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10 dicas para criar um site de vendas de sucesso

Publicado em 30 de maio de 2016 (atualizado em 17 de abril de 2019)
Saiba como ter um site de vendas de sucesso

As vendas pela internet têm crescido com uma velocidade cada vez maior. Os consumidores têm mudado seus hábitos, preferindo realizar suas compras no conforto de casa, pela internet. Para se ter uma ideia, só no primeiro semestre de 2018, essa modalidade de vendas faturou R$ 23,6 bilhões no Brasil. Esse valor reflete um crescimento de 12,1% das vendas do setor. Portanto, se você quer expandir seu negócio e fazer parte deste crescimento, investir na criação do seu site de vendas é essencial.

Contudo, não basta ter uma loja virtual, é preciso criá-la e gerenciá-la da melhor maneira. Para ajudar, separamos 10 dicas importantes que transformarão seu site em uma máquina de vendas! Confira:

Programe-se

Vendas precisam ser planejadas. Por isso, estude e entenda bem o seu público e, principalmente, o que ele quer. Não abra mão de um plano de negócios para estruturar suas vendas. Depois de conhecer o perfil para o qual você quer vender, escolha a plataforma que melhor se adequa a esse público, mãos à obra!

Invista no layout da sua loja

A forma como seu conteúdo será exibido contará muito na hora da decisão do cliente. Lembre-se que os usuários de internet não costumam permanecer por muito tempo em páginas confusas ou mal elaboradas. Diante disso, capriche em um layout que combine com seu público e que atenda às expectativas dele.

Otimize suas páginas para que sua loja seja encontrada

Faça com que sua loja virtual apareça no Google e alavanque vendas. Portanto, desenvolva um planejamento de marketing e invista em técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Essa estratégia redireciona sua página para os usuários que pesquisam pelo seu produto ou serviço pelos mecanismos de buscas baseados em palavras-chave. Com isso, você terá mais alcance e, consequentemente, mais clientes.

Forneça muitas informações

Tenha em mente que, como a internet é um espaço virtual, essa estratégia evitará que o seu cliente espere por um produto diferente do que irá receber depois da compra. Lembre-se que você estará vendendo foto e descrição, pois o cliente não poderá tocar ou sentir o produto. Portanto, informe-o!

Quanto mais informações estiverem disponíveis, mais satisfeitos eles ficarão e haverá menos chance de erro ou mal-entendidos. Disponibilize em sua página os preços, detalhes, dimensões, enfim, o máximo de informações sobre seus produtos e serviços.

Outro tipo de informação que você deve sempre oferecer ao seu cliente é o status da compra dele. Deixe claro para ele que o pedido dele foi confirmado, o pagamento aprovado ou não, produto enviado, etc.

Facilite o pagamento

Especifique e deixe os preços bem visíveis e trabalhe com meios variados de pagamento. Lembre-se de contar, principalmente, com um bom intermediador de pagamento, como a Gerencianet, para oferecer pagamentos com cartão de crédito e boleto bancário – essas são as formas mais utilizadas. Além disso, você pode oferecer a venda parcelada e receber o dinheiro à vista, sem prejudicar seu fluxo de caixa.

Lembre-se que quanto mais facilidade você proporcionar ao visitante, maior a chance de ele se tornar seu cliente!

Garanta a qualidade da entrega

Estude a melhor estratégia de entrega para seu negócio. Enviar pelos Correios é o mecanismo mais escolhido pela maioria das empresas. Isso porque ele entrega praticamente em todo o território Brasileiro e seus valores são os mais competitivos do mercado. Contudo, principalmente se você trabalhar com produtos de grande porte, a aposta ideal é a transportadora. Pesquise, entenda qual é a sua demanda e invista!

Explore as funcionalidades da sua plataforma

Crie links que atendam as necessidades de seus clientes e evite dúvidas. Ferramentas para calcular o frete ou o tempo que será gasto para entrega do produto, por exemplo, são muito importantes. É fundamental também ter ferramentas de relacionamento, por meio de um SAC, seja off ou online – um chat, por exemplo, é uma ótima opção.

Para que você consiga usufruir das funcionalidades que farão seu site de vendas ser um sucesso é fundamental que você conte com uma plataforma robusta e completa. Além de ter uma estrutura cheia de funcionalidades excelentes, é essencial que ela seja customizável. E, caso surja alguma necessidade já com a loja em operação, é importante que a nova ferramenta possa ser integrada. Portanto, pesquise bem antes de escolher sua plataforma de e-commerce.

Realize promoções

Promova produtos com descontos ou frete grátis para aumentar a intensidade das vendas sempre que possível. Verifique um produto que seja relevante ou que complemente a compra do seu cliente e ofereça-o.

Avalie seu orçamento e, se possível, invista no frete grátis para compras acima de um determinado valor, ou lance uma promoção de frete grátis válida por tempo limitado, por exemplo. Atraia pessoas com essas promoções para que elas se tornem compradores recorrentes.

Invista no diálogo com o cliente

Crie um espaço para perguntas e estabeleça uma relação de diálogo com o seu cliente. Isso contribui para a estabelecer um relacionamento de confiança, essencial para transações realizadas através da internet.

Que tal apostar em perfis no Facebook, Twitter e em outras redes sociais que estabeleçam uma relação fácil entre cliente e vendedor? Essa é uma nova tendência, chamada de SAC 2.0, onde o atendimento ao consumidor sai do âmbito telefone e SAC tradicional e passa a estar onde o cliente está, ou seja, nas redes sociais. O atendimento deve ser feito em tempo real e de forma efetiva.

Respeite os direitos do e-consumidor

Fique por dentro das leis de defesa do consumidor, especificamente ao que diz respeito ao mercado virtual, e forneça informações a respeito dos direitos e deveres deles. Tenha em mente que, por exemplo, o comprador tem até sete dias úteis para desistir da compra e devolver o produto, portanto, fique atento aos prazos e respeite esse direito. Quer saber mais? Leia nosso artigo sobre o tema! 

Aproveite nossas dicas e turbine sua loja virtual. Se você identifica outro fator essencial para o sucesso de um site de vendas, compartilhe sua opinião com a gente nas nossas redes sociais. Então, siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

E-commerce

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