Efí Pay | Ecossistema de pagamentos

5 dicas matadoras para automatizar os sistemas de pagamento do seu negócio

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Sua empresa utiliza sistemas automáticos de pagamento? Os modos de pagamento têm se transformado em rápida velocidade, acarretando uma multiplicidade de ferramentas à disposição do empreendedor. Nesse contexto econômico e financeiro, é importante que você saiba quais as melhores ferramentas referentes aos pagamentos e quais estratégias produzem maiores benefícios para seus clientes. Portanto, automatizar os sistemas de pagamento do seu negócio é o melhor caminho a ser seguido!

Automatizar sistemas de pagamento consiste na integração eletrônica de sistemas internos (controle de fluxo de caixa e de mercadorias, controle da cartela de clientes e de seus pedidos, entre outros) e externos (serviços bancários, por exemplo) referentes aos fluxos financeiros de sua empresa. Normalmente, essa ferramenta é implementada por meio de programas integrados de computador. Algumas empresas especializam-se na prestação desse serviço. Elas oferecem ao empreendedor mecanismos automatizados de geração de boletos, filtros cadastrais, relatórios e gerenciamento de cobranças.

Pensando nisso, listamos cinco dicas para que você automatize os sistemas de pagamento de seu negócio e aumente seus rendimentos. Confira!

1 – Unifique os sistemas de controle para automatizar os sistemas de pagamento

A unificação de diversos sistemas de controle de pagamentos por meio de aplicativos de software é essencial ao bom funcionamento de empresas modernas. De que adianta automatizar sistemas de pedido de produtos e serviços pela internet e por aplicativos mobile, se sua empresa ainda mantém o controle de caixa em livros físicos e em sistemas de anotação manual? Faça bom uso dos programas de computador disponíveis atualmente e não perca mais tempo.

2 – Sistematize outros sistemas contábeis

A sistematização financeira integrada a outros sistemas contábeis de seu empreendimento, como o fluxo de mercadorias e o controle de estoques, é essencial para o aumento da eficiência corporativa. Por meio da agregação de diversas informações em um só local, sua empresa ganha velocidade na elaboração de análises contábeis, no levantamento de inadimplências e na elaboração de planejamentos orçamentários. Economize tempo e unifique os sistemas de controle.

3 – Integre seus sistemas à rede bancária e outros parceiros comerciais

Você sabia que bancos e instituições financeiras oferecem serviços de automação de processos financeiros? Atualmente, é possível trocar informações sobre sua conta empresarial, gastos, natureza das despesas e formas de pagamento (cheque, cartão, saque), tudo isso por meio de sistemas internos. Isso é feito de forma integrada às funções desempenhadas por essas instituições financeiras.

4 – Utilize sistemas de fácil acesso e operação

Não se esqueça de que esses sistemas devem ser de fácil manuseio e aprendizado. Os funcionários de diversas áreas terão acesso às funcionalidades de sistemas de pagamento integrado, razão pela qual sua utilização deve ser fácil e intuitiva. Dessa forma, não serão prejudicados os critérios de usabilidade e eficiência dos processos de pagamento na empresa.

5 – Simplifique o pagamento para seus clientes

Essa é uma importante característica que deve ser oferecida a seus clientes: a simplificação das transações de pagamento. No caso de compras online, sistemas automatizados de pagamento dispensam a digitação de dados cadastrais repetidamente. Além disso, reduz o tempo de operações e acarreta maior comodidade para o cliente.

Essas são as vantagens essenciais do sistema de pagamentos recorrentes. Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.