Marketing e Vendas

Marketing escolar: 6 dicas para você arrasar

Criado em 5 de nov. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

O marketing escolar usa estratégias para melhorar o posicionamento de uma marca, atrair e fidelizar o público. Além disso, os gestores precisam estar conscientes de que é necessário aplicar esforços constantemente para se adequar ao novo perfil do consumidor. Desta forma, os bons resultados surgem de forma natural.

Quer entender mais sobre a importância dessas ações? Então continue a leitura e saiba como aplicar o marketing escolar em sua instituição de ensino!

O que é o marketing escolar?

O marketing é uma atividade essencial para que uma empresa obtenha destaque no mercado. Dessa maneira, para uma instituição de ensino não é diferente.

Por meio do marketing escolar é possível pesquisar, aplicar estratégias e monitorar seus resultados. E tudo isso com o objetivo de atingir público e conquistar mais alunos para a instituição. Tendo em vista a ampla concorrência do setor de ensino, a publicidade é uma boa forma de reforçar o posicionamento de uma marca.

De modo geral, podemos utilizar esse tipo de marketing como o conjunto de estratégias voltadas para a captação de alunos em potencial.

No setor digital, essas ações podem ser feitas por meio das redes sociais, como Facebook e Instagram. Outras estratégias podem ser utilizadas, como a produção de conteúdos para web e iniciativas para divulgar a instituição.

Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar

Como fazer as ações de marketing escolar efetivas?

Com o direcionamento de boas estratégias de marketing escolar, é possível atingir seu público e falar com os possíveis consumidores da sua instituição. Quer saber quais práticas adotar para arrasar nessa tarefa e impulsionar a empresa? Então continue conosco, separamos algumas dicas para você!

1. Conheça seu público de interesse

O objetivo do marketing sempre é atingir e atrair pessoas. No marketing escolar, essas pessoas apresentam um perfil específico. Por isso, para ter bons resultados nas suas ações, você precisa saber quem são e quais as preferências dessas pessoas.

O público de uma escola de ensino superior, por exemplo, é diferente do de uma escola infantil, especialmente no que se refere ao poder de decisão financeira. Por isso, busque informações para entender quem são as pessoas que podem se interessar pela sua instituição.

2. Crie personas

As personas são as representações semi-fictícias do seu público ideal. Elas são criadas a partir de dados reais e informações fatídicas. Assim, as informações dizem respeito ao perfil do cliente.

Tendo essas informações delineadas, fica mais fácil pensar em quais são as melhores formas de atingir essas pessoas. Dentre esses dados, constam questões como interesses, objetivos, problemas e hábitos de consumo do público-alvo.

3. Aproveite os recursos que a tecnologia oferece

A educação precisa sempre tirar proveito dos novos métodos para manter a comunicação com os alunos. Atualmente, para estar próximo a eles, é fundamental usar a tecnologia e a internet — afinal, é aí que está grande parte dos consumidores.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

As mídias digitais são ótimas opções, especialmente pelas ferramentas de interação que oferecem. Use-as para estar perto dos alunos e tenha uma linguagem próxima e fluida. Ao fazer isso, você aumenta a proximidade com seu público de interesse e ainda contribui para a construção de uma boa imagem para a sua marca.

4. Aposte em ações de inbound marketing

O inbound marketing é de extrema importância, pois permite a interação com o cliente de forma mais próxima e direcionada. O diferencial dessa estratégia é que ela não é uma ação cega, como um outdoor, em que você não sabe quem atingiu por ter usado um direcionamento geral.

O marketing de conteúdo é um bom exemplo de inbound. Oferecer material relevante para suas personas é uma maneira de atrair, educar e se aproximar das pessoas certas. Por exemplo, você pode criar conteúdo com dicas sobre o vestibular, caso a instituição trabalhe com ensino superior ou cursinho preparatório.

5. Avalie métricas e resultados

Aplicar ações e não medir seus efeitos é o mesmo que treinar erros. Portanto, sem verificar o impacto, você não sabe se está obtendo retorno adequado. Consequentemente, não é possível aprimorar a captação de novos alunos.

Por isso, determine indicadores para checar os efeitos de cada estratégia de marketing. É possível fazer isso observando a quantidade de visitantes no seu site ou blog, o índice de novos clientes e os meios com que os alunos ficaram sabendo da sua instituição de ensino, por exemplo.

6. Compreenda as demandas do mercado

Vimos que definir quem é seu público é uma das primeiras etapas para guiar o marketing escolar. Após saber quem são essas pessoas, também é fundamental conhecer e entender quais são as necessidades delas.

Esse passo é importante para se planejar e garantir que os serviços da escola atendam à aos requisitos desejados por elas. Por exemplo, se os pais que matriculam os filhos em sua instituição procuram por planos educacionais inovadores, é preciso investir em aprimorar e divulgar esse aspecto, para atender essas expectativas.

Já falamos sobre a nova realidade competitiva do mercado. Para fidelizar seus alunos e conseguir cada vez mais interessados, é preciso usar as ferramentas certas. Assim, elas possibilitam uma comunicação próxima e efetiva.

Guia de Parcerias Entre Escola e Empresa

Ao fazer as escolhas adequadas, você verá que o marketing escolar poderá contribuir (e muito) para a conquista de novas matrículas. Além disso, é dessa forma que sua instituição de ensino se tornará uma referência, pois terá um bom posicionamento de mercado.

Lembre-se que a imagem da organização deve ser aprimorada com frequência. Assim, a partir daí, obter reconhecimento e alcançar pessoas que vão se identificar com a suas propostas.

O marketing escolar é essencial nos dias de hoje. Aposte nessa estratégia para divulgar sua marca e atrair cada vez mais pais e alunos. Assim, você vai impulsionar o índice de novos matriculados e garantir que sua instituição tenha voz para mostrar seu potencial. Mostrar os propósitos, valores e competências é essencial para conquistar clientes fiéis.

Então, este post ajudou você a ter novas ideias para sua instituição de ensino? Se você quer conhecer mais dicas para aplicar em sua gestão, aproveite a visita no blog e saiba mais sobre investimento escolar. Temos certeza de que esse aprendizado será essencial para você ter resultados ainda melhores!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.