Finanças e Gestão

Entenda as diferenças entre despesas fixas e variáveis

Criado em 2 de set. de 2016

(Atualizado em 11 de abr. de 2019)

Cuidar do orçamento mensal é essencial para ter uma vida financeira saudável. É necessário realizar o controle de tudo o que entra e sai para fazer render o dinheiro. Além disso, precisa se preocupar para não se perder em dívidas. E estes são cuidados que tanto as empresas como as pessoas físicas precisam ter. Por isso, é importante que você tenha um sistema com todos os custos fixos e variáveis, a fim de realizar seus planejamentos mensais.

Falando nisso, você sabe qual a diferença entre despesas fixas e variáveis? Pois então atente-se ao post, que explicaremos tudo sobre este assunto para você. Confira!

Saiba o que são as despesas fixas

Despesas fixas são aquelas mensais, que estão presentes no seu orçamento constantemente. Isso não significa necessariamente que os valores delas sejam os mesmos sempre, pois algumas podem variar de acordo com o consumo – como, por exemplo, luz. Elas são necessárias para o funcionamento da empresa e precisam ser pagas independentemente dos valores das vendas. Dentre elas, podemos citar: aluguel, IPTU, salários administrativos, água, telefone, internet, honorários profissionais, despesas com veículos, financeiras e de manutenção.

Entenda o que são as despesas variáveis

Despesas variáveis são aquelas relativas ao que é produzido e vendido. Como exemplo, temos as comissões sobre as vendas, os impostos, entregas etc. Elas também estão relacionadas a eventualidades, como, por exemplo, ao conserto de um equipamento que precisou ser feito e pago sem que seu custo estivesse previsto no orçamento mensal.

Sobre a importância de se controlar as despesas

Fixas ou variáveis, o fato é que você precisa ter um controle efetivo de seu orçamento para não “ficar no vermelho” no final do mês. E para isso, somente realizando um planejamento. Lembre-se de colocar na ponta do lápis todos os gastos mensais e de separar dinheiro para as despesas variáveis e eventualidades. E sempre que possível, poupe um dinheiro para fazer investimentos. Com a prática destas ações, você ficará muito mais tranquilo.

Saiba como os sistemas de gestão poderão te ajudar

Fazer todo o controle das despesas fixas e variáveis em papéis e mais papéis não é nada funcional. Aliás, será que existe alguém que ainda faz isso? Pois bem, para que você tenha um controle real do que acontece com as finanças de sua organização, você precisa contratar um sistema especializado em soluções de fluxo de caixa. Com ele, você ficará muito mais tranquilo em relação às suas despesas e compreenderá melhor para onde está indo seu dinheiro.

Estes sistemas disponibilizam a emissão de relatórios que permitirão a você e a sua equipe colher informações valiosas para gerenciar todo o seu caixa. Com isso, a saúde financeira da sua organização será das melhores!

Conhecer e controlar os custos e entradas de sua empresa são ações essenciais para a manutenção dela no mercado. Sistemas de gestão devem ser praticados com afinco, assim como os planejamentos feitos e seguidos com persistência. Com as ferramentas adequadas e muita disposição, você não terá surpresas desagradáveis no final do mês!

E então, você gostou de conhecer um pouco mais sobre as diferenças entre despesas fixas e variáveis? Tem alguma dúvida? Escreva pra gente nas nossas redes sociais que vamos ajudá-lo a solucioná-la Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin

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