Finanças e Gestão

5 dicas para escalar os serviços de contabilidade

Criado em 1 de jun. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Expandir a rentabilidade sem aumentar os gastos a longo prazo e sem prejudicar a qualidade do serviço prestado. Esse é o desejo dos sonhos de qualquer negócio, não é mesmo? Contadores, que passam tanto tempo diante de números e estratégias, muitas vezes não sabem como realizar isso de forma eficiente em seus escritórios. Dessa maneira, acabam por manter uma cartela pequena de clientes. É este o caso do seu negócio? Portanto, descubra cinco dicas de serviços de contabilidade para escalar a prestação de serviços e conquistar o sucesso. Então continue lendo!

1. Invista em estratégias de marketing

O marketing é um dos principais aliados quando se pensa em escalabilidade na prestação de serviços. Quanto mais eficientemente você divulgar os benefícios e o serviço do seu escritório, mais facilmente conseguirá fechar novos contratos.

Hoje, por exemplo, seu escritório pode contar com o marketing digital, além de outras estratégias de divulgação interessantes que poderão alcançar potenciais clientes com um custo-benefício ótimo, potencializando a arrecadação do negócio.

2. Aumente sua autoridade no mercado

Escalabilidade não é apenas sobre o aumento no volume de serviços de contabilidade, mas também nos valores arrecadados. Uma dica para alcançar esta meta é constituindo uma autoridade no mercado.

Uma forma de conseguir isso é por meio de estratégias de marketing, como falamos acima. Além disso, também é possível oferecer serviços dificilmente encontrados na concorrência. Ao se posicionar como um dos principais nomes do mercado, com profissionais capacitados, pode-se elevar o valor dos serviços, já que sua empresa oferece um diferencial que não é encontrado no mercado. Participar de encontros, palestras e eventos é também uma ótima opção para tornar seu nome conhecido entre o público.

3. Utilize a internet a seu favor

Outra forma de maximizar a rentabilidade e reduzir gastos é por meio da otimização de tarefas no escritório. Uma maneira eficiente de realizar isso é explorando os benefícios da internet.

Parece algo óbvio, não é mesmo? Mas ainda há escritórios de contabilidade que trabalham com envios e recebimentos de documentos de forma física, aumentando seus gastos a longo prazo, bem como reduzindo a eficiência.

Além disso, muitos gestores evitam fechar contratos em locais distantes devido à dificuldade do trajeto, principalmente no que concerne à contato e reuniões. Porém, com a possibilidade de conferências por meio de aplicativos e softwares, este problema pode ser reduzido e permitir uma expansão da área de atuação do seu escritório.

4. Ofereça consultorias especializadas para clientes

Outra dica interessante para escalabilidade é oferecer serviços de contabilidade diferenciados para aqueles que já são seus clientes. Como eles já conhecem seu trabalho e já fazem parte da sua cartela, saberão da capacidade e profissionalismo dos seus funcionários — com uma tendência maior a aceitarem o serviço proposto, diminuindo os esforços de captação.

Quer ver uma forma interessante de conseguir isso? Ofereça consultorias especializadas para clientes, como a contabilidade para otimizar a gestão empresarial. Assim, poderá acrescentar uma atividade extra no pacote e agregar valor para o negócio do contratante.

5. Aumente a satisfação dos seus clientes atuais

Ao garantir a satisfação dos seus clientes atuais, você consegue conquistar uma maior taxa de fidelização, bem como impulsionar futuras indicações, fazendo com que o escritório aumente a cartela de clientes com o mínimo de custos de captação.

Além disso, a partir da fidelização, há uma maior aceitação de reajustes nos contratos de prestação de serviço, potencializando o faturamento.

Assim, consegue-se potencializar o rendimento a longo prazo, ampliar a atuação da empresa com pouco aumento de custo, realizando um bom processo de escalabilidade no escritório.

Gostou destas dicas de contabilidade para seu negócio? Então, siga nossa página no Facebook, Linkedin e Twitter e receba mais posts como este diretamente no seu feed!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.