Cartões e Pontos

Qual cartão escolher? Entenda a diferença entre pré-pago, crédito e débito

Criado em 28 de jun. de 2021

(Atualizado em 19 de mar. de 2024)

Existem diversos tipos de cartões no mercado e, sem dúvidas, há um que combina mais com o seu modelo de negócio e com a sua rotina financeira. Pensando nisso, explicamos a diferença entre o cartão pré-pago, crédito e débito. Acompanhe!

Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma modalidade de empréstimo, sujeito a análise de crédito e concessão, dentro de um limite concedido pelos bancos e contas digitais. 

O cliente que realiza uma compra no crédito tem a opção de parcelamento e se compromete a devolver a quantia (ou seja, efetuar o pagamento) no dia de vencimento da fatura. Dessa forma, há um prazo entre o dia de compra e o dia de pagamento. 

Na prática, esse é o cartão ideal para comprar aquele item mais caro. Afinal, dá para pagar pouco a pouco a cada mês.
Contudo, para usar essa modalidade, é importante saber controlar os gastos para garantir que no mês seguinte você consiga pagar todas as compras. Do contrário, você terá problemas com juros nas próximas faturas. 

+ Chegou o Cartão de Crédito Efí. Saiba tudo sobre a novidade!

Cartão de débito

O cartão de débito é diretamente ligado a uma conta corrente em um banco. O pagamento é realizado e descontado na hora, de acordo com o saldo disponível na conta do portador. 

Para ficar mais fácil de entender, pense no cartão de débito como um dinheiro de plástico. Ou seja, você paga uma compra à vista, como faria se tivesse o dinheiro em mãos.

Em termos de segurança, o cartão é vantajoso porque permite o bloqueio em caso de perda ou roubo, diferente das cédulas. Além disso, o cartão de débito oferece mais controle sobre os gastos, uma vez que é possível acompanhar tudo por extrato ou aplicativo. 

É uma ótima escolha para quem tem uma rotina cheia de compromissos. Afinal, ao realizar uma compra usando o cartão, o valor será descontado direto da conta em que está vinculado. Ou seja, você não precisa realizar recargas de saldo como acontece no cartão pré-pago.

+ Cartão de débito Efí: veja como pedir o seu!

Cartão pré-pago

Agora que você já sabe como funciona o cartão de crédito e débito, vamos conhecer o cartão pré-pago? 

Bom, o cartão pré-pago funciona de forma semelhante a uma recarga de celular. Ou seja, você realiza a recarga e utiliza em transações que consomem o saldo depositado até que ele acabe. 

Por meio do cartão pré-pago não é possível parcelar compras. Portanto, essa modalidade não possui fatura. Além disso, deve ser utilizado na função crédito. 

Esse tipo de cartão é indicado para quem deseja limitar a utilização do saldo. Por exemplo: em uma empresa, você pode direcionar um cartão pré-pago com um saldo pré-definido para um determinado setor. 

+ Cartão pré-pago internacional da Efí: saiba tudo sobre ele!

Você já conhece os cartões Efí?

Agora que você já entendeu a diferença entre cartão pré-pago, crédito e débito, que tal conhecer um pouquinho mais sobre os nossos cartões?

Na Efí, você pode solicitar o cartão pré-pago por apenas R$ 19 e pedir o seu cartão de débito e crédito (sujeito à análise) gratuitamente.

Veja quantos benefícios você pode carregar no seu bolso: 

  • são isentos de anuidade;
  • são bandeira Visa aceitos globalmente;
  • possuem vantagens exclusivas da Visa;
  • são equipados com tecnologia contactless (aproxime e pague);
  • são personalizáveis, ou seja, você pode escolher o nome que virá escrito no cartão;
  • são equipados comprograma de pontos (a cada R$ 7 em compras no crédito = 1 ponto);
  • e muito mais!

Quer pedir o seu cartão Efí? Veja como!

É bem fácil! Se você já é cliente da Efí, é possível solicitar o seu cartão em poucos minutos pelo app. Basta acessar o menu “Cartões”.

Se ainda não é cliente, abra sua conta grátis pelo nosso aplicativo disponível na Google Play ou App Store para pedir o seu!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.