Finanças e Gestão

Dicas de gestão para sua autoescola  

Criado em 4 de ago. de 2017

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Estar atento às mudanças da legislação, cuidar da frota e encontrar profissionais capacitados são apenas algumas das atividades de um gestor de autoescola. As tarefas precisam ser realizadas com cuidado para que a empresa atraia público, mantendo a saúde financeira. Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar sua busca por novos alunos: 

Invista no seu cartão de visitas

A aparência do local é um fator que pesa no momento dos alunos escolherem uma autoescola. O visual do ambiente é o primeiro aspecto que será avaliado. Por isso, é importante que seja limpo, organizado e iluminado, principalmente as salas de aula, onde as pessoas passarão um bom tempo.  

Os funcionários do atendimento também precisam passar uma boa impressão. É necessário que sejam acessíveis, atenciosos e saibam prestas todas as informações a respeito dos serviços oferecidos. Outra indicação é que todos os funcionários utilizem uniformes, passando mais credibilidade e segurança ao consumidor.  

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Capacite seus funcionários

Por ser um setor dinâmico, é importante que todos os funcionários sejam reciclados com frequência. Desta forma, eles vão estar atualizados de todas as mudanças da legislação e por dentro de todas as novidades do mercado. Assim podem oferecer melhores serviços e passar mais segurança para os clientes.  

Faça promoções

Tirar habilitação pode ser demorado. Em alguns casos, os alunos acabam optando por trocar de autoescola ao longo do processo, seja por acreditar que terão melhores resultados ou por encontrarem melhores valores. Uma maneira de evitar essa evasão é oferecer descontos para os clientes que fecharem um pacote completo. Portanto o desconto pode envolver o curso de legislação e um número definido de aulas práticas, mesmo que o pagamento seja parcelado. Além de atrair novos clientes, você garante que eles farão todo o processo com você.  

Cuide bem do cliente

Não é novidade que a propaganda boca a boca é a mais eficiente. Por isso, não adianta oferecer um bom atendimento antes do cliente fechar negócio e não dar assistência durante o processo. Então é preciso oferecer opções de horários de aulas teóricas e práticas e orientar os funcionários e professores para tirar possíveis dúvidas. Caso o aluno tenha uma boa experiência, ele indicará a autoescola para os conhecidos.  

Facilite o pagamento

Ter bons preços e boas condições de pagamento são fatores fundamentais para que o cliente escolha sua autoescola. Para isso, é bom contar com o auxílio de um intermediador de pagamentos, excluindo a necessidade de contratos burocráticos com instituições bancárias.  

A Efí, por exemplo, permite que você cobre seus clientes por meio de carnês, boletos, que podem ser agendados para envio automático mensalmente, e parcelamento em 12x no cartão de crédito. Neste caso, você tem a opção de receber o valor integral. Clique aqui para saber mais e aqui para fazer uma simulação gratuita de tarifas.  

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