número da sua conta, depois de um traço ou espaço.

Esse número, também conhecido como algarismo de controle, tem a função de garantir a validade e autenticidade da sua conta bancária.

Todas as contas têm um dígito verificador?

Sim. Como se trata de uma medida de segurança, tanto contas correntes quanto poupanças têm o dígito verificador como uma forma de comprovar que o número da conta informada é verdadeiro.

Em compras online, por exemplo, caso o comprador escolha fazer o pagamento por cartão de débito, o e-commerce pode solicitar a inserção do dígito da conta para concluir o processo. 

Como encontrar o dígito da conta?

Para encontrar o dígito da conta, basta observar a disposição dos números da sua conta. Como dissemos, ele é o último número da sequência de algarismos e pode estar separado do restante por um traço ou um espaço. O dígito da conta pode aparecer na frente ou na parte traseira do cartão, ao lado do número da agência.

Caso você não tenha o cartão em mãos e apenas tenha contratado um cartão virtual, o dígito da conta pode ser encontrado diretamente pelo aplicativo ou internet banking nas configurações da conta.  

Pix gratuito na Conta Digital Gerencianet - Faça seu cadastro!

Qual é a diferença entre dígito da conta e dígito da agência?

O dígito da conta não é o mesmo que o dígito da agência. Embora tenham a mesma finalidade e até o mesmo formato, já que ambos são dígitos verificadores e são separados do restante da sequência numérica por um traço ou espaço, eles são diferentes.

A principal diferença é que nem sempre o dígito da agência será usado pelo usuário. Na maioria das vezes, ao fazer uma compra online ou uma transferência entre contas, não é necessário inserir o código da agência. Porém, nesse tipo de transação, o dígito da conta é, na maioria das vezes, solicitado.

Outros três dados encontrados no cartão

Além do número da agência e da conta corrente/poupança, com seus respectivos dígitos, os cartões podem ter outros dados importantes. Conheça-os!

Número da operação

O número da operação se refere ao tipo de conta que o cliente possui. Esse dado aparece em cartões de algumas instituições bancárias.

Validade do cartão

A data em que um determinado cartão expira está exposta em quatro dígitos separados por uma barra ( / ). Os dois primeiros algarismos se referem ao mês, enquanto os dois últimos se referem ao ano de validade do seu cartão.

Código de segurança

O código de segurança é encontrado, geralmente, na parte de trás do cartão e possui entre 3 a 4 dígitos. Ele é utilizado para validar compras feitas pela internet, uma vez que você não informa a senha numérica do seu cartão nesse tipo de transação. Além disso, o código pode ser chamado de diversas formas, a depender do banco. Os termos mais comuns são: CVV, CVC, CVV2 ou CVC2.

Onde encontrar o dígito da conta na Conta Digital da Gerencianet?

A Gerencianet é uma Conta Digital para Negócios com soluções de cobrança que facilitam a vida de empreendedores.

Ela é digital, porque tudo acontece via internet, e focada em negócios, porque o usuário tem, na palma da mão, diversos serviços para receber pagamentos e gerenciar seu dinheiro. Como exemplo, podemos citar emissão de boletos, pagamento de contas, TEDs, transferências, pagamentos instantâneos (Pix) e até recarga de celular. 

Para saber quais são os dados da sua Conta Gerencianet, basta acessar o menu Minha Conta > Dados da Conta. Lá você encontra todas as informações de que precisa para receber uma transferência bancária via TED, como:

  • o banco – 364;
  • a agência – 0001;
  • e a conta (incluindo o dígito da conta) – que é individual para cada conta.

Se você ainda não tem uma conta Gerencianet, abra já a sua de maneira 100% digital e gratuita! Para isso, baixe gratuitamente o aplicativo, disponível para Android e iOS.

Categoria

Conta Digital

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK