Cultura & Carreira

Dia Internacional das Mulheres

Criado em 8 de mar. de 2019

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e nós, da Efí, aproveitamos para reconhecer tudo o que elas representam. Nos negócios brasileiros, por exemplo, mais de 3 milhões de lideranças em empresas formais são femininas. Mas, este é um cenário que ainda é desafiante para elas em termos de estímulo, investimento, educação e igualdade, de acordo com o Sebrae.

Apesar de ainda serem mercados dominados por homens, a literatura e o cinema possuem muitas mulheres proeminentes. Elas escrevem, publicam, editam, traduzem, dirigem, atuam e levam mais diversidade e representatividade para a arte e o entretenimento, falando de temas pertinentes para a sociedade. Além disso, muitas dessas mulheres ganharam prêmios e se tornaram reconhecidas ao redor do mundo. Por isso, preparamos uma lista com 10 filmes e livros com participação delas que todos devem conhecer. Então confira!

10 Filmes dirigidos e protagonizados por mulheres

1) As Patricinhas de Beverly Hills (1995), dirigido por Amy Heckerling

Além de ser estrelado por uma mulher, a atriz Alicia Silverstone, essa comédia romântica é dirigida por Amy Heckerling e fez sucesso nos anos 90. A história narra a vida de Cher, uma garota rica que vive em Beverly Hills e é extremamente popular no colégio. Baseado no livro Emma, da escritora Jane Austen, o filme recebeu prêmios e recepção positiva da crítica na época.

2) Matrix (1999), dirigido por Lilly e Lana Wachowski

Considerado como uma das obras recentes que influenciou o cinema em todo o mundo, Matrix surpreende pelos seus efeitos especiais até os dias de hoje. Nessa obra, o programador Neo experimenta uma nova realidade e participa de um combate onde a sua vida está em jogo. O filme ganhou quatro Oscars, dentre outros prêmios e indicações.

3) Central do Brasil (1998)

Estrelado pela atriz Fernanda Montenegro, Central do Brasil ganhou repercussão dentro e fora do país. A personagem Dora, que é representada por ela, escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ela adota um menino que perdeu a mãe e tenta ajudá-lo a encontrar o pai no Nordeste. Além do filme receber diversos prêmios e indicações, Fernanda também foi premiada por sua atuação nessa obra.

4) Frida (2002), dirigido por Julie Taymor

Esse filme conta a história da artista mexicana Frida Kahlo e é dirigido pela americana Julie Taymor. O romance de Frida com o pintor Diego Rivera e o seu envolvimento com a política são retratados nessa obra que é baseada na biografia da artista. A trilha sonora e maquiagem do filme foram premiados.

5) Kill Bill (2003 e 2004)

Protagonizado por Uma Thurman, essa obra americana narra a história de vingança da personagem Beatrix Kiddo. O filme é roteirizado e dirigido pelo aclamado cineasta Quentin Tarantino e faz referências ao cinema asiático. Os volumes 1 e 2 foram indicados ao Globo de Ouro e Uma Thurman recebeu várias indicações e prêmios por sua atuação.

6) O diabo veste Prada (2006)

A obra conta a história da jornalista Andrea, interpretada por Anne Hathaway. Andrea trabalha para a editora da Revista Runway, Miranda Priestley, interpretada por Meryl Streep. Além de mostrar os bastidores do mundo da moda, o filme debate questões importantes como carreira, valores e sucesso e recebeu diversas indicações para premiações.

7) Coco antes de Chanel (2009)

A história da estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel é retratada nessa obra protagonizada por Audrey Tautou. A produção conta como Coco revolucionou a moda e a sua vida de jovem humilde.

8) Histórias Cruzadas (2011)

O elenco de Histórias Cruzadas é formado por atrizes como Viola Davis e Emma Stone e conta como uma escritora branca promove um debate importante no Mississipi ao entrevistar empregadas domésticas negras, nos anos 60. No entanto, pela sua atuação, Viola Davis foi indicada ao Oscar nessa obra que também recebeu outros prêmios.

9) Nise – O coração da loucura (2015)

Glória Pires interpreta a psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou os tratamentos aos seus pacientes com esquizofrenia utilizando a arte como uma de suas ferramentas terapêuticas. O filme é baseado na história real da médica psiquiatra brasileira Nise da Silveira que estudou com Carl Jung.

10) Estrelas além do tempo (2016)

A história de três matemáticas negras que trabalharam na NASA e participaram do lançamento do astronauta John Glenn para a órbita da Terra se passa em 1961. O filme conta como elas superaram diversos obstáculos relacionados à gênero e raça e tem como elenco principal Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe.

10 livros escritos por mulheres que você precisa ler

1) Finanças Pessoais – O que Fazer com meu Dinheiro – Marcia Dessen

Marcia Dessen é colunista na Folha de S. Paulo e diretora da Planejar, Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Em seu livro, ela reúne publicações semanais realizadas no período de quatro anos. Nele, Dessen ensina de maneira simples e objetiva como planejar, investir e a lidar de maneira segura com suas finanças, aumentando o bem estar. Portanto, essa é uma ótima leitura para quem que melhorar a relação com o dinheiro.  

2) Faça Acontecer – Mulheres, trabalho e vontade de liderar – Sheryl Sandberg

A executiva do Facebook, Sheryl Sandberg debate nesse livro os motivos pelos quais as mulheres ainda têm pouco crescimento na carreira. Além de contar mais sobre a sua trajetória profissional, a autora inspira homens e mulheres a lutarem juntos por mais igualdade no mercado de trabalho.

3) In the Company of Women: Inspiration and Advice from over 100 Makers, Artists, and Entrepreneurs –  Grace Bonney

O livro traz uma série de entrevistas com mais 100 mulheres que revelam suas rotinas e trajetórias profissionais. Artistas, empreendedoras e criadoras apresentam seus principais conselhos e inspirações no trabalho e na vida. Considerado como um best-seller pelo jornal New York Times, a obra também traz uma série de fotografias.

4) O olho da rua – Eliane Brum

Eliane Brum é uma proeminente jornalista, escritora e documentarista brasileira. Durante sua carreira, recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais pelas suas produções. Com O olho da rua, Brum recebeu o prêmio Jabuti de Reportagem em 2007. No livro, ela busca a literatura cotidiana da vida real, que em alguns momentos pode se confundir com a fantasia. Além disso, a jornalista ainda reflete sobre seu papel profissional e seu ofício.  

5) Americanah –  Chimamanda Ngozi Adichie

A escritora queniana cria nesse livro uma história de amor cercada por conflitos raciais, étnicos, de migração e desigualdade de gênero. O romance narra a história de Ifemelu e Obinze e se passa durante os tempos sombrios do governo militar na Nigéria. Foi eleito pela NY Times Book Review um dos 10  melhores livros do ano e ganhou o prêmio National Book Critics Circle Award. Além disso, o livro ainda vai ganhar uma minissérie, estrelado pela ganhadora do Oscar, Lupita Nyong’o.

6) Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil – Aryane Cararo e Duda Porto de Souza

Essa é uma obra que conta a história de personagens brasileiras importantes, como Dandara, Niéde Guidon, Maria da Penha e Bertha Lutz. Os perfis retratam a força e a luta dessas mulheres e reconhece as principais contribuições que elas deixaram para o Brasil.

7) A hora da estrela – Clarice Lispector

Nesse romance, uma das principais escritoras brasileiras instiga os leitores com a narração do personagem Rodrigo S.M que reflete sobre os seus sentimentos e os da personagem Macabéa. A obra foi transformada em um filme dirigido por Suzana Amaral em 1985 e recebeu diversos prêmios.

8) E não sobrou nenhum – Agatha Christie

A rainha do crime, como Agatha é chamada, sempre impressiona com suas obras de suspense. Nesse livro, dez pessoas sem nenhuma ligação são convidadas por um anfitrião misterioso para irem à ilha do Soldado. Após a chegada, mortes inexplicáveis acontecem e todos são considerados suspeitos e possíveis vítimas. Depois disso, os acontecimentos se tornam cada vez mais emocionantes. O livro serviu de inspiração para inúmeras outras tramas, como, por exemplo, a série norte-americana “How to Get Away with a Murder”.

9) A guerra não tem rosto de mulher – Svetlana Aleksiévitch

O livro retrata a história das mulheres que lutaram no Exército Vermelho na Segunda Guerra Mundial. Nele, a autora conta detalhes das histórias dessas mulheres que resistiram com coragem e força a tempos difíceis e que nunca tiveram o seu devido reconhecimento. Portanto, as entrevistadas foram mulheres soviéticas com diferentes histórias e experiências durante esse período mundialmente marcante.

10) O ano em que disse sim – Shonda Rhimes

A vida pessoal e profissional da criadora e produtora executiva das séries Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, e produtora executiva de How to Get Away with Murder é relatada nessa obra com bom humor, emoção e motivação. Shonda conta como repensou sua vida e se desafiou a aceitar as oportunidades que tinha. Além dos bastidores da autora e suas séries, o livro inspira mulheres a lutarem por suas carreiras e cuidarem de si mesmas enquanto fazem isso.

Gostou das nossas indicações? Então compartilhe este artigo com os seus amigos e siga a Efí no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.